NBA

Celtics, Rockets e Cavaliers em quadra: as prévias da NBA nesta sexta

Foto: Bob Levey/Getty Images

Favoritas, equipes devem somar três vitórias fáceis na noitada do melhor basquete do mundo

O primeiro final de semana de 2017 vai encontrar uma NBA a todo vapor e com a temporada regular se aproximando da metade. Se cada equipe disputa 82 jogos nesta fase, o time que mais atuou até aqui é o Los Angeles Lakers, com 39 partidas realizadas.

Vamos repassar os oito jogos desta noite de sexta?

A abertura da jornada será às 22h (de Brasília) com Washington Wizards x Minnesota Timberwolves e Orlando Magic x Houston Rockets.

Wizards x Wolves é uma partida sem favorito claro, e se for necessário apontar um, que seja o Washington, pois o Minnesota é hoje um imenso saco de pancada da NBA, com somente 31% de efetividade, contra 47% dos Wizards. Mais do que a força do Washington, é mesmo a fragilidade de Minnesota que pesa: a equipe foi derrotada em cinco das últimas sete partidas.

Um favorito claro existe sim em Orlando Magic x Houston Rockets – os Rockets do “maluco beleza” James Harden. A equipe ganhou o jogaço da noite passada contra o Oklahoma City Thunder por 118×116 e agora vai para mais uma vitória contra o frágil Magic, apenas o 12º na Conferência Leste, enquanto os Rockets estão em 3º na Oeste.

Às 22h30, Boston Celtics x Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets x Cleveland Cavaliers não permitem maiores arrojos, tamanha a disparidade de desempenho entre as equipes, com claríssima vantagem para os Celtics e para os Cavaliers.

Ou desvantagem para Nets (27%) e 76ers (23%), para quem preferir enxergar assim, com uma leve e quase imperceptível chance de zebra para o Philadelphia, que venceu o Boston em outubro, mas pouco fez de interessante depois dali.

Milwaukee Bucks x New York Knicks, às 23h30, promete maior equilíbrio, pois os Bucks estão embalados e em sexto lugar no Leste, enquanto os Knicks precisam se recuperar. Vêm em décimo na mesma conferência e perderam simplesmente os últimos seis jogos. A equipe não vence desde 23 de dezembro. Nada indica que esta sequência negativa vá parar, a verdade é esta.

A noitada termina à 1h30 com três partidas, Sacramento Kings x Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers x Miami Heat e Golden State Warriors x Memphis Grizzlies.

Quem enxergar vitórias de Clippers, Lakers e Warriors pode, tranquilo, cravar todos os triunfos. Os Clippers estão recuperados do susto que levaram com a lesão de Blake Griffin e vêm de duas vitórias tranquilas sobre os Suns e sobre os Grizzlies. Fáceis foram também os dois triunfos sobre os Kings até aqui.

Lakers x Heat é o duelo de dois times de camisas muito pesadas, mas de triste realidade. Los Angeles está com 33%, Miami com 29%. As equipes vêm de campanhas iguais nas últimas dez partidas: oito derrotas e duas vitórias.

As maiores chances de vitória vão para os Lakers – por jogar em casa – e principalmente pela triste fragilidade do Heat. Mas nada impede de, em nova noite triste do Los Angeles, haver sim uma derrota.

Fechando a noitada, Golden State Warriors x Memphis Grizzlies tem cheiro de massacre na partida que começa à 1h30. Os Warriors são o melhor time da liga e estão pegando fogo. Ganharam nove das últimas dez partidas – e a única derrota foi para Cleveland, na última bola, no Natal. Que ninguém espere nada diferente de uma vitória arrasadora, até para apagar o que o último confronto entre ambos deixou – uma vitória surreal dos Grizzlies por 110×89.

Isso foi em 11 de dezembro. Agora, quase um mês depois, é preciso de um pouco de insanidade para cravar algo parecido.
 

Os oito jogos da NBA na noite desta sexta:

  • 22h00 – Washington Wizards (1,47) x Minnesota Timberwolves (2,75)
  • 22h00 – Orlando Magic (2,90) x Houston Rockets (1,40)
  • 22h30 – Boston Celtics (1,07) x Philadelphia 76ers (9,50)
  • 22h30 – Brooklyn Nets x Cleveland Cavaliers *
  • 23h00 – Milwaukee Bucks (1,30) x New York Knicks (3,60)
  • 01h30 – Sacramento Kings (1,72) x Los Angeles Clippers (2,50)
  • 01h30 – Los Angeles Lakers (1,47) x Miami Heat (2,75)
  • 01h30 – Golden State Warriors (1,07) x Memphis Grizzlies (8,82)

 

Vale conferir no sábado:

  • 22h00 – Indiana Pacers x New York Knicks
  • 22h30 – Boston Celtics x New Orleans Pelicans
  • 23h00 – Oklahoma City Thunder x Denver Nuggets
  • 23h00 – Chicago Bulls x Toronto Raptors
  • 23h30 – San Antonio Spurs x Charlotte Hornets

 

As atrações de domingo:

  • 18h30 – Los Angeles Clippers x Miami Heat
  • 21h00 – Toronto Raptors x Houston Rockets
  • 23h30 – Phoenix Suns x Cleveland Cavaliers
  • 00h00 – Sacramento Kings x Golden State Warriors

* Sem odds disponíveis até a publicação