Brasileirão Série A

Catarinenses em momentos opostos; Avaí recebe o Furacão para fugir da degola, Chapecoense enfrenta o Bahia de olho na Libertadores

Chapecoense
Foto: Sirli Freitas / Chapecoense

Nove pontos de diferença na tabela de classificação deixam os dois times de Santa Catarina mais distantes do que os 500 quilometros que separam Florianópolis de Chapecó. Enquanto o Avaí ocupa vice-lanterna, e tem 88% de chances de cair, a Chapecoense é a 12ª colocada, e com 48 pontos não só está livre da possibilidade de rebaixamento como já se permite sonhar com voos mais altos em 2018.

No próximo domingo (26), os dois times entrarão em campo novamente. Às 17 horas (horário de Brasília), os avaianos recebem o Atlético Paranaense, que vem de uma boa vitória contra o Vasco e ainda sonha com a Libertadores. Se não vencerem, só um milagre os garantirá na primeira divisão. A Chape joga às 19 horas contra o Bahia, time de melhor desempenho nas últimas dez rodadas. A partida acontece na Arena Fonte Nova.

 

Avaí se aproxima dos rivais

A análise fria dos números ainda assusta, mas as coisas já estiveram piores para o Leão da Ilha. Com exceção do Sport, todos os seus concorrentes diretos tropeçaram na última rodada, e o time fez a sua parte em casa na partida contra o Palmeiras. Assim, a briga contra o rebaixamento ficou completamente embolada, com Avaí, Sport e Ponte Preta empatados em 39 pontos, e o Vitória logo acima com 40. O problema é que os catarinenses têm uma vitória a menos, e um saldo de gols consideravelmente inferior.

Neste final de semana, Ponte Preta e Vitória farão um confronto direto, e um empate seria o melhor resultado para os avaianos. Caso o Sport também tropece diante do Fluminense no Maracanã, e claro, o time catarinense vença o Atlético Paranaense, poderá terminar a rodada fora do Z-4, algo difícil de se imaginar até poucos dias.

A má notícia é que no momento em que a equipe mais precisa de gols, provavelmente não poderá contar com seu principal artilheiro. O atacante Júnior Dutra deixou o campo com dores nos confrontos contra Cruzeiro e Palmeiras, e durante os treinos da semana voltou a sentir um incômodo na coxa esquerda. Ele será submetido a tratamento intensivo até o dia do jogo, mas é preciso considerar um plano B, que pode ser Lourenço ou Luanzinho.

 

Furacão faz contas pela Libertadores

O retrospecto dos jogos entre Avaí e Atlético Paranaense em campeonatos brasileiros é bastante equilibrado, com cinco vitórias para o Rubro-Negro, quatro para o Azzurro, e um empate. Porém, nos embates realizados de 2011 para cá, só deu Furacão. O time goleou por 5×0 no primeiro turno, depois de vencer por 2×1 as duas partidas anteriores.

O Atlético subiu duas posições na tabela com a vitória sobre o Vasco, e voltou a vislumbrar uma vaga na Libertadores. Se Grêmio e Flamengo vencerem os dois torneios continentais em que estão envolvidos, o G-7 virará G-9. O nono colocado hoje é o Cruzmaltino, mas os paranaenses têm apenas dois pontos a menos. Com duas vitórias contra Avaí e Palmeiras, chegarão aos 54, aumentando suas chances de classificação para 49,6%. Não custa sonhar.

 

Palpite

O Avaí vence e leva a decisão para a última rodada. O time catarinense esteve na berlinda nos confrontos contra Cruzeiro e Palmeiras, mas recusou-se a jogar a toalha, e arrancou pontos preciosos que garantiram sua sobrevida. Agora que permanecer na Série A passou a ser uma possibilidade real, o time não vai facilitar a vida do Furacão. Meu palpite para o placar é 2×1 a favor dos anfitriões.

O que vier será lucro para a Chapecoense

Pouco mais de um ano depois de perder quase todo o seu elenco na pior tragédia da história do esporte, pode-se dizer que a Chapecoense agiu com competência na montagem de sua nova equipe. Diante das circunstâncias, o fato de terminar o campeonato sem  maiores sofrimentos  deve ser celebrado.

A campanha teve muitos altos e baixos, e foi atrapalhada por trocas de comando e disputas de torneios internacionais no meio da temporada, mas ganhou um novo fôlego com a sequência de oito jogos de invencibilidade das últimas rodadas. A Chape não sabe o que é sofrer um revés desde o dia 15 de outubro, quando enfrentou o Flamengo. Seu aproveitamento nos últimos dez jogos foi de 53,3%.

A Libertadores ainda é uma possibilidade, mas terminar com uma vaga na Copa Sul-Americana, quadro mais provável, também não seria nada mal. A equipe tem uma relação especial com a competição, da qual foi declarada campeã no ano passado.

 

Bahia quer corrigir seu rumo

A derrota para Sport na rodada passada pôs fim a uma bela sequência de recuperação do Tricolor baiano, que já durava 11 partidas. Mas o time segue na briga pelo G-7, e tem apenas três pontos a menos que o Botafogo, que está em queda livre. Para manter o sonho vivo, precisará de duas vitórias fora de casa contra adversários diretos, Chapecoense e São Paulo.

O técnico Paulo César Carpegiani não poderá contar com o volante Juninho, que sofreu um estiramento na coxa na última partida. Em compensação, outro jogador da posição, Renê Júnior, volta após cumprir suspensão.

O Bahia nunca venceu a Chapecoense em jogos de Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentaram apenas três vezes, com duas vitórias dos catarinenses em 2014, e um empate na partida do primeiro turno, disputada na Arena Condá.

 

Palpite

Bahia e Chapecoense cresceram na reta final, e foram respetivamente o primeiro e o sexto melhores times das últimas dez rodadas. Devem fazer uma partida muito equilibrada, mas o fator casa pode pesar a favor dos baianos. Jogando na Arena Fonte Nova o Tricolor levou a melhor em cinco dos últimos sete jogos, e não perde desde o final de agosto. O time anfitrião vence apertado e segue sonhando com a América.

 

Jogos da  37ª rodada

Sábado, 25 de novembro

  • 17:00 -Fluminense x Sport  Palpite: Fluminense

Domingo, 26 de novembro       

  • 17:00 -Corinthians x Atlético Mineiro Palpite: Empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Vasco Palpite: Empate
  • 17:00 – Coritiba x São Paulo Palpite: Coritiba
  • 17:00 – Grêmio x Atlético Goianiense Palpite: Grêmio
  • 17:00 –Ponte Preta x Vitória  Palpite: Empate
  • 17:00 – Avaí x Atlético Paranaense  Palpite: Avaí
  • 19:00 – Flamengo  x Santos  Palpite: Flamengo
  • 19:00 – Bahia x Chapecoense Palpite: Bahia

Segunda-Feira, 27 de novembro              

  • 20:00 – Palmeiras x Botafogo Palpite: Palmeiras