Brasileirão Série A

Candidatos ao título, Palmeiras e Grêmio se enfrentam pela 11ª rodada do Brasileirão

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Depois do fantástico duelo contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil (aqui), na última quarta-feira, o Palmeiras recebe o Grêmio, neste sábado, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro no estádio do Pacaembu.

O Verdão chega para buscar a sua 4ª vitória em seguida pela competição enquanto que o Grêmio procura se recuperar da derrota para o Corinthians na rodada anterior.

 

Palmeiras chega com a moral elevada

Na última quarta-feira, em partida válida pela Copa do Brasil, o Palmeiras foi surpreendido pelo Cruzeiro e na virada para o segundo tempo perdia o duelo por 3 a 0. Bastaram apenas 20 minutos da etapa final para que os comandados de Cuca, liderados por Dudu com 2 gols, buscassem a igualdade no placar. Um feito digno das melhores formações palmeirenses, que ajuda a encorpar o grupo e joga a moral lá em cima para a sequência do Brasileirão.

O jogo de amanhã vale muito: Palmeiras e Grêmio brigam, diretamente, pelos mesmos objetivos no Brasileirão e, neste momento, é fundamental tomar pontos do adversário.

Jogando em casa, o Palmeiras venceu seus últimos 4 compromissos. A única diferença é que, desta vez, a casa não será a que todos conhecem: o jogo está marcado para o estádio do Pacaembu que, evidentemente, é muito diferente do Allianz Parque – resta saber se diferente o bastante para afetar o desempenho alviverde.

Enfrentando o melhor ataque da competição (23 gols marcados), a defesa do Palmeiras foi vazada em 7 dos últimos 10 jogos e é motivo de preocupação. Para piorar, nos últimos 10 compromissos, o Verdão saiu atrás no placar em 4 oportunidades e não conseguiu reverter o resultado.

 

Grêmio na caça ao líder

Depois de golear o Atlético-PR por 4 a 0 na última quarta-feira, o Grêmio voltou às atividades ontem, quinta-feira, e, poupando os 11 que atuaram pela Copa do Brasil, o treino indicou que o tricolor poderá ter uma defesa reserva contra o Palmeiras, com Léo Moura, Thyere, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira. A tendência maior é que o técnico Renato Gaúcho escale uma formação toda reserva, preservando os titulares para o duelo contra o Godoy Cruz no próximo dia 4 pela Libertadores.

Mesmo assim, o Grêmio vem forte para o jogo e, sem se deixar afetar muito pelo “efeito casa” – em 15 jogos como visitante foram 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, contra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota na Arena Grêmio – busca a vitória para não correr o risco de ver o líder, Corinthians, se distanciar ainda mais na tabela de classificação.

 

Prognóstico

O Palmeiras tem um leve favoritismo jogando em casa. Mas por ter uma defesa muito instável – como o Cruzeiro provou na última quarta-feira – e enfrentando um ataque que, apesar da possibilidade de não ser o titular, continua sendo muito rápido e habilidoso, corre riscos, sim, de levar algum susto.

Apesar disso, acredito que o menor entrosamento do Grêmio será determinante e o Verdão garante os 3 pontinhos em casa com uma vitória magra.

 

Prováveis escalações

Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Luan, Antônio Carlos e Juninho; Gabriel Furtado, Fabiano e Raphael Veiga; Roger Guedes, Erik e William. Técnico: Cuca.

Grêmio: Léo; Léo Moura, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira; Jailson, Maicon e Lincoln; Miller Bolaños, Everton e Fernandinho. Técnico: Renato Gaúcho.

Palmeiras x Grêmio

01/07/17 – Estádio do Pacaembu – 16 horas.

Na TV: Premiere

 

Caneladas ao Vivo

Siga-nos no Twitter e acompanhe neste domingo, à partir das 16 horas nossas Caneladas ao Vivo para o jogo entre Flamengo e São Paulo pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro e assine nosso canal no YouTube para ouvir o podcast Caneladas de Segunda com o resumo da rodada.