La Liga

Campeonato Espanhol 2017/2018: Real recebe o Valencia na segunda rodada; em crise, Barça visita o Alavés

Foto: Denis Doyle/Getty Images

Os dois arquirrivais venceram na estreia, mas vivem momentos bastante diferentes neste início da ‘La Liga’

Enquanto se preparam para entrar em campo pela segunda rodada do Campeonato Espanhol 2017-2018, no fim de semana, os dois superfavoritos à conquista do título lidam com realidades muito distintas. Confiante e tranquilo, o atual campeão da Espanha e da Europa não se abala nem mesmo com a ausência de seu maior craque – o Real Madrid está sem Cristiano Ronaldo, mas ninguém ousa apostar contra a equipe neste momento tão favorável. O Barcelona, por sua vez, terá um compromisso teoricamente tranquilo no sábado, mas a fase é tão instável que o risco de possível tropeço da equipe catalã pode ser considerado bem maior do que em temporadas passadas.

 

Real pega o Valencia em jogaço na capital

Madri será o palco do principal duelo do fim de semana: no jogo que fecha a rodada, no fim da tarde de domingo, o Real enfrenta o Valencia no Estádio Santiago Bernabéu. No passado, o confronto já decidiu até Liga dos Campeões (em 2000, no Stade de France, vitória do Real por 3×0). Hoje, porém, o favoritismo do Real é incontestável, mesmo com os recentes investimentos recebidos pela equipe da terceira maior cidade espanhola.

Nem mesmo a ausência de Cristiano Ronaldo atrapalha. Na terça-feira, a federação local rejeitou o recurso do Real em relação à suspensão de cinco jogos por empurrar o árbitro na decisão da Supercopa da Espanha. O astro português tem mais três partidas de pena a cumprir. Enquanto isso, Isco mostra um futebol cada vez mais rico e o jovem Asensio vai brilhando cada vez mais, provando que o Real tem opções de sobra para o setor ofensivo. Vale destacar também o ótimo momento do brasileiro Casemiro, que além de garantir o balanço defensivo do meio-campo tem marcado gols neste início de temporada.

 

Barça tenta espantar a zebra sem Suárez

Nos últimos anos, um jogo como o de sábado à tarde, contra o modestíssimo Alavés, seria praticamente um treino para o Barcelona, mesmo jogando fora de casa. Mas já não dá para descartar uma zebra quando se trata deste Barça, agora sem Neymar e com alguns de seus principais nomes, como Messi e Iniesta, claramente desanimados. Para complicar, Luis Suárez estará fora de combate por algumas semanas.

Ainda assim, time por time, o Barça tem armas de sobra para despachar o Alavés com tranquilidade. O que mais tem preocupado o torcedor catalão é o clima negativo nos bastidores. A crise no Camp Nou inclui a forte cobrança dos conselheiros e torcedores por contratações de peso e o início de uma briga judicial com Neymar em relação às disputas financeiras relativas à saída do craque. Um dos poucos reforços desta janela até agora, o volante brasileiro Paulinho, ainda aguarda para saber se vai estrear no fim de semana.

 

Atlético e Sevilla buscam primeira vitória

As duas equipes que mais têm incomodado Real e Barça nos últimos anos estrearam em La Liga com tropeços. Atlético de Madrid e Sevilla querem compensar os pontos perdidos na estreia e partem para o ataque nesta segunda rodada. O time do técnico Diego Simeone iniciou a competição empatando com o Girona fora de casa. Sem seu artilheiro Griezmann, que foi expulso na estreia, o Atlético volta a jogar como visitante, desta vez contra a equipe do ex-são-paulino Calleri: o Las Palmas, derrotado na estreia pelo Valencia. A equipe da capital é favorita, mesmo jogando longe de sua apaixonada torcida.

Já o Sevilla, que tropeçou diante do Espanyol em casa, 1×1, tenta achar seu caminho com o novo técnico Eduardo Berizzo, substituto de Jorge Sampaoli, que foi para a seleção da Argentina. O adversário é o Getafe, uma equipe apenas mediana, fora de casa. Como estava com suas atenções divididas na rodada inicial, por causa do jogo de terça pela fase classificatória da Liga dos Campeões, o Sevilla deve mostrar melhor futebol no fim de semana. A conquista da vaga na fase de grupos da competição continental, eliminando o Istambul no meio de semana, deve animar a equipe no domingo.

 

Jogos da 2ª rodada do Campeonato Espanhol 2017-2018

Sexta-feira, 25 de agosto
  • 15:15 – Real Sociedad x Villarreal – Palpite: Real Sociedad
  • 17:00 – Betis x Celta de Vigo – Palpite: Celta de Vigo
Sábado, 26 de agosto
  • 13:15 – Alavés x Barcelona – Palpite: Barcelona
  • 15:15 – Girona x Málaga – Palpite: Empate
  • 15:15 – Levante x La Coruña – Palpite: Levante
  • 17:15 – Las Palmas x Atlético de Madri – Palpite: Atlético de Madri
Domingo, 27 de agosto
  • 13:15 – Eibar x Athletic Bilbao – Palpite: Empate
  • 13:15 – Espanyol x Leganés – Palpite: Espanyol
  • 15:15 – Getafe x Sevilla – Palpite: Sevilla
  • 17:15 – Real Madrid x Valencia – Palpite: Real Madrid