Brasileirão Feminino

Brasileirão Feminino 2017 começa na semana do Dia Internacional da Mulher

Brasileirão Feminino 2017
Foto: TASSO MARCELO / ALLSPORTS / Divulgação

Começa neste fim de semana o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A1! Em sua quinta edição, o Brasileirão Feminino traz duas grandes novidades: um novo formato para a competição e a criação da Série A2, que tem estreia marcada para maio.

Até ano passado, a primeira fase da Série A1 era disputada em jogos únicos, nos quatro grupos de cinco times (totalizando 20 equipes). Em 2017, teremos mudanças. Serão apenas dois grupos, com 8 equipes em cada um, em disputa com turno e returno. As quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, com jogos de ida e volta. O novo formato fará com que cada time tenha pela frente uma quantidade maior de jogos. Aqueles que forem eliminados ainda na fase de grupos terão participado de 14 partidas, enquanto os finalistas terão um total de 20 compromissos.

Com mais jogos na tabela, a competição se estenderá e as atletas ficarão em atividade por mais tempo. Além disso, a criação da Série A2 torna a competição mais equilibrada e dá oportunidade para mais equipes participarem. Somando as duas divisões, teremos um total de 32 clubes participantes. A segundona feminina também terá a presença de 16 times, em formato semelhante, porém com jogos únicos, e sem quartas de final. Ao final da fase de grupos, os dois melhores times de cada grupo irão direto para as semifinais. Campeão e vice-campeão conquistarão o acesso para a primeira divisão, enquanto que os times com pior rendimento na Série A1 serão rebaixados.

As novidades deste ano vão de encontro à tendência mundial de valorizar o esporte feminino. Inclusive, servirá para cumprir as novas exigências da CONMEBOL. De acordo com o novo regulamento de licenciamento de clubes, a partir da edição de 2019, para participar da Copa Libertadores da América ou da Copa Sul-Americana masculinas, os clubes deverão obrigatoriamente possuir um time profissional feminino e um time juvenil feminino. E estes times precisam participar ativamente de competições nacionais ou regionais autorizadas pela CBF. Ou seja, nunca houve tanta pressa em se organizar as competições femininas.

Independentemente dos motivos, o novo regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino é um triunfo para todos os fãs do esporte!

 

Times da Série A1:

Cada equipe enfrentará duas vezes cada adversário do mesmo grupo, uma em casa e outra fora. Grupo 1: Audax-SP, Corinthians-SP, Grêmio-RS, Iranduba-AM, Kindermann-SC, São Francisco-BA, Sport-PE, Vitória das Tabocas-PE. Grupo 2: Ferroviária-SP, Flamengo-RJ, Foz Cataratas-PR, Ponte Preta-SP, Rio Preto-SP, Santos-SP, São José-SP, Vitória-BA.

 

Times da Série A2:

Os grupos ainda não estão definidos, mas estes são os dezesseis clubes que jogarão na segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, a ter início em maio: América-MG, Botafogo-PB, Caucaia-CE, Centro Olímpico-SP, Cresspom-DF, Duque de Caxias-RJ, JV Lideral-MA, Mixto-MT, Náutico-PE, Pinheirense-PA, Portuguesa-SP, Tiradentes-PI, Tuna Luso-PA, União Desportiva-AL, Vasco da Gama-RJ, Viana-MA.

 

Jogos da 1ª Rodada do Brasileirão Feminino 2017 Série A1:

  • 11/03, 16:00 – Vitória-BA x Flamengo-RJ
  • 12/03, 15:00 – Grêmio-RS x Vitória das Tabocas-PE
  • 12/03, 15:30 – Kindermann-SC x Iranduba-AM
  • 12/03, 15:30 – São Francisco-BA x Corinthians-SP
  • 12/03, 16:00 – Audax-SP x Sport-PE
  • 12/03, 16:00 – São José-SP x Ponte Preta-SP
  • 12/03, 16:00 – Ferroviária-SP x Rio Preto-SP
  • 13/03, 15:30 – Santos-SP x Foz Cataratas-PR