Brasileirão Série A

Brasileirão da Série A, 38ª rodada: Confira os prognósticos para Chapecoense x Coritiba, jogo que tem tudo para entrar para a história

Chapecoense
Foto: Sirli Freitas / Chapecoense

A Chape está em busca da épica vaga na Libertadores, enquanto o Coritiba luta para ficar na Série A      

O grande jogo da 38ª rodada do Brasileirão será Chapecoense x Coritiba, às 17h (de Brasília) deste domingo (3), na Arena Condá. E o que a Chape está por conquistar cabe tranquilamente em qualquer livro de história. Há um ano, o clube perdeu seu elenco, sua comissão técnica e sua direção. No desastre aéreo, não foram poucos os que consideraram que o clube catarinense fecharia as portas – e muita gente pediu que a equipe ficasse imune ao rebaixamento no Brasileirão deste ano. A Chape abriu mão do benefício. E agora, poucos dias depois do primeiro aniversário da tragédia, o clube pode ser premiado com uma façanha que parecia absolutamente impensável em novembro de 2016: se vencer seu último jogo, diante do Coritiba, a Chapecoense muito provavelmente estará na Libertadores do ano que vem.

 

Um jogo repleto de comoção…

O que deixa a partida ainda mais especial é o fato de o jogo ser realizado na Arena Condá, que nesta semana rendeu vários tributos aos mortos no desastre aéreo de um ano atrás. É claro que o jogo de domingo (3) vai contar com novas homenagens às vítimas – os jogadores, por exemplo, vão usar o nome dos companheiros mortos nas suas camisas. A Chape não depende só dela para conquistar pela primeira vez uma vaga na Libertadores no Brasileirão (no ano passado, ela se classificou ao ser declarada campeã da Sul-Americana). Há, ainda, a necessidade de “secar” os concorrentes Vasco e Botafogo ou torcer pelo título do Flamengo na Sul-Americana. Mas uma vitória sobre o Coxa deixaria a tarefa muito mais provável. O grande desafio é que o Coritiba também precisa demais da vitória, pois está ameaçado de voltar à Série B.

Com o título do Grêmio na Libertadores e a presença do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, na zona de classificação, os oito primeiros colocados estarão na competição continental no ano que vem. Se o Flamengo, que vai disputar a final da Sul-Americana com o Independiente, for campeão, o G-8 pode virar G-9. A Chape está exatamente em nono lugar. Vencendo o Coritiba, ela pode no mínimo garantir essa chance de torcer pelo Fla e esperar mais alguns dias para saber se entra na Libertadores com o Brasileirão já encerrado.

Em caso de empate de Vasco, Botafogo ou Flamengo, uma vitória no domingo faz a Chape subir na tabela e já garantir a vaga desde já. Uma possibilidade que enche o elenco de esperança, ainda mais depois de uma semana tão marcante, com muitas homenagens e lembranças aos que se foram em 2016. Para motivar ainda mais o elenco, um dos sobreviventes da tragédia, o zagueiro Neto, participou do aquecimento de um dos treinos para o jogo contra o Coxa, retornando às atividades em meio à contagem regressiva para sua volta ao futebol, prevista para acontecer num amistoso beneficente no fim do mês.

 

…e drama

Enquanto boa parte do país vai torcer pela façanha da Chape, o Coritiba luta mesmo é pela permanência na Série A. Para isso, a equipe precisaria no mínimo se manter em sua atual colocação, a 16ª, com 43 pontos. Sport e Avaí estão com 42. Caso eles sejam derrotados na rodada, o Coxa estará garantido na elite no ano que vem. Para não depender dos adversários, o time do técnico Marcelo Oliveira precisa somar pontos na Arena Condá.

“É uma situação complicada, mas nossos adversários também vão enfrentar times fortes”, diz Marcelo, lembrando que o Sport pegará o campeão Corinthians e o Avaí enfrentará o Santos jogando como visitante. O Coritiba está mesmo por um fim. Vem de duas derrotas consecutivas (diante de Atlético-MG e São Paulo) e não demonstra chances de reagir com as próprias pernas.

 

Palpite

Jogos assim, tão épicos, costumam terminar em final feliz e festa. É o que deve acontecer na Arena Condá banhada de lágrimas. A Chape dificilmente vai deixar escapar esta chance de atingir um feito tão admirável. Cravamos 2×1 para o verdão catarinense, daqueles bem dramáticos, para deixar tudo ainda mais emocionante.

 

Jogos da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Domingo, 3 de dezembro

  • 17:00 – Atlético-GO x Fluminense – Palpite: Empate
  • 17:00 – Atlético-MG x Grêmio – Palpite: Atlético-MG
  • 17:00 – Atlético-PR x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 17:00 – Botafogo x Cruzeiro – Palpite: Botafogo
  • 17:00 – Chapecoense x Coritiba – Palpite: Chapecoense
  • 17:00 – Santos x Avaí – Palpite: Empate
  • 17:00 – São Paulo x Bahia – Palpite: São Paulo
  • 17:00 – Sport x Corinthians – Palpite: Sport
  • 17:00 – Vasco x Ponte Preta – Palpite: Vasco
  • 17:00 – Vitória x Flamengo – Palpite: Vitória