Brasileirão Série A

Brasileirão, 35ª rodada: Grêmio usa jogo contra o São Paulo como “treino de luxo” para a decisão da Libertadores

Foto: Lucas Uebel/Getty Images

Tricolor gaúcho ajusta as peças para a difícil final do torneio continental; partida contra o São Paulo será às 19h30 (de Brasília) desta quarta (15)  

As pernas estão em Porto Alegre. Mas a cabeça já está na Argentina, onde o Grêmio finaliza, no próximo dia 29, esta impressionante saga pela Libertadores da América de 2017. Já alinhado para enfrentar o Lanús em duas quartas-feiras seguidas (22 e 29), o time comandado pelo técnico Renato Gaúcho vai usar a quarta-feira (15) desta semana como realmente um “treino de luxo” na partida que fará contra o São Paulo às 19h30 (de Brasília), em sua Arena, em Porto Alegre.

 

Um Grêmio com força máxima

O fato de ser o segundo colocado no Brasileirão e a possibilidade da conquista ainda existir matematicamente não seduz o Grêmio em nada. O clube está com 58 pontos, contra 68 do Corinthians, com um total de 12 ainda em disputa. Mas ninguém na metade azul e negra de Porto Alegre cogita um esforço extra nesta missão. O momento, como sinaliza Renato Gaúcho, pede mesmo apenas as “últimas observações” para acertar a equipe que vai encarar o Lanús.

É por isso que a partida contra o São Paulo vai contar com concorrências específicas em duas vagas. No lado esquerdo do ataque, a dúvida é sobre quem começa como titular, se Everton ou Fernandinho. O questionamento passa também pelo sistema defensivo –  Michel e Jailson surgem com possibilidades de armar a dupla de volantes com Arthur.

A provável escalação gremista nesta quarta (15) deve ter: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios.

“Tenho dado oportunidade e ritmo. Mas quem vai escalar é o jogador. Importante é que todos eles estão bem”, cravou Renato.

 

São Paulo vive o ‘dilema Buffarini’

Atuando com uma discrição rara, o São Paulo está quieto em seu objetivo recém-surgido, que é alcançar a Libertadores 2018. A situação é difícil. O time está em 11º, com 45 pontos, enquanto o Flamengo, o sétimo, hoje o último a integrar as vagas do país na competição, está com 50.

É assim, em silêncio quase total, que o São Paulo se prepara para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre. O técnico Dorival Júnior vai repetir a formação da equipe que ficou no 1×1 com o Vasco na última rodada, com a exceção da lateral direita. Como o titular Éder Militão foi expulso, Aderllan, Buffarini e Araruna brigam entre si para ocupar a vaga aberta.

O favorito é Aderllan, colocado na função na própria partida contra o Vasco. Tanto ele quanto Araruna são zagueiros de ofício, o que coloca em uma perspectiva diferente a inacreditável fase do lateral argentino Buffarini.

Considerado com justiça como um dos maiores jogadores da história do San Lorenzo, Buffarini chegou ao São Paulo como um pedido do técnico Edgardo Bauza, que foi seu comandante também em Buenos Aires. Mas Buffarini em momento algum mostrou, no São Paulo, o futebol eficiente que o fez ganhar até uma Libertadores pelo San Lorenzo. O argentino sequer foi relacionado para o último jogo, contra o Vasco. E sua última participação com a equipe já supera mais de dois meses. Foi em 9 de setembro, no 2×2 com a Ponte Preta no Morumbi.

Outro desfalque são-paulino será o meia peruano Cueva, brigando com a sua seleção por uma vaga na Copa do Mundo do ano que vem. Ele deve voltar ao São Paulo no domingo (19), contra o Botafogo, no Pacaembu.

 

Palpite

Grêmio e São Paulo estão com a cabeça na Libertadores, por motivos e edições diferentes. E esta paridade de objetivos sugere um empate. O São Paulo ficaria satisfeito em sair de Porto Alegre com um pontinho. Para o Grêmio, o principal objetivo está mais que claro que é não perder nenhum atleta lesionado às vésperas da grande final com o Lanús. Um 1×1 ficaria bom para todo mundo…

 

Jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Quarta-feira, 15 de novembro

  • 17:00 – Ponte Preta x Atlético-PR – Palpite: Ponte Preta
  • 19:30 – Cruzeiro x Avaí – Palpite: Cruzeiro
  • 19:30 – Grêmio x São Paulo – Palpite: Empate
  • 21:45 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: Empate

Quinta-feira, 16 de novembro

  • 20:00 – Botafogo x Atlético-GO – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – Chapecoense x Vitória – Palpite: Chapecoense
  • 20:00 – Palmeiras x Sport – Palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Bahia x Santos – Palpite: Santos
  • 21:00 – Coritiba x Flamengo – Palpite: Flamengo