Brasileirão Série A

Brasileirão, 32ª rodada: com Guerrero e sem medo, Flamengo desafia a ressaca do Grêmio em Porto Alegre

Flamengo Guerrero
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Rubro-negro tem ótima chance de consolidar vaga na Libertadores às 17h (de Brasília) deste domingo (5)   

O torcedor do Flamengo está sorridente – para não dizer eufórico. Depois do histórico 3×3 com o Fluminense pelas quartas de final da Sul-Americana na última quarta (1º), a equipe volta suas atenções agora para o Brasileirão, onde tem um compromisso de respeito nesta 32ª rodada, quando enfrenta o Grêmio às 17h (de Brasília) de domingo (5) em Porto Alegre.

A partida reúne duas equipes com a perna cansada e com a consciência leve. Enquanto o Fla obteve o resultado que lhe permitiu avançar na Sul-Americana, o Grêmio no mesmo dia segurou o ímpeto do Barcelona do Equador e, mesmo perdendo por 1×0, garantiu presença na grande decisão da Libertadores para enfrentar o manhoso Lanús, da Argentina.

 

Um reforço de peso no Fla

Salvo uma surpresa de última hora, o jogo deste domingo (5) vai marcar a volta do atacante peruano Paolo Guerrero à equipe rubro-negra. O retorno foi comemorado pelo técnico colombiano Reinaldo Rueda, neste que é um Flamengo dos mais “gringos” de todos os tempos. “Não é fácil, mas ele é experiente e sabe o que tem que fazer, como se cuidar. Conversei com ele, e me disse que quer jogar. Está bem disposto. Vamos avaliar e ver como ele chega para este domingo”, falou Rueda.

A partida de Porto Alegre tem muito mais em jogo para o Flamengo do que para o Grêmio. Em sétimo no campeonato, o Rubro-Negro está no limite da zona de classificação para a Libertadores. Sua distância para o oitavo colocado hoje é de três pontos – trata-se do Vasco, que tem 44 pontos, contra 47 do Fla. Já o Grêmio surfa, e com méritos, na onda de finalista da Libertadores, até esquecendo por instantes que é o quarto no Brasileirão, com 51 pontos.

Se Guerrero é um reforço quase certo, o zagueiro Juan está praticamente vetado. O veterano defensor sofreu uma lesão muscular contra o Fluminense, e é bem provável que ele seja poupado neste final de semana. A dupla de zaga do Flamengo em Porto Alegre deve ser composta por Rhodolfo e Rafael Vaz. Réver, o outro titular, também está vetado pelo departamento médico.

 

Rindo à toa, Grêmio quer que o tempo voe

O Grêmio sofreu mais do que o previsto para segurar o Barcelona e garantir sua vaga na decisão da Libertadores. A derrota por 1×0 para os equatorianos esteve longe de frustrar sua torcida, que gargalha alto com a possibilidade de conquistar a América na temporada em que o arquirrival Inter está na Série B.

Embora não tenha confirmado sua equipe, o técnico Renato Gaúcho já sinalizou que deve escalar um time misto ou até mesmo um grupo 100% reserva para enfrentar o Flamengo. Faz sentido. A equipe daqui até os dias 22 e 29, datas das finais da Libertadores contra o Lanús, só precisa mesmo usar tudo o que for possível para chegar bem para esses dois jogos não da temporada – mas sim da última década para o tricolor gaúcho.

“Descanso também é treino”, é a frase famosa no esporte que poderia ser adaptada para o Grêmio por “descanso também é jogo”. A torcida presente à Arena vai mais comemorar a ida à final que cobrar uma vitória sobre o Flamengo. O Brasileirão é disputado todo ano. Uma final de Libertadores, nem sempre.

 

Palpite

O Flamengo tem maiores interesses na partida e deve levá-la com certa tranquilidade. No esporte de alto nível é praticamente impossível imaginar equipes que não tenham certa queda de rendimento depois de atingir os seus objetivos, e a ida à decisão da Libertadores foi certamente um dos mais importantes para o Grêmio.

Sem muito esforço de nenhuma das partes, imaginamos um 2×0 para o Flamengo, que também pode até cogitar um pouco de folga para os jogadores mais cansados, pensando na sequência da Sul-Americana, quando enfrenta o Júnior de Barranquilla, da Colômbia, em uma das semifinais.

 

Jogos da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 4 de novembro

  • 17:00 – Santos x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 19:00 – Botafogo x Fluminense – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Atlético-GO x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Coritiba x Avaí – Palpite: Coritiba

Domingo, 5 de novembro

  • 17:00 – Corinthians x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético-PR – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 18:00 – Bahia x Ponte Preta – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Vasco x Vitória – Palpite: Vasco
  • 19:00 – Chapecoense x Sport – Palpite: Chapecoense