Vôlei

Brasil oscila demais e perde para o Japão na Copa dos Campeões de vôlei feminino

Foto: Captura Vídeo Youtube/Site Oficial FIVB

 

Seleção de José Roberto Guimarães é vencida por 3 sets a 2 e praticamente dá adeus às chances de título

O Brasil brigou até o fim, mas perdeu para a seleção do Japão por 3 sets a 2 na manhã desta sexta-feira (8) em Nagóia, onde está sendo disputada a Copa dos Campeões de vôlei feminino. A seleção comandada por José Roberto Guimarães voltou a exibir as mesmas falhas das outras partidas e não conseguiu fechar a partida quando teve a oportunidade de decretar sua vitória. O resultado em favor das japonesas foi justo, e as parciais acabaram sendo 25/18, 25/27, 25/15, 16/25 e 15/6.

 

Foi a terceira partida das brasileiras na Copa dos Campeões, e a segunda derrota. Além do Japão, o Brasil perdeu para a China, mas venceu a Rússia. A seleção volta à quadra às 3h40 (de Brasília) deste sábado contra a frágil Coreia do Sul em jogo será transmitido ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Vôlei no YouTube.

 

O Brasil está em quarto, atrás de China (líder), Japão e Estados Unidos, que vêm a seguir.

 

Uma gangorra (com uma rede no meio)

Com a apaixonada torcida japonesa lotando o ginásio, a seleção da casa começou melhor e abriu 12/9 em uma partida que começou parelha como esperado. José Roberto Guimarães mexeu bastante na equipe, colocando Rosamaria no lugar de Gabi, mas as japonesas mantiveram a liderança e fecharam o primeiro set por 25/18. O domínio oriental seguiu na segunda parcial. As nipônicas aproveitaram os muitos erros brasileiros e abriram 11/7, mas o Brasil encostou com 12/12 e depois com 15/16. O Japão seguiu dando um show de paciência e bom aproveitamento em contra-ataques, chegando ao 24/20. Foi quando o Brasil encaixou a melhor sequência da partida e surpreendeu todo mundo ao buscar a virada e empatar o jogo em 1 set a 1: 27/25. Brilhou a oposta Monique, que liderou a reação verde-amarela.

A virada não alterou o ânimo das japonesas, que passaram a bloquear melhor e logo abriram 13/3. O domínio foi absoluto e a vantagem de dez pontos acabou mantida até o final: 25/15.

José Roberto seguiu mexendo na equipe, colocando Mara no lugar de Carol. A mudança trouxe bons resultados e o Brasil disparou com 13/4 e 16/6. O quarto set teve mesmo superioridade brasileira: 25/16.

O tie-break tinha tudo para ser um grande show, mas as japonesas sacaram bem demais. Complicando o passe brasileiro durante toda a parcial, abriram 6/2 e esticaram a vantagem até fechar o jogo em 15/6.

A ponteira Natália foi a maior pontuadora do Brasil, com 15 acertos. A grande jogadora da partida foi a atacante japonesa Ishii, com 19 pontos.

E agora, José?

“Tenho que parabenizar o Japão pela partida e a vitória. Foi um jogo de altos e baixos dos dois lados. Os sets foram muitos diferentes durante o jogo”, analisou o técnico José Roberto Guimarães. “O Japão jogou melhor no tie-break e teve mais regularidade do que o Brasil durante a partida e, por isso, mereceu a vitória. Agora, já temos que pensar na Coréia do Sul.”

“Nossa equipe ainda é bem jovem e precisa encontrar os caminhos dentro da partida para saber o que fazer e como resistir aos ataques do adversário. Este é mais um caminho dentro de um processo que tem tudo para ser bem-sucedido. A equipe teve boa vontade e isso é sempre importante na avaliação que fazemos.”

A grande questão a ser respondida é saber por que o Brasil está com dificuldade de bater as equipes da Ásia nesta temporada. Esta foi a segunda derrota para o Japão em 2017 – a outra foi no Grand Prix, quando o Brasil perdeu também para a Tailândia, sem falar no resultado negativo obtido nesta Copa dos Campeões contra a China.

O Brasil entrou em quadra nesta sexta em Nagóia com Roberta, Tandara, Natália, Gabi, Carol e Bia. A líbero foi Gabi. As reservas que também atuaram foram Naiane, Monique, Rosamaria, Suelen, Amanda e Mara.

O Japão contou com Shinnabe, Araki, Ishii, Tominaga, Okumura e Uchiseto, e Kobata e Inoue como líbero. Entraram Rika, Horikawa, Sato e Nabeya.

Os jogos do Brasil na Copa dos Campeões do Japão

Terça (5) – Brasil 3×1 Rússia (25/17, 23/25, 25/23 e 25/12)

Quarta (6) – China 3×2 Brasil (25/20, 25/12, 20/25, 23/25 e 19/17)

Sexta (8) – Japão 3×2 Brasil (25/18, 25/27, 25/15, 16/25 e 15/6)

Sábado (9) – Brasil x Coreia do Sul, às 3h40

Domingo (10) – Brasil x Estados Unidos, às 2h40