NASCAR

Brad Keselowski e William Byron são favoritos para Daytona na NASCAR

Foto: Jonathan Ferrey/Getty Images

Pilotos vivem bons momentos e possuem excelente histórico no circuito

O fim de semana traz emoção em dose dupla, com duas corridas no tradicional circuito internacional de Daytona. Pela NASCAR Cup, a tradicional Coke Zero 400 acontece neste sábado (01/07), enquanto na NASCAR XFINITY, a prova é um dia antes, a Firecracker 250.

   

Keselowski vai em busca do bi

Para a corrida deste sábado, o grande favorito na NASCAR Cup é Brad Keselowski. O piloto, que levou a melhor no ano passado, vem com uma temporada bem regular e tem aparecido frequentemente entre os primeiros colocados. Das 16 corridas do campeonato, chegou 10 vezes no top 10, tendo vencido duas corridas e chegado em 2º em outras três ocasiões.

Correndo por fora aparece Dale Earnhardt Jr, que tem bom desempenho na prova, tendo ganho em duas oportunidades. O que pesa contra é seu péssimo ano, aparecendo na 22ª posição no campeonato. No entanto, vale considerar que ele evoluiu consideravelmente nas últimas duas corridas, tendo alcançado as 10 primeiras posições nelas.

Líder do campeonato, Kyle Larson também merece atenção. Com duas vitórias no ano, é possivelmente um dos que aparece na briga, assim como Martin Truex JR. O vice-lider, porém, tenta apagar o terrível desempenho em Sonoma, quando registrou seu pior resultado na temporada, com um 37º lugar.

Já o atual campeão da NASCAR, Jimmie Johnson, segue na sua tentativa de recuperação. Depois de ter conquistado apenas um 9º lugar nas primeiras sete etapas, Johnson engatou duas vitórias, mas parou por aí. Na sequência destas voltou a apresentar um péssimo rendimento. Ele também já ganhou no local, em 2013.

Outros vencedores que estarão na pista neste sábado são Kevin Harvick e Kyle Busch. O primeiro até vem de um triunfo em Sonoma, mas dificilmente repete o feito, principalmente se considerarmos o seu 22º lugar da etapa de fevereiro em Daytona. O mesmo serve para Busch, que na ocasião ficou em 38º.  No entanto, o piloto da Toyota é um dos mais regulares do torneio, tendo ficado de fora do top 10 em apenas seis ocasiões. Para quem chega perto sempre, uma hora acaba vencendo. Por enquanto, o máximo que conseguiu foram dois segundos lugares, em Martinsville e Charlotte.

Dos bem posicionados, Chase Elliotte e Jamie McMurray até aparecem bem estáveis, mas também devem passar longe do primeiro lugar. Entre as possíveis surpresas do pelotão da frente estão Denny Hamlin, Clint Bowyer e Kurt Busch – que inclusive ganhou a primeira corrida de Daytona na temporada.

   

Classificação da NASCAR CUP

Com 659 pontos, Kyle Larson aparece confortavelmente na frente. O 2º colocado é Martin Truex Jr, com 646. Depois disso, os demais concorrentes estão consideravelmente longe. Na 3ª posição está Kevin Harvick, com 548, seguido de Kyle Busch, com 542 e Brad Keselowski, com 519. Chase Elliott (509), Jimmie Johnson (483), Jamie McMurray (477), Denny Hamlin (476) e Joey Logano (434) completam o top 10.

   

Líder sem vitórias

Na Xfinity encontramos um fato curioso. Líder disparado do campeonato, o piloto Elliott Sadler ainda não venceu nesta temporada, mesmo com 14 etapas realizadas. O máximo que conseguiu foi um 2º lugar e um 3º. E se depender do seu retrospecto no circuito, vai continuar longe da 1ª´colocação. Neste ano, por exemplo, em outra etapa de Daytona só conseguiu o 24º lugar. Foi o seu segundo pior desempenho no ano.

Nesta ocasião, o vencedor foi Ryan Reed, que também não vive um momento e deve correr por fora. Dos que tiveram destaque em fevereiro, o grande favorito é William Byron. Depois de um período instável no campeonato, voltou a ir bem e chega de um 2º lugar em Michigan e uma vitória em Iowa.

Com exceção de Byron, a expectativa é que a turma de baixo da tabela leve a melhor do que os de cima. Se Justin Allgaier, Daniel Hemric e Brennan Poole estão passando longe das primeiras colocações, Ryan Sieg, Darrell Wallace Jr e Michael Annett aparecem na briga.

   

Classificação da NASCAR Xfinity

Na liderança do campeonato aparece Elliott Sadler, com 502 pontos. Próximos da disputa estão Justin Allgaier, na 2ª posição, com 477, e William Byron, em 3º, com 445. Mais atrás vem Daniel Hemric (356), Ryan Reed (347) e Brennan Pole (336). Fechando os 10 primeiros estão Cole Custer (322), Darrell Wallace Jr (321), Matt Tifft (310) e Michael Annett (304).

   

Programação

  • 30/06 – 15:10 – Treino de classificação da NASCAR Xfinitiy
  • 30/06 – 17:10 – Treino de classificação da NASCAR Cup
  • 30/06 – 20:30 – Corrida da NASCAR Xfinity
  • 01/07 – 20:30 – Corrida da NASCAR Cup