Fórmula 1

Bottas vira nome certo no pódio da Fórmula 1, enquanto Hamilton e Vettel duelam na Bélgica pela vitória

Foto: Dan Mullan/Getty Images

Finlandês da Mercedes vive grande fase e chega como possível surpresa

A Fórmula 1 desembarca na Bélgica neste final de semana e dessa vez Sebastian Vettel entra com uma boa folga na classificação. A vitória na Hungria, somada ao fraco desempenho de Lewis Hamilton fez abrir 14 pontos entre os dois. Com isso, o britânico terá que se recuperar neste domingo, mas ainda terá que lidar com Valtteri Bottas, que vive bom momento.

 

Disputa quente

Até o final da temporada teremos que ver uma disputa particular entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Os dois até começam a ver Valtteri Bottas no retrovisor, mas ainda contam com uma boa vantagem e bem mais experiência.

A corrida em Spa-Francorchamps tende a ser ainda mais quente, pois Hamilton terminou apenas na quarta posição na última etapa e tem que reagir, perigando ficar difícil de se recuperar depois. O britânico ainda entra com a corda no pescoço devido à evolução de Bottas. Caso o finlandês consiga ultrapassá-lo nas próximas etapas (a distância hoje é de 19 pontos) o piloto pode não ser mais tratado com tanta prioridade.

Risco que Vettel não corre, porque dá um banho no companheiro Kimi Raikkonen. O alemão entra na pista dessa vez bem mais tranquilo também porque enfim conseguiu vencer, depois de um jejum de quatro etapas. Neste período, ainda teve que lidar com a tensão com o rival Hamilton, após batidas e trocas de farpas. No entanto, é bem possível que voltem a sair faíscas se os dois estiverem pertos durante a corrida.

 

As surpresas

Correndo por fora aparecem Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo, que ganharam duas e uma corrida, respectivamente. Os dois são os principais nomes que podem surpreender os líderes do campeonato, pois fazem uma grande temporada. No entanto, diante da dificuldade de bater Vettel e Hamilton, os pilotos são candidatos mais certos na briga pelo pódio.

O australiano vem de dois péssimos resultados, com um quinto lugar na Inglaterra e o abandono na Hungria, mas que certamente deve ser compensado nesse final de semana. Já Bottas chegou ao pódio nas últimas cinco etapas, portanto, pode preparar a pipoca para ver o finlandês entre os três primeiros mais uma vez.

 

Olho no bloco do meio

Se você acha que falta emoção no pelotão da frente, vale ficar atento ao que acontece no bloco intermediário, que luta por pontos. Deste grupo, Sergio Perez e Esteban Ocon são as principais feras. O mexicano chegou no top 10 em nove ocasiões, com direito a um quarto lugar e um quinto. Já o francês nunca passou da sexta colocação, porém só ficou fora da zona de pontuação em uma corrida.

Carlos Sainz Jr, Nico Hulkenberg e Felipe Massa também são candidatos a chegar entre os dez primeiros, mas não são nomes tão garantidos assim.

 

Histórico em Spa-Francorchamps

O grande prêmio de Spa-Francorchamps acontece desde 1925, mas ficou de fora do calendário da Fórmula 1 algumas vezes. No Geral, Michael Schumacher é o recordista de vitórias, com seis no total. Logo atrás aparece o brasileiro Ayrton Senna, que ganhou cinco – com direito a três seguidas. Dos pilotos em atividade, o melhor é Kimi Raikkonen, que levou a melhor quatro vezes, mas não vence desde 2009. No ano passado, Nico Rosberg foi quem faturou a etapa, com Daniel Ricciardo chegando em segundo e Lewis Hamilton em terceiro.

 

Palpite

Apesar de uma surpresa ou outra de Valtteri Bottas, a disputa pelo lugar mais alto do pódio é entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. O alemão levou a melhor da outra vez, e com isso o britânico deve chegar doido para dar o troco e encostar de novo na liderança do campeonato. Sendo assim, vale confiar no piloto da Mercedes.

 

Programação do GP da Bélgica

Sexta-feira, 25 de agosto

  • 5:00 – Treino livre 1
  • 9:00 – Treino livre 2

Sábado, 26 de agosto

  • 6:00 – Treino livre 3
  • 9:00 – Treino de Classificação

Domingo, 27 de agosto

  • 9:00 – Corrida

 

Classificação da Fórmula 1 2017

  1. Sebastian Vettel, 202
  2. Lewis Hamilton, 188
  3. Valtteri Bottas, 169
  4. Daniel Ricciardo, 117
  5. Kimi Raikkonen, 116
  6. Max Verstappen, 67
  7. Sergio Perez, 56
  8. Esteban Ocon, 45
  9. Carlos Sainz Jr, 35
  10. Nico Hulkenberg, 26
  11. Felipe Massa, 23
  12. Lance Stroll, 18
  13. Romain Grosjean, 18
  14. Kevin Magnussen, 11
  15. Fernando Alonso, 10
  16. Pascal Wehrlein, 5
  17. Daniil Kvyat, 4
  18. Stoffel Vandoorne, 1
  19. Joylon Palmer, 0
  20. Marcus Ericsson, 0
  21. Antonio Giovinazzi, 0