Futebol

Botafogo segue em alta e busca sair na frente do Grêmio na Libertadores

Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo

Bola rola às 21h45 de amanhã no estádio Nílton Santos

O Flávio Soares gosta de me contrariar. Aposto que ele vai publicar que o Grêmio ganha do Botafogo! Não tem nenhuma chance, Flávio! O Grêmio está na descendente e o Botafogo se mantém lá em cima. Vou além: este time aguerrido que faz brilhar a Estrela Solitária tem toda a pinta de campeão! Confira abaixo palpites e prognósticos, lembrando que, quem passar nesta eliminatória encara Barcelona ou Santos nas semifinais.

 

Histórico

Botafogo e Grêmio já se chocaram em 63 oportunidades. O Tricolor venceu 23 vezes, contra 21 dos alvinegros. Aconteceram 19 empates.

Este ano, eles se encontraram duas vezes pelo Brasileirão. No turno, em Porto Alegre, o Grêmio ganhou por 2 a 0. No returno, no Rio de Janeiro, o Botafogo deu o troco e prevaleceu por 1 a 0.

 

Cheio de moral

O Botafogo começou sua caminhada continental na segunda fase, onde eliminou o Colo-Colo. No terceiro mata-mata, passou pelo Olimpia. Terminou o grupo 1 em primeiro lugar, deixando Barcelona, Estudiantes e Nacional-COL para trás. Nas oitavas de final, tirou o Nacional-URU.

Se em janeiro alguém dissesse que o Botafogo chegaria nas quartas de final da Taça Libertadores da América nas condições em que chega, ninguém acreditaria. É bom lembrar que muitos duvidavam que os cariocas sequer se classificariam para o torneio durante a arrancada no Brasileirão do ano passado.

Quem estava na dúvida, se espantou ao ver o Glorioso tirar vários ex-campeões sul-americanos da contenda: Colo-Colo, Olimpia, Estudiantes, Nacional-COL e Nacional-URU. Nas demais competições segue cumprindo um papel condizente com sua história: na Copa do Brasil chegou entre os quatro primeiros e na Série A briga pelas primeiras posições e a presença na próxima edição da Libertadores.

No domingo, o Botafogo finalmente ganhou do Flamengo quebrando um jejum de dois anos (foram seis clássicos somente este ano). Roger fez os dois tentos da peleja que poderia ter tido um placar mais dilatado, se os alvinegros não perdessem tantas oportunidades.

Jair Ventura ainda deve ganhar os reforços dos atletas recuperados para amanhã: Joel Carli, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Marcos Vinícius. Quem se destacou contra o Urubu foi Leonardo Valencia, que será uma boa opção no banco de reservas.

Ontem, os titulares fizeram um treino regenerativo à tarde.

 

Caindo de produção

Campeão da Copa do Brasil de 2016, o Grêmio estreou na chave oito e terminou à frente de Guaraní, Deportes Iquique e Zamora. Nas oitavas de final, foi melhor que o Godoy Cruz.

Quando escrevi sobre o Grêmio na etapa anterior, mencionei que o Mosqueteiro buscava todos os títulos possíveis do ano, com exceção do Gauchão, que já havia escoado pelo ralo. De lá para cá, o Tricolor passou na Libertadores mas caiu na Copa do Brasil e na Primeira Liga. No Brasileirão, não consegue chegar perto do Corinthians, mesmo após seguidos tropeços do Timão. Parece que os de Porto Alegre cansaram.

Depois do vexame contra o Vasco da Gama, a delegação permaneceu no Rio de Janeiro e participou de um treino de recuperação domingo, na Barra da Tijuca.  O campeão mundial de 1983 perdeu todos os últimos quatro compromissos longe de seus domínios.

Contra o Botafogo, o craque Luan deve continuar de fora. É um problemão para Renato Gaúcho, que não tem substituto à altura. Pedro Geromel, em contrapartida, deve voltar.

 

As possíveis escalações

Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luis; Bruno Silva, Matheus Fernandes, Leandrinho e Leonardo Valencia; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur e Kaio; Fernandinho, Luan e Arroyo. Técnico: Renato Gaúcho.

 

Serviço

Com preços variando entre R$ 30,00 e R$ 120,00, o Botafogo vendeu até domingo 28 mil ingressos para o enfrentamento contra o Grêmio. Estas vendas foram somente online. Desde ondem, o clube iniciou a comercialização de bilhetes nas bilheterias físicas.

 

Palpite

A expectativa é de jogão. Para os botafoguenses, a previsão é de uma boa vitória por dois ou três gols de diferença, para desespero do meu colega Flávio. Acontece que o Grêmio caiu muito de rendimento de meados de agosto para cá e não deve contar com Luan. O Botafogo continua surfando na maré boa. Dá Botafogo: 3 a 0! Estou otimista mesmo! Rumo às semifinais!

 

Quartas de final, jogos de ida

Quarta-feira, 13 de setembro:

  • 19h15: San Lorenzo x Lanús – palpite: San Lore
  • 21h45: Barcelona x Santos – palpite: Barcelona.
  • 21h45: Botafogo x Grêmio – palpite: Botafogo.

 

Quinta-feira, 14 de setembro:

  • 21h45: Jorge Wilstermann x River Plate – palpite: empate.