Carioca

Botafogo e Flamengo, o grande destaque da quarta rodada do Carioca; veja o prognóstico

Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images

Embalado com a classificação heroica contra o Colo-Colo pela Libertadores, Glorioso precisa vencer o clássico para seguir vivo na Taça GB; Fluminense e Vasco podem se garantir nas semifinais já neste domingo

A fase de classificação da Taça Guanabara vai chegando aos seus momentos decisivos. E não poderia haver momento mais propício para o clássico entre Botafogo e Flamengo, maior rivalidade do futebol carioca nos últimos anos. Aliás, estamos falando dos dois representantes do Rio de Janeiro na Copa Libertadores da América em 2017. O Fla já está garantido na fase de grupos, além de estar deitando e rolando no Estadual e na Primeira Liga. Mas o Glorioso também está fazendo bonito, já que eliminou o tradicional Colo-Colo (CHI) na segunda fase da Libertadores. Na próxima etapa, o Alvinegro de General Severiano vai encarar o Olímpia (PAR) – outra pedreira.

E como o Fogão já inicia a disputa da terceira fase contra os paraguaios, na próxima quarta-feira (15), no estádio Nilton Santos, existe a possibilidade de muitos titulares serem poupados no clássico, já que a competição sul-americana é a prioridade do Bota na temporada 2017. Mas para seguir com chances de classificação para a semifinal da Taça Guanabara, os comandados de Jair Ventura precisam vencer o arquirrival de qualquer maneira, além de torcer por um tropeço do Madureira, que divide a liderança do Grupo B com o time da Gávea – ambos somam nove pontos, enquanto os alvinegros têm quatro no terceiro posto.


BOTAFOGO X FLAMENGO

Equilíbrio, rivalidade entre as torcidas e disputas acirradas dentro e fora de campo. Assim tem sido a relação cada vez menos cordial entre Botafogo e Flamengo, que aumenta de temperatura, de forma progressiva, há dez anos. São muitos os motivos. Primeiro, graças aos três títulos cariocas seguidos dos rubro-negros em cima do clube da Estrela Solitária, de 2007 a 2009. O troco veio em 2010, com direito a pênalti convertido com cavadinha por Loco Abreu.

De lá pra cá, o Glorioso não mais perdeu para os flamenguistas em fases decisivas do Carioca, como a vitória por 2 a 0, na semifinal da Taça Guanabara de 2013. No mesmo ano, o Fla revidou com gosto, já que sapecou uma goleada por 4 a 0, no segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil, sendo que, no domingo anterior, o Bota havia vencido o clássico, por 2 a 1, pelo Brasileirão.

Os dois clubes, que fazem o famoso “Clássico da Rivalidade”, já se encontraram em onze decisões:

  • Campeonato Carioca de 1962: Botafogo campeão
  • Taça Guanabara de 1968: Botafogo campeão
  • Campeonato Carioca de 1989: Botafogo campeão
  • Campeonato Brasileiro de 1992: Flamengo campeão
  • Taça Guanabara de 1995: Flamengo campeão
  • Campeonato Carioca de 2007: Flamengo campeão
  • Taça Guanabara de 2008: Flamengo campeão
  • Campeonato Carioca de 2008: Flamengo campeão
  • Campeonato Carioca de 2009: Flamengo campeão
  • Taça Rio de 2009: Flamengo campeão
  • Taça Rio de 2010: Botafogo campeão*
  • *Como conquistou a Taça Guanabara no mesmo ano, contra o Vasco, não houve a necessidade da final, já que a conquista dos dois turnos definia o campeão carioca.

Agora, resultado comum entre os dois é o “tal” do empate. Em 354 confrontos, o placar igual persistiu 120 vezes. No Brasileirão do ano passado, deu coluna do meio em dose dupla – 3 a 3, no primeiro turno, e 0 a 0, no returno.

No próximo domingo, teremos mais uma edição do clássico, marcado para as 19h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos. Na teoria, o mando é do Botafogo. Mas um dérbi dessa magnitude transforma qualquer palco em campo neutro.

Com a cabeça 100% focada na Libertadores, o Glorioso deve guardar as forças para encarar o Olímpia. Sem a necessidade de se poupar, o Flamengo não irá perder a chance de vencer seu arquirrival. Mas lá vai outro dado histórico interessante. Há 20 anos, os reservas alvinegros venceram os titulares rubro-negros, com Romário e companhia limitada, em pleno Maracanã, por 1 a 0 – gol de Renato Carioca, que tirou o Fla da final da Taça Guanabara, vencida pelo Bota na decisão contra o Vasco.

Odds: Botafogo (3.98), Flamengo (1.78), empate (3.67)


FLUMINENSE X BANGU

Líder do Grupo C, com seis pontos, o Fluminense mede forças com o Bangu do quarentão Loco Abreu, às 17h (horário de Brasília) do domingo, no estádio Los Larios. Se vencer, o Tricolor se garante em uma das semifinais da Taça GB, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Odds: Fluminense (1,27), Bangu (9.68), empate (5.29).


VOLTA REDONDA X VASCO

E no estádio Raulino de Oliveira, na Cidade do Aço, o Volta Redonda será o anfitrião do Vasco, a partir das 19h30 (horário de Brasília), também no domingo, pelo Grupo C. Com três pontos antes da penúltima rodada da Taça Guanabara, o Voltaço, terceiro colocado, em caso de derrota para os cruzmaltinos, que somariam nove na tabela, decretaria a classificação do Gigante da Colina para a fase decisiva do primeiro turno do Estadual.

Demais jogos da quarta rodada da Taça Guanabara:

  • 11/02 – 17h30: Madureira (1.56), Nova Iguaçu (5.82), empate (3.71).
  • 11/02 – 20h30: Macaé (2.37), Boavista (2.84), empate (3.25).
  • 12/02 – 16h30: Portuguesa (2.46), Resende (2.76), empate (3.18).

 .