Brasileirão Série A

Botafogo e Flamengo fazem o clássico carioca da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

Depois da pausa para os jogos da eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, o Campeonato Brasileiro retoma a sua normalidade e abre a sua 23ª rodada amanhã, dia 9, com o confronto entre Atlético-MG e Palmeiras. No domingo, o Engenhão recebe o clássico regional Botafogo e Flamengo, a partir das 19 horas com transmissão do Premiere. Para o alvinegro, o jogo, com gostinho de revanche após a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil, pode valer uma vaga no G-6 enquanto que para o rubro-negro da Gávea pode significar o retorno ao G-4 – dependendo do desempenho de Santos e Palmeiras.

 

Botafogo descansado

Sem compromissos neste meio de semana, o Botafogo pôde contar com cerca de 10 dias para treinar, aprimorar a parte física e recuperar jogadores – algo que pode fazer toda a diferença nesta retomada.

Com 2 vitórias, 2 derrotas e 1 empate nos últimos 5 jogos pelo Brasileirão, o Botafogo ocupa a 7ª posição na classificação com 31 pontos – mesma pontuação do Cruzeiro, 6º colocado graças aos critérios de desempate. A campanha no Brasileiro como um todo é regular, mas nada empolgante: 8 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, tendo 25 gols a favor e 23 contra (saldo de 2). Tudo mais ou menos dentro daquilo que era esperado diante das limitações de elenco que o alvinegro possui.

A boa notícia para o torcedor é que, jogando em casa, o Botafogo conquistou 17 dos seus 31 pontos. A má-notícia é que em 9 oportunidades em que saiu em desvantagem no placar neste Brasileirão, a equipe de General Severiano não conseguiu a virada.

 

Flamengo mordido

Com menos tempo para “descanso” que o Botafogo, o Flamengo chega para o jogo “mordido” com o empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil, na última quinta-feira, dia 7, no Maracanã.

Assim como acontece com o Botafogo, a campanha do Flamengo no Brasileirão não passa de “regular”: 5º colocado com 35 pontos – 15 atrás do líder, Corinthians – nos últimos 5 jogos da competição o Urubu registrou 3 derrotas e 2 vitórias (a campanha até aqui soma 9 vitórias, 8 derrotas e 5 empates, com 31 gols a favor e 21 contra).

A chegada de Reinaldo Rueda em substituição a Zé Ricardo (atual técnico do Vasco), trouxe pelo menos uma melhora na equipe: o setor defensivo parece mais organizado e não foi vazado nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Mas, assim como o Botafogo, a equipe da Gávea tem dificuldades em “buscar o placar”: em 8 jogos em que levou o primeiro gol, não conseguiu a virada.

 

Nosso palpite

Sem problemas para escalarem seus times, Jair Ventura e Reinaldo Rueda devem ir com força máxima para o jogo – o que no caso do Flamengo significa os retornos de Diego Alves no gol e Cuéllar no meio campo, nos lugares de Thiago e Márcio Araújo, titulares na última quinta-feira.

No papel, o Flamengo tem mais time e, aparentemente, está encontrando sua melhor forma sob o comando de Rueda. O Botafogo, por outro lado tem uma disciplina e aplicação tática maiores que a do rubro-negro. O último encontro dos dois times no Engenhão foi pela semifinal da Copa do Brasil e terminou com um empate sem gols.

E acredito que o resultado se repetirá neste domingo.

 

Caneladas ao Vivo

E domingo com rodada do Brasileirão, é domingo com Caneladas ao Vivo – simmmmmm, sou brasileiro, não desisto nunca e continuarei perturbando-os no Twitter do Ganhador nas tardes dominicais!

Desta vez estarei dando meus pitacos e reclamando do Romero no clássico paulista Santos e Corinthians, a partir das 16 horas. Nos encontramos lá!

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 23ª rodada do Brasileirão terá os seguintes jogos:

Sábado – 09/09/2017

  • 16:00 – Atlético-MG x Palmeiras – Independência (Horto) (Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 18:00 – Vasco x Grêmio – São Januário (Premiere) – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – São Paulo x Ponte Preta – Morumbi (Premiere) – Palpite: empate

Domingo – 10/09/2017

  • 11:00 – Atlético-PR x Coritiba – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Santos x Corinthians – Vila Belmiro (Globo, Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Vitória x Fluminense – Barradão (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Sport x Avaí – Ilha do Retiro (Premiere) – Palpite: Sport
  • 19:00 – Botafogo x Flamengo – Engenhão (Premiere) – Palpite: empate
  • 19:00 – Chapecoense x Cruzeiro – Arena Condá (Premiere, SporTV) – Palpite: Cruzeiro

Segunda-Feira – 11/09/2017

  • 20:00 – Atlético-GO x Bahia – Olímpico (Premiere, SporTV) – Palpite: Bahia