Brasileirão Série A

Botafogo é favorito para afundar o Avaí no Z-4, mesmo jogando fora de casa na 29ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images

Avaí x Botafogo: jogo da Série A acontece na quarta-feira, às 21h45, na Ressacada

Vivendo momentos distintos, Botafogo e Avaí se enfrentam nessa quarta-feira, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de vir de tropeço no clássico contra o Vasco, o Glorioso chega para o duelo com leve favoritismo e com a promessa de afundar o Leão da Ilha na zona de rebaixamento e se aproximar de uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2018. Confira o prognóstico.

 

Botafogo na briga para entrar no G-5…

A rodada passada não foi boa para o Botafogo. Com arbitragem polêmica — que envolveu lances de mão não marcados — o time de Jair Ventura foi derrotado pelo Vasco no clássico no Maracanã e viu todos os adversários diretos somarem pontos. Santos, Palmeiras e Cruzeiro venceram times da base da tabela e aumentaram a distância até o G-5. Fora de casa, o Flamengo derrotou a Chapecoense e alcançou a pontuação do Bota. Para piorar, o próprio Vasco corre por fora em sua sequência de quatro jogos de invencibilidade. O cerco está se fechando, e cada rodada pode ser a diferença entre conquistar ou não uma vaga para a Copa Libertadores do ano que vem.

Apesar do tropeço, o momento é de otimismo. Depois de encerrar o primeiro turno apenas na 11ª colocação, o Botafogo se tornou o segundo melhor time do returno, com aproveitamento de 66%, atrás apenas do Cruzeiro. Neste período, já foram 15 gols marcados, uma média de 1,6 por partida. O desempenho como visitante ao longo do campeonato está na casa dos 40% — superior, inclusive, ao aproveitamento como mandante do Avaí, que é de apenas 38%. Mesmo jogando fora de casa, o time da Estrela Solitária chega para o confronto como favorito.

O maior desfalque do Botafogo na 29ª rodada é o técnico Jair Ventura. Indignado com a arbitragem no clássico contra o Vasco, o treinador foi expulso por invadir o campo durante os acréscimos do segundo tempo e cumprirá suspensão na partida contra o Avaí. Quem estará à beira do gramado é o auxiliar técnico Emilio Faro. O capitão Joel Carli também está suspenso e deverá ser substituído por Marcelo.

Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Marcos Vinícius; Rodrigo Pimpão e Brenner. Técnico: Emilio Faro.

 

…Avaí na briga para sair do Z-4

Depois de fazer o melhor início de returno de sua história — com 3 vitórias e 4 empates em 7 jogos — o Avaí emendou uma sequência de três derrotas que derrubou o time da zona de classificação para a Copa Sul-Americana para a zona da degola. Uma delas foi fora de casa, diante do Fluminense no Maracanã. As outras duas, no entanto, foram em casa: contra o Vasco da Gama e contra o Atlético-GO, lanterna do Brasileirão.

Verdade seja dita, a vantagem do mando de campo não se aplica tão bem ao Leão da Ilha. O aproveitamento em casa é de 38%, muito próximo aos 33% que atinge como visitante. É o quarto pior mandate do campeonato, só tendo vencido 3 dos 14 jogos disputados na Ressacada. O resultado mais recorrente é o empate, que aconteceu em 7 partidas, e a equipe já acumula 4 derrotas em seus domínios. Em grande parte, isso é reflexo de seu ataque ineficaz, o pior do campeonato, com apenas 17 gols marcados e uma dificuldade enorme em criar jogadas. Para critério de comparação, o segundo pior é o do Coritiba, com 26 gols em 26 jogos.

Na esperança de se mandar na Série A, o Avaí precisa desesperadamente da vitória. Mais do que isso, precisa secar a Ponte Preta e a Chapecoense, ambas com duelos difíceis na rodada.

Provável escalação do Avaí: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e João Paulo; Wellington Simião, Lucas Otávio, Pedro Castro e Juan; Luan Pereira e Joel. Técnico: Claudinei Oliveira.

 

Palpite

Embora o Avaí entre em campo como grande azarão, é importante lembrar que os dois times estavam em situação semelhante quando se enfrentaram na 10ª rodada, mas o Azurra venceu com dois gols de Joel e encerrou a sequência de quatro jogos de invencibilidade do Botafogo. Mesmo assim, o palpite continua sendo para vitória do Bota, em uma partida com menos de 2,5 gols.

 

Jogos da 28ª rodada do Brasileirão Série A

Quarta-feira, 18 de outubro
  • 19:30 – Coritiba x Cruzeiro
  • 19:30 – Atlético Goianiense x Vasco da Gama
  • 21:00 – Atlético Mineiro x Chapecoense
  • 21:45 – Fluminense x São Paulo
  • 21:45 – Corinthians x Grêmio
  • 21:45 – Avaí x Botafogo
Quinta-feira, 19 de outubro
  • 20:00 – Palmeiras x Ponte Preta
  • 20:00 – Vitória x Atlético Paranaense
  • 21:00 – Flamengo x Bahia
  • 21:00 – Sport x Santos

 

Classificação do Brasileirão Série A

  1. Corinthians, 58 – Libertadores
  2. Grêmio, 49 – Libertadores
  3. Santos, 49 – Libertadores
  4. Palmeiras, 47 – Libertadores
  5. Cruzeiro, 47 – Libertadores via Copa do Brasil
  6. Botafogo, 43 – Pré-Libertadores
  7. Flamengo, 43 – Pré-Libertadores
  8. Vasco, 39 – Copa Sul-Americana
  9. Atlético-MG, 38 – Copa Sul-Americana
  10. Bahia, 35 – Copa Sul-Americana
  11. Atlético-PR, 35 – Copa Sul-Americana
  12. Fluminense, 35 – Copa Sul-Americana
  13. São Paulo, 34 – Copa Sul-Americana
  14. Sport Recife, 34
  15. Vitória, 33
  16. Chapecoense, 32
  17. Ponte Preta, 32 – Série B
  18. Avaí, 30 – Série B
  19. Coritiba, 28 – Série B
  20. Atlético-GO, 26 – Série B