Brasileirão Série A

Botafogo e Atlético-MG voltam suas atenções para o Brasileirão

Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Jogo começa às 19h00 de domingo, no estádio Nílton Santos.

Botafogo e Atlético-MG se preocuparam apenas com a Taça Libertadores nos últimos dias. É preciso abrir o olho para o Brasileirão, pois ambos ocupam posições intermediárias e estão fora do G-4. Se caírem na competição sul-americana e não forem bem na Série A, poderão ficar fora da principal competição continental em 2018.

 

Palpite

É difícil palpitar numa partida da qual não se sabe quem vai participar. Serão os titulares ou os reservas? Se forem os titulares, eles estão cansados ou inteiros? A verdade é que a força máxima dos alvinegros atuou no exterior no meio de semana. Menos mal para os mineiros que jogaram um dia antes dos cariocas.

Apesar de ainda termos algumas semanas antes dos embates da volta da Libertadores, não foi definido quem entrará em campo no domingo. Isso porque se alguém estiver muito cansado, deverá ser poupado.

No caso da Estrela Solitária, a delegação desembarcará na tarde de hoje no Rio de Janeiro e terá apenas um dia inteiro para se recuperar antes de pegar o Galo. No caso do Atlético-MG, o plantel chegou ontem a Belo Horizonte mas não foi anunciado como se sentem os atletas após a longa viagem e os efeitos da altitude de 2.600m de Cochabamba.

Sendo assim, acredito que pelo menos parte dos protagonistas do meio de semana folgarão. O desentrosamento e a desmotivação com o certame secundário estarão escancarados. Tenho um feeling porém que os botafoguenses prevalecerão em casa: 1 a 0.

 

Como chegam Botafogo e Atlético-MG para este confronto?

Desgastados. Enquanto os atleticanos perdiam para o Jorge Wilstermann por 1 a 0, a diretoria quitava a dívida da instituição com Ronaldinho Gaúcho. Gustavo Blanco foi regularizado e está à disposição do treinador.

Em campo, o Galo sofreu com a altitude e o gramado ruim. Pior foi tentar imitar a estratégia do adversário com bolas longas. A coisa desandou e Álvarez pegou um rebote para fazer um belo gol de bicicleta no final do primeiro tempo.

No Rio, os cartolas também trabalharam enquanto o time de futebol se exibia no exterior. O argentino Andrés Rios, que estava no Defensa y Justicia, vestirá a camisa de Garrincha nos próximos dias.

Na capital uruguaia, o Glorioso deu um nó tático no Nacional. Fechadinho na defesa e firme na marcação (principalmente no segundo tempo), era perigoso nos contra-ataques e num deles, João Paulo aproveitou uma bola espirrada na área para dar a vitória aos brasileiros.

    

Histórico

Botafogo e Atlético-MG completarão cem enfrentamentos entre eles no domingo. Até o momento, os cariocas venceram 46 vezes, contra 29 dos mineiros e tivemos 24 empates.

Mês passado, pela Copa do Brasil, o Galo bateu o Pato Donald por 1 a 0.

    

Escalações

Confira como Botafogo e Atlético-MG devem começar jogando.

Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Atlético-MG: Victor; Alex Silva, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago, Elias e Cazares; Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.

 

Nove partidas completam a rodada

Atlético-GO e Vitória abrem o fim de semana se enfrentando às 16h00 de sábado, em Goiânia. É o típico jogo de seis pontos na briga para não voltarem à segunda divisão.

O Clássico dos Milhões será disputado em São Januário, às 18h00. Vasco e Flamengo superam as expectativas de suas torcidas e por isso, prometem encher a Colina Famosa.

A reedição da final do Paulistão entre Corinthians e Ponte Preta acontecerá às 19h00. O Timão tem tudo para conseguir os três pontos e se manter na ponta longe do Grêmio.

Chapecó acordará cedo para assistir uma peleja entre agremiações da zona intermediária. Chapecoense e Atlético-PR começarão a correr atrás da bola às 11h00.

Espero que Cruzeiro e Palmeiras repitam o espetáculo que protagonizaram na Copa do Brasil. A partida está agendada para às 16h00, no Mineirão.

Bahia e Fluminense farão um embate de tricolores na Fonte Nova. Os baianos estão mais cotados para vencer.

Às 19h00, a Vila Belmiro dará as boas-vindas a mais dérbi San-São. O Peixe pode ajudar a cavar ainda mais funda a cova do Tricolor, que se encontra no Z-4.

Simultaneamente, Grêmio e Avaí se encararão em Porto Alegre. Os gaúchos têm tudo para prevalecer e seguir correndo atrás do Corinthians.

Na segunda-feira às 20h00, a rodada chegará ao seu fim com Coritiba x Sport. O Coxa tem retornar ao pelotão da frente, enquanto que o Leão tenta se distanciar da zona perigosa.

 

Jogos da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado, 08 de julho:

  • 16h00: Atlético-GO x Vitória
  • 18h00: Vasco da Gama x Flamengo
  • 19h00: Corinthians x Ponte Preta

Domingo, 09 de julho:

  • 11h00: Chapecoense x Atlético-PR
  • 16h00: Cruzeiro x Palmeiras
  • 16h00: Bahia x Fluminense
  • 19h00: Botafogo x Atlético-MG
  • 19h00: Santos x São Paulo
  • 19h00: Grêmio x Avaí 

Segunda-feira, 10 de julho:

  • 20h00: Coritiba x Sport

    

Classificação:

  1. Corinthians – 29 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Grêmio – 22 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Flamengo – 20 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Palmeiras – 19 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Santos – 17 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  6. Vasco da Gama – 16 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  7. Fluminense – 16 – Copa Sul-Americana.
  8. Atlético-MG – 16 – Copa Sul-Americana.
  9. Coritiba – 16 – Copa Sul-Americana.
  10. Botafogo – 15 – Copa Sul-Americana.
  11. Ponte Preta – 15 – Copa Sul-Americana.
  12. Sport – 15 – Copa Sul-Americana.
  13. Cruzeiro – 14
  14. Atlético-PR – 14
  15. Chapecoense – 14
  16. Bahia – 11
  17. São Paulo – 11 – Série B.
  18. Vitória – 9 – Série B.
  19. Avaí – 9 – Série B.
  20. Atlético-GO – 6 – Série B.