NBA

Boston Celtics x Cleveland Cavaliers: teremos uma final ou um passeio dos Cavs?

Foto: Elsa/Getty Images

Esta mesma pergunta é feita em Warriors x Spurs, na decisão do Oeste

A realidade da NBA está ficando mais clara a cada partida deste playoff decisivo nas conferências oeste e leste. Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers engataram uma marcha que por enquanto está sendo impossível para que San Antonio Spurs e Boston Celtics acompanhem.

E isso está nítido no rendimento de cada time neste playoff. Tanto que nos Estados Unidos nesta sexta (19) só se fala se o Cleveland Cavaliers vai atingir “o clube dos 10-0”, que é como os americanos estão chamando esta devastadora campanha de nove vitórias e nenhuma derrota na série decisiva até aqui.

   

OS CAVS SÃO DE OUTRO MUNDO?

O Jogo 2 entre o Cleveland e o Boston Celtics está marcado para esta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no TD Garden, em Boston. Mas nem o mando de quadra está animando os fãs, que esperam uma nova vitória tranquila dos Cavs, como já ocorreu na primeira partida, na quarta, com um impressionante 117×104 em nova atuação brilhante de LeBron James, responsável por 38 pontos.

Muitos já veem, nesta temporada, seu desempenho ser o melhor de todos os tempos, e olhe que LeBron está nas quadras da NBA disputando playoffs há 11 anos.

   

CLUBE DOS 10-0

Vale lembrar que o Golden State Warriors já adentrou o tal clube dos invictos no playoff. O GSW chegou à decisão do Oeste com 8-0, e já venceu duas sobre o San Antonio Spurs. A terceira partida entre as duas melhores franquias desta conferência será neste sábado, às 22h.

O cenário mais realista indica que tanto Cavs quanto Spurs devem passar para a grande decisão da NBA com, no máximo, um 4-2 em suas séries. Há quem diga até que o 4-0 é uma questão de dias, e que se o massacre for concretizado, que os jogos equilibrados venham de uma vez então com a finalíssima.

Nunca, na história da NBA, houve tamanho domínio de duas equipes perante as demais, mas é bom esperar os desdobramentos. Se tal domínio é inédito, o histórico de surpresas também é grande o suficiente para cortar qualquer pressa no andar das séries.

Mas é bom constar: o Jogo 4 entre Cavs e Boston será logo no próximo dia 23. Ou seja: na próxima terça-feira o assunto já pode ser a grande decisão da NBA, com a concretização do 4-0 imposto tanto por Warriors quanto por Cavs nesta decisão que deveria ser equilibrada – mas que por mérito de ambas as equipes, não é o que está acontecendo.

Quem não acredita em nada disso é o astro Isaiah Thomas, dos Celtics, que usou uma frase que já está na história da NBA: “Temos chances de ganhar. O Cleveland é um time real como a gente, não é um time do Space Jam”, cravou o baixinho, se referindo ao filme que fez muito sucesso com Michael Jordan.

Em filmes ou em jogos de verdade, a sensação que dá é que tanto Warriors quanto Cavs ainda não se soltaram e se exigiram 100% em nenhuma dessas séries.

Pelo lado do Golden State, basta lembrar da vitória no Jogo 1 no qual recuperou uma diferença de 25 pontos – e nem assim o San Antonio ganhou. Pelos Cavs, foi mais do que nítido que a partida 1 contra o Boston contou com a velha tática de acelerar o jogo nos primeiros quartos e depois só controlar – algo bastante comum contra equipes mais fracas.

E foi exatamente o que aconteceu em plena final.

 

Confira como está a decisão da Conferência Leste da NBA:

Cleveland Cavaliers 1-0 Boston Celtics

  • 17/5 – Jogo 1 – 17/5 – Boston Celtics 104×117 Cleveland Cavaliers
  • 19/5 – HOJE – 21h30 – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers
  • 21/5 – DOMINGO – 21h30 – Jogo 3 –  Cleveland Cavaliers x Boston Celtics
  • 23/5 – 21h30 – Jogo 4 –  Cleveland Cavaliers x Boston Celtics
  • 25/5 – 21h30 – Jogo 5* –  Boston Celtics x Cleveland Cavaliers
  • 27/5 – 21h30 – Jogo 6* – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics
  • 29/5 – 21h30 – Jogo 7* –  Boston Celtics x Cleveland Cavaliers

 

A final do Oeste está assim:

Golden State Warriors 2-0 San Antonio Spurs

  • 14/5 – Jogo 1 – Golden State Warriors 113×111 San Antonio Spurs
  • 16/5 – Jogo 2 – Golden State Warriors 136×100 San Antonio Spurs
  • 20/5 – SÁBADO – 22h – Jogo 3 – San Antonio Spurs x Golden State Warriors
  • 22/5 – 22h – Jogo 4 – San Antonio Spurs x Golden State Warriors
  • 24/5 – 22h -Jogo 5 * – Golden State Warriors x San Antonio Spurs
  • 26/5 – 22h – Jogo 6 * – San Antonio Spurs x Golden State Warriors
  • 28/5 – 22h – Jogo 7 * – Golden State Warriors x San Antonio Spurs

* Se necessários