La Liga

Barcelona recebe o Deportivo La Coruña pela 16ª rodada do Espanhol; confira o palpite para este e os demais jogos da rodada

Foto: Jose Jordan/AFP/reprodução

Sem poder contar com o Real Madrid, que decide hoje, dia 16 a partir das 15 horas o Mundial de Clubes contra o Grêmio em Abu Dhabi, o Campeonato Espanhol, chega à sua 16ª rodada com o Barcelona invicto sobrando na liderança. O duelo entre Real e Leganés ainda não tem nova data para acontecer.

 

Barcelona x Deportivo La Coruña

Dom 17/12/2017 Camp Nou 17:45

Invicto no Campeonato Espanhol, o Barcelona passa muito bem, obrigado, sem Neymar. Paulinho, o brasileiro que chegou cercado de desconfianças, se firmou no meio campo do time catalão e, partida após partida, mostrou seu valor. Para o duelo deste domingo, Messi e companhia medirão forças contra o Deportivo La Coruña, um clube que já foi “grande” mas que há tempos vem fazendo figuração em La Liga.

O Barcelona caiu um pouco de rendimento, é fato – os 2 empates nos últimos 3 jogos mostram isso –, mas o Deportivo, que está apenas 3 pontos à frente do Alavés – time que puxa a fila do rebaixamento – não deverá oferecer forte resistência neste domingo. Para piorar, Messi marcou em 8 dos últimos 9 jogos entre as equipes, chegando a 13 gols.

Nosso palpite: vitória com alguma tranquilidade de Messi e seus Blue Caps.

 

Atlético de Madrid x Alavés

Sab 16/12/2017 Metropolitano 17:45

Terceiro colocado no Espanhol a apenas 1 ponto do Valência, o segundo colocado (33 a 34) e a 6 do líder Barcelona (39), o Atlético de Madrid luta para se aproximar do time catalão e brigar, novamente, pelo título espanhol. Recebe o complicado Alavés, que luta para não cair, mas torce por um tropeço do Valência na rodada para assumir a segunda posição.

Nosso palpite: o Atlético de Madrid vence e afunda o Alavés mais um pouco na zona da degola.

 

Eibar x Valência

Sab 16/12/2017 Ipurúa 15:30

Invicto em seu estádio há 4 partidas e defendendo uma invencibilidade de 4 rodadas no Espanhol, o Eibar recebe o Valência querendo complicar a vida do vice-líder da competição.

A vitória por 2 a 1 contra o Celta de Vigo na última rodada colocou um ponto final à série sem triunfos do Valência (um empate e uma derrota). Foram 4 pontos somados nos últimos 9 disputados, contra 7 do Eibar (duas vitórias e um empate). Nas últimas 5 rodadas ambas as equipes conquistaram os mesmos 10 pontos possíveis em 15 disputados. A distância entre os times na classificação, entretanto, deixa evidente a diferença de qualidade dos elencos – 34 contra 18 pontos.

Apostar numa vitória certa dos visitantes diante da boa reação recente dos donos da casa não é dos palpites mais certeiros.

Nosso palpite: dificilmente o Valência perde este duelo, mas o empate é um resultado mais provável.

 

Athletic Bilbao x Real Sociedad

Sab 16/12/2017 San Mamés 13:15

14º colocado no Espanhol com  17 pontos, o Athletic Bilbao recebe o Real Sociedad (10º colocado, com 19 pontos) com chances de subir na tabela de classificação. Isso porque nas última rodadas o Sociedad vem apresentando um viés de queda: em 5 jogos foram uma vitória, dois empates e duas derrotas (nesta ordem), somando 5 pontos em 15 possíveis. O Athletic, por sua vez, nos mesmos 5 jogos, obteve, pela ordem, uma derrota, três empates e uma vitória, somando 6 pontos em 15 possíveis o que lhe permitiu subir duas posições na tabela na última rodada – enquanto que o Real Sociedad caiu uma posição.

O histórico dos encontros entre os dois times no Espanhol indica um jogo bem movimentado e com alguns gols.

Nosso palpite: contando com o apoio de sua torcida, o Bilbao deve fazer a lição de casa e vencer o Real Sociedad com alguma emoção.

 

Girona x Getafe

Dom 17/12/2017 Montilivi 09:00

Empatados com 20 pontos na tabela de classificação – distantes apenas pelos critérios de desempate – e com campanhas idênticas até aqui (5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas), o Girona (9º colocado) recebe o Getafe (7º) no terceiro dia da 16ª rodada do Campeonato Espanhol com uma ligeira vantagem estatística: há 5 jogos que o Getafe não vence como visitante pelo Espanhol.

O que não quer dizer muita coisa.

Os dois times não jogam um futebol que enche os olhos e seus ataques fracos são superados apenas por suas defesas ainda piores – o que pode indicar um jogo com alguns gols, mas nem por isso, bonito.

Nosso palpite: vitória chorada do Getafe que põe fim a série de fracassos como visitante.

 

Celta de Vigo x Villareal

Dom 17/12/2017 Balaídos 13:15

Conquistando apenas 8 pontos em 24 possíveis como visitante no Campeonato Espanhol, o Villareal leva seu péssimo desempenho fora de casa para medir forças com o Celta de Vigo, time que está no meio da tabela (11º lugar com 18 pontos), lutando por uma vaga na Liga Europa contra (neste momento) o adversário deste domingo – 6º colocado com 21 pontos.

Para deixar tudo pior, o Villareal vem de uma série de 3 derrotas nas últimas 3 rodadas, tendo somado apenas 4 pontos nos últimos 5 jogos do campeonato. O Celta, por sua vez, somou 7 pontos nos últimos 15 disputados – mas vem de uma derrota por 2 a 1 para o Valência na 15ª rodada.

Com desempenhos muito parecidos, apesar da enganadora distância na tabela, Celta e Villareal devem fazer um jogo bastante equilibrado no domingo.

Nosso palpite: o duelo tem todos os ingredientes para um empate, mas se tivermos que acreditar na possibilidade de um vencedor, o Celta é nosso candidato.

 

Las Palmas x Espanyol

Dom 17/12/2017 Gran Canaria 15:30

O duelo da parte de baixo da tabela coloca frente a frente o lanterna do Espanhol, Las Palmas (20º colocado com 10 pontos) contra o não tão melhor Espanyol (16º colocado com 16 pontos). Com apenas 6 pontos conquistados em 21 possíveis, depois de 2 vitórias e 5 derrotas nos últimos 7 jogos como mandante, o Las Palmas vem se arrastando por La Liga a espera do inevitável rebaixamento.

O Espanyol também não tem do que se orgulhar: conseguiu a façanha de não vencer nenhum dos últimos 7 jogos como visitante no Espanhol. Com ataques idênticos (11 gols pró) e defesas pavorosas (34 x 19 gols sofridos respectivamente), Las Palmas e Espanyol devem fazer um jogo duro de se ver, mas com grandes possibilidades de gols por conta de seus sistemas defensivos inexistentes.

Nosso palpite: o duelo é a chance que o Las Palmas tem para conquistar sua segunda vitória seguida como mandante; um resultado bem possível, mas o empate com gols não é de todo improvável.

 

Málaga x Bétis

Seg 18/12/2017 La Rosaleda 18:00

A rodada termina – sem levarmos em conta a partida adiada entre Real Madrid e Leganés – com mais um duelo entre times que tentam fugir da “nhaca” e se recuperar no torneio. Vice-lanterna com apenas 11 pontos conquistados (um aproveitamento de 24,4%), o Málaga, que somou 7 pontos em 15 possíveis nas últimas 5 rodadas, recebe o Bétis que, à exemplo do Sport no Brasileirão, vem caindo livremente pela tabela de classificação. 13º colocado com 18 pontos (aproveitamento de 40%), os vistantes conquistaram apenas 2 pontos nos últimos 15 disputados. A derrota para o Atlético de Madrid, pela 15ª rodada, custou ao Bétis 3 posições.

Embora mantenha ainda um aproveitamento superior ao do Málaga, a queda de desempenho do Bétis pode ser o prenúncio de um péssimo returno.

Nosso palpite: em baixa, o Bétis conquista um importante empate na sua briga para se livrar da “nhaca” no Campeonato Espanhol.

 

Como foi

Sevilla 0 x 0 Levante – 15/12/2017 Ramón Sánchez Pizjuán 18:00

Com Paulo Henrique Ganso como titular por pouco mais de 67 minutos de jogo, o Sevilla não passou de um empate em 0 a 0 com o Levante na abertura da 16ª rodada do Campeonato Espanhol e deixou escapar a chance de se aproximar do Real Madrid, o 4º colocado com 31 pontos. Mantendo-se na 5ª colocação, com 29 pontos, o Sevilla segue classificado para a Liga Europa.

Os goleiros Rico, pelo Sevilla, e Oier, pelo Levante, foram os maiores responsáveis pelo resultado. Principalmente Oier que, de cabeça, impediu no segundo tempo o gol de Sarabia que daria a vitória para os donos da casa que muito pressionaram, mas falharam em sua missão de conquistar os 3 pontos.