Brasileirão Série A

Bahia x Sport Recife pela 17ª rodada do Brasileirão: confira o prognóstico e palpite para o confronto

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Mesmo fora de casa, Leão quer se manter no G-6, enquanto o Tricolor pode alcançar a metade de cima da tabela com a vitória

Na reedição da final da Copa do Nordeste deste ano, Bahia e Sport Recife irão se reencontrar na Fonte Nova, às 16h (horário de Brasília) do próximo domingo (30). Quem chegará com espírito de revanche é o Leão, que perdeu o título para o Tricolor. No entanto, no atual estágio da temporada, são os pernambucanos que se encontram em melhor situação, já que estão no G-6 e classificados para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com relação aos mandantes, a 14ª colocação não pode ser considerada uma posição de risco, mas basta um tropeço para o elevador descer bruscamente no Brasileirão 2017.

 

BAHIA X SPORT RECIFE

O Tricolor de Aço, de cara, tem uma grande vantagem, já que folgou durante a semana, enquanto o Rubro-Negro encarou uma batalha na Argentina contra o Arsenal de Sarandí. Por Pouco, o Sport não foi eliminado da Copa Sul-Americana. Como havia vencido no Recife por 2 a 0, os brasileiros tinham a vantagem de perder por até um gol de diferença. Mas os argentinos devolveram o placar, o que levaria a decisão da vaga para as oitavas de final nos pênaltis. Porém, aos 37 minutos do segundo, André fez o gol salvador que classificou o Leão.

 

Preparação do Bahia para encarar o Leão

O técnico do Bahia, Jorginho, terá que fazer alterações na equipe, já que o lateral Eduardo será obrigado a cumprir suspensão automática por cartão amarelo na próxima partida. Além dele, Wellington Silva, Jackson, Hernane e Edigar Junio também não estarão disponíveis, pois continuam no departamento médico recuperando-se de lesões. Entretanto, o treinador contará com as voltas de Armero, Matheus Sales, Maikon Leite e Rodrigão.

A única dúvida de Jorginho segue sendo o zagueiro Lucas Fonseca, que torceu o tornozelo no início dos treinamentos para o duelo contra o Leão. Ele participou de apenas uma parte da atividade de ontem (27) no centro de treinamentos do clube.

 

Luxa tem problemas para escalar o Sport Recife

Já pelos lados da Ilha do Retiro, o alívio e a satisfação pela classificação na Sul-Americana fazem parte do passado. A chave já foi virada para o Brasileirão, quando a equipe almeja não sair do G-6. Depois da derrota no último domingo (23), em casa, para o Palmeiras, o Leão quer (e precisa) se recuperar na competição.

Para o confronto diante do Bahia, o técnico Vanderlei conta com quatro desfalques. Por conta de suspensão, o treinador não poderá escalar seus três melhores jogadores: Diego Souza, André e Rithely. Mesmo assim, Luxa decidiu poupar Samuel Xavier, que vem demonstrando um desgaste acentuado nos últimos duelos. Ao que tudo indica, Raul Prata deve ser o provável substituto – ele entrou no segundo tempo da decisão contra o Arsenal e é a única opção de origem no setor.

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Quem tradicionalmente dá as cartas nos confrontos entre Bahia e Sport Recife é o Tricolor, que venceu o rival 22 vezes em 45 partidas oficiais disputadas ao longo da história. Já o Leão “rugiu mais alto” em apenas oito ocasiões, além de 15 empates.

 

Prováveis escalações:

BAHIA: Jean; Régis, Tiago, Lucas Fonseca e Armero; Renê Junior, Edson, Matheus Sales, Zé Rafael e Allione (Maikon Leite); Rodrigão.
Técnico: Jorginho

SPORT RECIFE: Agenor; Raul Prata, Ronaldo Alves, Durval e Sander (Rogério); Mena, Thallyson, Patrick e Thomás; Everton Felipe e Rogério.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 

Palpite:

O Sport Recife tem desfalques que praticamente desconfiguram o time. Sem seus três melhores jogadores e com o ingrediente do cansaço provocado pela batalha no estádio Julio Grondona contra o Arsenal, o Bahia tem tudo para confirmar os três pontos contra o Leão. Além do retrospecto muito favorável no histórico do confronto, a Arena Fonte Nova fará toda a diferença para a vitória tricolor.

 

Jogos da 17ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 29 de julho

  • 16:00 – Botafogo x São Paulo – palpite: Botafogo
  • 16:00 – Palmeiras x Avaí – palpite: Avaí

Domingo, 30 de julho

  • 11:00 – Chapecoense x Atlético-GO – palpite: Chape
  • 16:00 – Corinthians x Flamengo – palpite: Corinthians
  • 16:00 – Coritiba x Atlético-MG – palpite: Coritiba
  • 16:00 – Bahia x Sport Recife – palpite: Bahia
  • 16:00 – Ponte Preta x Fluminense – palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Cruzeiro x Vitória – palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Grêmio x Santos – palpite: Grêmio

Segunda-feira, 31 de julho

  • 20:00 – Vasco x Atlético-PR – palpite: Vasco