Brasileirão Série A

Bahia recebe a Ponte Preta querendo escapar de vez do “risco rebaixamento” na 32ª rodada do Brasileirão

Foto: Marcelo Malaquias / EC Bahia

Lutando na parte de baixo da tabela, Bahia e Ponte Preta se encontram neste domingo, a partir das 18 horas na Arena Fonte Nova em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ameaçadas pelo fantasma do rebaixamento, as duas equipes precisam da vitória para manterem vivas as chances de seguirem na Séria A em 2018. E no caso do Bahia, até mesmo o empate será um bom resultado.

 

Senhor de seus domínios

Após colecionar técnicos durante o Campeonato Brasileiro (Guto Ferreira, Jorginho e Preto Casagrande), o Bahia flertou perigosamente com a parte de baixo da tabela e com o Z-4. Com a chegada de Paulo Cézar Carpegiani, entretanto, o time parece ter encontrado seu rumo e numa boa sequência de resultados positivos, entre vitórias e empates, chega para a 32ª rodada do Brasileirão com 39 pontos e ocupando a 13ª posição.

Nos 5 jogos em que vem sendo comandado por Carpegiani, o Bahia venceu o líder Corinthians e o arquirival Vitória, empatou com Palmeiras e Fluminense e perdeu apenas para o Flamengo – em um atípico 4 a 1 na Ilha do Urubu. Foram 8 pontos conquistados em 15 possíveis, com um aproveitamento geral no campeonato de 41,9%.

Com os 27 pontos conquistados até aqui em seus domínios, o Bahia é, hoje, o 7º melhor mandante do Brasileirão – um dado que pode fazer toda a diferença no jogo de amanhã se olharmos os números da Ponte Preta como visitante. Pra tornar tudo ainda mais interessante, apesar da defesa razoavelmente frágil – o Bahia levou gols em 8 de seus últimos 10 jogos –, o ataque tricolor tem sido eficiente e se fez presente em 9 dos últimos 10 jogos da equipe.

 

Agonizando no Z-4

Depois de um bom início de Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta foi caindo de rendimento até que seu mal desempenho custou o emprego de Gilson Kleina (hoje, na Chapecoense). A chegada de Eduardo Baptista (em seu 3º clube na temporada), entretando, não melhorou o desempenho do time que segue colecionando tropeços e enfrentando dificuldades para sair do Z-4.

Nem mesmo a vitória sobre o Corinthians na última rodada ajudou a equipe que com 35 pontos ocupa a 17ª posição – a primeira com vaga garantida na Série B. Com apenas 4 pontos conquistados nos últimos 15 disputados, a Macaca tem um aproveitamento neste Brasileirão de 37,6%.

Como se isso não fosse ruim o suficiente, nos últimos 10 jogos que disputou como visitante no Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta somou apenas 6 pontos em 30 possíveis, desempenho que a coloca na 20ª posição em aproveitamento como visitante. Sem dúvida, números preocupantes.

 

Elencos

Poupados dos trabalhos físicos na última quinta-feira, o zagueiro Lucas Fonseca, o volante Renê Júnior e o atacante Edigar Junio não deverão ser problemas para o técnico Paulo Cézar Carpegiani e devem começar no 11 titular do Bahia.

A Ponte por sua vez terá problemas para suprir as ausências do volante Naldo, do lateral esquerdo Danilo e do atacante Emerson Sheik, todos suspensos. Além deles, também fica de fora o meia Wendel. de boa notícia, apenas a volta do volante Jádson que cumpriu suspensão automática contra o Corinthians.

 

Nosso palpite

Com um retrospecto melhor em casa, apresentando um padrão de jogo mais ofensivo do que na fase pré-Carpegiani e sem problemas para escalar seus titulares, o Bahia não deve encontrar grandes dificuldades para fazer valer o “fator campo” e impôr à desfalcada Ponte Preta mais uma derrota longe de seus domínios. 3 pontos que ajudarão muito o tricolor a ficar longe do Z-4 e que farão muito falta à Macaca em sua luta contra o Z-4.

 

Jogos e palpites da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado, 4 de novembro de 2017

  • 17:00 – Santos x Atlético-MG – palpite: empate
  • 19:00 – Botafogo x Fluminense – palpite: Botafogo
  • 19:00 – Atlético-GO x São Paulo – palpite: Atlético-GO
  • 21:00 – Coritiba x Avaí – palpite: Avaí

Domingo, 5 de novembro de 2017

  • 17:00 – Corinthians x Palmeiras – palpite: Palmeiras
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético-PR – palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Flamengo – palpite: Flamengo
  • 18:00 – Bahia x Ponte Preta – palpite: Bahia
  • 19:00 – Vasco x Vitória – palpite: Vitória
  • 19:00 – Chapecoense x Sport – palpite: Chapecoense

 

Caneladas ao Vivo

E neste domingo a partir das 17 horas, acompanhe nossas Caneladas ao Vivo no Twitter do Ganhador para Corinthians e Palmeiras, jogo que pode deixar o Campeonato Brasileiro de 2017 ainda mais indefinido.