Brasileirão Série A

Bahia defende série de nove anos sem perder para a Ponte Preta no Brasileirão

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Tricolor baiano também ganhou três dos quatro últimos encontros no Moisés Lucarelli

A quarta-feira abre a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro e um duelo da parte de baixo da tabela traz uma invencibilidade impressionante. Há nove anos o Bahia não perde para a Ponte Preta – e tenta defender este tabu neste 12 de julho, às 19h30, no Moisés Lucarelli.

   

Vantagem de nove anos

Com muitos encontros nas duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, Bahia e Ponte Preta não têm um histórico equilibrado. Dos dez últimos embates, os baianos levaram a melhor em cinco, empataram quatro e perderam apenas um. Este revés inclusive faz tempo, tendo ocorrido em novembro de 2008. Nem mesmo o Moisés Lucarelli tem ajudado, com a Macaca perdendo três e empatando apenas um nos quatro duelos recentes no local.

Todo esse retrospecto é o que o Bahia mais pode se apegar no momento, pois a fase não é nada boa. O tricolor não sabe o que é ganhar há sete jogos e vive uma crise terrível, despencando na tabela. Na última rodada, até fez uma boa apresentação contra o Fluminense e dominou boa parte da partida, mas errava muito na hora do último passe.

A situação dos baianos fica ainda mais preocupante pois só conseguiram somar dois pontos em seis jogos fora de casa. E os empates só foram conquistados porque seguraram o 0 a 0, pois o time só balançou as redes como visitante uma vez, diante do Vasco, quando foi superado por 2 a 1.

   

Ponte irregular

O clube de Campinas é consideravelmente superior ao visitante, mas vive uma irregularidade incrível. Desde de 1 de abril que a Ponte Preta não sabe o que é vencer duas seguidas. É bem verdade que muito da dificuldade de emplacar esta série se deve ao fato de sempre sair para jogar fora, mas no Brasileirão, por exemplo, atuou duas rodadas no Moisés Lucarelli em sequência e mesmo assim saiu derrotada em uma delas.

Para piorar, o ataque não tem sido muito efetivo. Das últimas sete apresentações, só marcou três gols. O clube não sabe o que é balançar as redes mais de uma vez também desde 11 de junho, quando superou a Chapecoense por 3 a 2.

O único ponto positivo para a equipe é que o desempenho em casa é bem satisfatório, com quatro vitórias e apenas uma derrota em casa pelo campeonato. O revés foi exatamente na última apresentação, diante do Palmeiras, por 2 a 1.

   

Clubes não conseguem surpreender

Quando o campeonato começou, ninguém esperava que Ponte Preta e Bahia conseguissem aparecer na primeira parte da tabela. Com 12 rodadas disputadas, os times de fato estão longe da parte de cima e focam mais em não correr risco de queda. Entre os dois, a equipe de Campinas é a que vem melhor, na 13ª posição, com 15 pontos e pode até chegar na 7ª posição dependendo da combinação de resultados; porém, se perder, pode entrar na zona de rebaixamento.

Já o Bahia é o 16º, com 12 pontos e o máximo que pode fazer é roubar o 13º lugar da Ponte – e joga pressionado, pois um revés talvez signifique a vice-lanterna. O clube vive um alerta muito grande, pois é o primeiro fora do Z4 e certamente pensa na possibilidade do São Paulo se recuperar com a troca de comando. O time paulista é o 19º, com 11, mas tem tudo para conquistar os três pontos e saltar na tabela, já que encara o último colocado, Atlético-GO.

   

O que esperar do jogo

Com dois times jogando um futebol fraco ultimamente, a expectativa é de uma partida com poucos gols. Certamente um dos tempos terminará com no máximo uma bola na rede ou até mesmo os dois períodos. Para o jogo, a previsão é um empate de 1 a 1, com no máximo a Ponte Preta tendo chances de vencer, caso saia na frente.

   

Jogos da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

Quarta-feira

  • 19:30 – Atlético-MG x Santos. Palpite: Atlético-MG vence por 2 a 0
  • 19:30 – Ponte Preta x Bahia. Palpite: 1×1
  • 21:00 – Fluminense x Botafogo. Palpite: Fluminense vence por 2 a 1
  • 21:45 – Atlético-PR x Cruzeiro. Palpite: 0x0
  • 21:45 – Palmeiras x Corinthians. Palpite: Palmeiras vence por 2 a 1
  • 21:45 – Vitória x Vasco. Palpite: 1×1

Quinta-feira

  • 19:30 – Flamengo x Grêmio. Palpite: Flamengo vence por 2 a 1
  • 19:30 – São Paulo x Atlético-GO. Palpite: São Paulo vence por 2 a 0
  • 19:30 – Sport x Chapecoense. Palpite: Sport vence por 1 a 0
  • 21:00 – Avaí x Coritiba. Palpite: Avaí vence por 2 a 1