Brasileirão Série A

Avaí x Santos: palpite para o jogo da 19ª rodada do Brasileirão Série A

Santos
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Depois de derrotar o Flamengo em um dos melhores jogos da temporada, o Peixe enfrenta o Leão no Estádio da Ressacada, e busca de manter a sequência de invencibilidade.

Nesse final de semana, o Campeonato Brasileiro 2017 traz os últimos jogos do primeiro turno. E que temporada emocionante, meus amigos! Em terceiro lugar na tabela, o Santos nada contra a maré na busca do líder Corinthians — dez pontos na frente — ao mesmo tempo em que empurra para baixo os adversários diretos. Enquanto isso, o Avaí trava uma árdua batalha contra a zona de rebaixamento e busca se reerguer depois da goleada sofrida diante do Atlético-PR. Para isso, contará com o mando de campo. O confronto, válido pela 19ª rodada do Brasileirão, acontece no domingo, às 19 horas, na Ressacada, e você confere o prognóstico abaixo.

 

Peixe não perde desde junho

Já são dez jogos de invencibilidade. Do início de julho para cá, o Santos disputou uma partida pela Copa Libertadores da América, uma pela Copa do Brasil e oito no Campeonato Brasileiro, conquistando sete vitórias, três empates e nenhuma derrota. Na Libertadores, venceu o Atlético-PR, conquistando 3 gols em campo adversário. Na Série A, venceu seus atuais adversários diretos, Palmeiras e Flamengo, empatou fora de casa com o vice-líder Grêmio e anotou mais um triunfo na história do clássico San-São. Foi um total de 20 gols marcados no último mês, contra 10 sofridos, em que o Peixe teve 80% de aproveitamento.

É claro que nesse meio-tempo tivemos a eliminação na Copa do Brasil diante do poderoso Flamengo. Porém, isso não desmerece o ótimo trabalho de Levir Culpi, que pegou o Peixe em 10ª na tabela do Brasileirão e comandou o time até a 3ª colocação. A última derrota foi justamente no jogo de ida contra o Mengão, em 28 de junho. Porém, após dar o troco duas vezes — 4 a 2 no jogo da eliminação e 3 a 2 na 18ª rodada do Brasileirão — podemos dizer que o Alvinegro está de alma lavada e pronto para manter sua sequência de invencibilidade.

Porém, não podemos esquecer que o Peixe precisará lidar com importantes desfalques neste confronto. Lucas Lima acumulou o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Flamengo e estará suspenso. O mesmo vale para Yuri e David Braz, enquanto Victor Ferraz e Vecchio seguem se recuperando de lesões. Com tantos desfalques, Levir Culpi prepara atletas da base para formarem a linha defensiva.

 

Avaí, o time do empate (quando a defesa funciona)

Na rodada passada, o Avaí sofreu uma derrota acachapante. Foi mesmo de desmoralizar. Jogando contra o Atlético-PR no temido gramado sintético da Arena da Baixada, o Leão da Ilha levou a maior goleada do campeonato até o momento. Foram cinco gols sofridos – dois de Guilherme, dois de Eduardo Henrique e um gol contra de Capa – e nenhum marcado. E o Avaí, que via no duelo contra o Furacão uma chance para sair da zona de rebaixamento, acabou completando catorze rodadas no Z-4.

O time de Claudinei Oliveira tem o pior ataque do campeonato, com apenas 10 gols marcados em 18 rodadas. Está cinco gols atrás do segundo pior ataque, o do Atlético-GO. Até a rodada passada, contava com uma defesa mediana. Porém, o placar final da partida contra o Furacão fez mal às estatísticas, deixando o Leão com uma média de 1,4 gols sofridos por jogo, 25 no total, e saldo de -15 gols.

Porém, apesar das circunstâncias, é importante lembrar que o Avaí já surpreendeu em diversas ocasiões ao longo da temporada. Em seu último compromisso em casa, venceu o Cruzeiro com gol de Júnior Dutra. Em casa também segurou o empate contra a Ponte Preta, o Flamengo e o líder Corinthians. Na verdade, empate é um resultado muito comum para o Leão, tendo acontecido em 50% dos jogos disputados em casa nesse Brasileirão.

A boa notícia para o duelo contra o Santos é que Juan retornará da suspensão. Vamos torcer para que ele não volte a xingar o árbitro.

 

Retrospecto de Avaí x Santos

O retrospecto do duelo pende bastante para o lado do Santos. De 11 confrontos em competições oficiais, foram 5 vitórias para o Peixe, 5 empates e apenas 2 para o Avaí. Mesmo jogando em Santa Catarina, o bom desempenho do Alvinegro se mantém, com 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

A última vez em que os dois times se encontraram foi na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015, ano em que o Leão foi rebaixado para a Série B. O confronto aconteceu na Vila Belmiro, tendo resultado favorável ao Peixe, com placar 5×2 e gols de Gabriel Barbosa, Thiago Maia, Ricardo Oliveira, Nilson e Lucas Lima para o lado santista, e dois de Léo Gamalho para os avaianos. O último jogo na Ressacada resultou em 1×1, na 1ª rodada do mesmo ano.

Para encerrar, a última vitória do Avaí para cima do Santos foi em 2010, na penúltima rodada, quando o Santos ocupava o meio da tabela, sem chances de ser campeão e sem risco de rebaixamento, e já estava classificado para a Libertadores por ter se sagrado campeão da Copa do Brasil.

Últimos confrontos

  • Santos 5×2 Avaí – Brasileirão 2015, 20ª rodada
  • Avaí 1×1 Santos – Brasileirão 2015, 1ª rodada
  • Avaí 1×2 Santos – Brasileirão 2011, 22ª rodada
  • Santos 3×1 Avaí – Brasileirão 2011, 3ª rodada
  • Avaí 3×2 Santos – Brasileirão 2010, 37ª rodada
  • Santos 2×1 Avai – Brasileirão 2010, 18ª rodada

 

Prováveis escalações

Lucas Lima, Yuri, David Braz e Vecchio desfalcam o Peixe. Victor Ferraz é dúvida. É possível que mais alguém seja poupado para o jogo de volta contra o Atlético-PR nas oitavas de final da Copa Libertadores, que acontece na semana que vem. No Avaí, Juan retorna de suspensão.

Avaí: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Judson, Wellington Simião, Pedro Castro e Juan; Júnior Dutra e Joel. Técnico: Claudinei Olveira.

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, Fabián Noguera e Jean Mota; Renato, Alison e Rafael Longuine; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi.

 

Palpite

Pelo peso da camisa e pelo momento do time, pode parecer óbvia a vitória do Santos. Mas cuidado! O retrospecto de empates é muito forte, e o Avaí é perito em surpreender. Perdeu os jogos que deveria ganhar. Ganhou os jogos que ameaçava perder. Empatou diversas vezes, quando ninguém esperava, e entra em campo nesse domingo com necessidade de vitória para se redimir diante da torcida.

Eu não arriscaria no triunfo do Avaí, mas não duvido nem um pouco de um empate. Lembrando que, ao jogar como visitante, o Santos já cedeu o empate para Grêmio, Vasco e até Atlético-GO. O palpite vai para o Peixe, mas com empate anula a aposta. Também espero um jogo de pouca bola na rede.

 

Jogos da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Sábado, 5 de agosto

  • 19:00 – Fluminense x Atlético-GO, no Maracanã
  • 19:00 – Corinthians x Sport, na Arena Itaquera

Domingo, 6 de agosto

  • 11:00 – Flamengo x Vitória, no Luso-Brasileiro
  • 16:00 ­– Palmeiras x Atlético-PR, no Allianz Parque
  • 16:00 ­– Cruzeiro x Botafogo, no Mineirão
  • 16:00 ­– Coritiba x Chapecoense, no Couto Pereira
  • 16:00 ­– Grêmio x Atlético-MG, na Arena do Grêmio
  • 16:00 ­– Bahia x São Paulo, na Fonte Nova
  • 19:00 ­– Ponte Preta x Vasco da Gama, no Moisés Lucarelli
  • 19:00 ­– Avaí x Santos, no Estádio da Ressacada

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 44 – Libertadores
  2. Grêmio, 36 – Libertadores
  3. Santos, 34 – Libertadores
  4. Palmeiras, 32 –Libertadores
  5. Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
  6. Sport, 28 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Botafogo, 24 – Copa Sul-Americana
  9. Vasco, 23 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-PR, 23 – Copa Sul-Americana
  11. Coritiba, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Atlético-MG, 23 – Copa Sul-Americana
  13. Chapecoense, 22
  14. Fluminense, 22
  15. Ponte Preta, 21
  16. Bahia, 20
  17. São Paulo, 19 – Rebaixamento
  18. Avaí, 17 – Rebaixamento
  19. Vitória, 16 – Rebaixamento
  20. Atlético-GO, 12 – Rebaixamento