Brasileirão Série A

Avaí e Chapecoense têm confronto direto na luta contra o Z-4 no Campeonato Brasileiro

Foto: Frederico Tadeu / Avaí F.C.

No chamado “jogo de 6 pontos” Avaí e Chapecoense reeditam, no Brasileirão, a final do Campeonato Catarinense de 2017 – que deu o título à Chape. O que está em jogo desta vez é uma vaga no Z-4. E embora a vitória não seja o suficiente para tirar o Avaí da zona da degola, o resultado deixaria a equipe empatada em pontos com o alviverde (25) e mais perto da 16ª posição – a primeira que se salva no Campeonato Brasileiro. Um confronto direto que tem tudo para ser empolgante.

 

Avaí subindo de produção

Invicto há 3 rodadas com uma vitória e 2 empates, o Avaí vem melhorando seu desempenho no campeonato, mas deixou escapar na semana passada a chance de sair do Z-4 ao ceder o empate para o São Paulo em jogo realizado na Ressacada. Com o 1 a 1, a equipe catarinense caiu uma posição e agora está na vice-lanterna, com 22 pontos. Embora não seja o suficiente para lhe tirar do Z-4, a vitória no domingo colocará a equipe, no melhor dos cenários, na 17ª posição com os mesmos 25 pontos da Chapecoense e dependendo apenas de si para fugir da situação de risco.

Para conseguir seu objetivo o técnico Claudinei Oliveira deverá contar com o retorno do veterano meia Marquinhos – afastado há quase um mês para tratar de uma lesão. Depois de treinar normalmente durante a semana, o atleta deverá estar no banco de reservas e poderá ser uma opção para o segundo tempo. Quem também retorna à equipe é o zagueiro Betão, que cumpriu susensão automática contra o São Paulo. Os volantes Simão e Luan, entretanto, seguem afastados por motivo de contusão. Para completar a montagem da equipe, Claudinei antecipou que poderá recuar Pedro Castro para a posição de volante escalando Lucas Otávio no meio. No mais, a equipe deste domingo deve ser a mesma que empatou com o São Paulo na 21ª rodada.

 

Chapecoense em queda livre

Depois de dividir a liderança com o Corinthians no início do Brasileirão e figurar entre as melhores defesas do campeonato, a Chapeconese foi caindo de produção e, embora siga conquistando uma vitória aqui e outra ali – como nos 2 a 0 em cima do Palmeiras na 21ª rodada – a equipe perdeu rendimento e hoje está na 15ª posição, com 25 pontos. Dos 15 pontos disputados nas últimas 5 rodadas, conquistou apenas 4 (um empate e uma vitória).

Para ficar com a vida ainda mais “emocionante”, a Chape – que tem a segunda pior defesa do Brasileirão, ao lado do Vasco, com 34 gols sofridos – dispensou o zagueiro Victor Ramos e ficou com apenas 3 jogadores para a posição em seu elenco. Como Luiz Otávio está entregue ao departamento médico, o técnico Vinícius Eutrópio não terá outra opção a não ser escalar Douglas Grolli e Fabrício Bruno para o miolo de zaga – e ir para o jogo sem zagueiros no banco de reservas. Como disse acima: um confronto empolgante.

 

Nosso palpite

Embora venha em uma sequência de resultados melhor, posição por posição, o time do Avaí é inferior a Chapecoense que, mesmo derrotada pelo Corinthians na última quarta-feira pela partida adiada da 20ª rodada, jogou de igual para igual com o líder do campeonato em boa parte do duelo. Meu palpite é que, embora não vá encontrar facilidades, a Chape deve sair da Ressacada com os 3 pontos no bolso, para tristeza do Avaí que seguirá no calvário do Z-4.

 

Caneladas ao Vivo

E neste domingo estarei no Twitter do Ganhador comentando – e rezando para que não seja mais um jogo medonho – o clássico paulista entre Palmeiras e São Paulo, a partir das 16 horas. Vamos sofrer juntos.

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 22ª rodada do Brasileirão, também será uma “rodada maluca”, e terá os seguintes jogos:

Sábado – 26/08/2017

  • 16:00 – Fluminense x Vasco – Maracanã (Premiere) – Palpite: Fluminense
  • 19:00 – Corinthians x Atlético-GO – Arena Itaquera (Premiere) – Palpite: Corinthians

Domingo – 27/08/2017

  • 16:00 – Palmeiras x São Paulo – Allianz Parque (Globo, Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Ponte Preta x Atlético-MG – Moisés Lucarelli (Globo, Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 16:00 – Flamengo x Atlético-PR – Ilha do Urubu (Globo, Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Bahia x Botafogo – Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 19:00 – Avaí x Chapecoense – Ressacada (Premiere) – Palpite: Chapecoense
  • 19:00 – Cruzeiro x Santos – Mineirão (Premiere, SporTV) – Palpite: Cruzeiro

Segunda-Feira – 28/08/2017

  • 20:00 – Coritiba x Vitória – Couto Pereira (Premiere, SporTV) – Palpite: empate

Sábado – 02/09/2017

  • 16:00 – Grêmio x Sport – Arena Grêmio (Premiere) – Palpite: Sport