Brasileirão Série A

Atlético-PR joga contra o Atlético-MG e busca deixar a lanterna do Brasileirão para o Atlético-GO

Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG

O início do Campeonato Brasileiro 2017 não está sendo fácil para os times atleticanos. Atlético-MG, Atlético-GO e Atlético-PR estão todos na base da tabela. Os mineiros, que no início do campeonato entravam na lista de favoritos ao título, atualmente nadam contra a maré, a apenas 1 pontinho da zona de rebaixamento. Goianienses e paranaenses amargam o penúltimo e último lugares na tabela. Entre as duas realidades — não muito distintas — o Avaí também briga para galgar uma melhor posição. E a 7ª rodada será decisiva para estes quatro times.

As duas partidas serão simultâneas. Às 19h30 da quarta-feira, dia 14 de junho, o Atlético-MG recebe o Atlético-PR no Estádio Independência, enquanto o Atlético-GO recebe o Avaí no Estádio Olímpico. A emoção é tanta, que lembra os clássicos filmes de velho oeste. E agora, quem será que sai vivo desse tiroteio? Confira abaixo os prognósticos.

 

Atlético-MG x Atlético-PR

O início do campeonato está sendo frustrante para o Atlético Mineiro. Com sucessivos desfalques, o time nunca consegue entrar em campo com seus 11 titulares. O resultado nós vemos na tabela. Até agora, o Galo venceu apenas o Avaí. Acumula 3 empates e teve sua confiança abalada ao perder na rodada passada por 2 a 0 para o Vitória, que ocupava a lanterna do campeonato. Sua longa lista de desfalques inclui Marcos Rocha e Adilson (lesionados), além de Cazares (escalado pela Seleção Equatoriana). Enquanto isso, Leonardo Silva, Luan e Alex Silva foram liberados pelo departamento médico e estarão à disposição de Roger Machado. Gabriel é dúvida.

Por sua vez, o Atlético Paranaense ainda não venceu no Brasileirão. Depois de levar quatro gols em sete minutos na estreia contra o Bahia — recém-chegado da Série B — a situação foi de mal a pior. Seus dois pontinhos magros na tabela vieram com empate diante do Flamengo e do Fluminense. De resto, apenas derrotas. Tudo indica que o Furacão investiu todo o seu esforço em avançar na Libertadores e na Copa do Brasil, e acabou faltando gás para manter uma campanha minimamente aceitável no Campeonato Brasileiro. O aproveitamento está em 11%. Para completar, o time não contará com o goleiro Weverton, escalado para a Seleção Brasileira.

Palpite: Que páreo duro! Mas o mando de campo vai pesar muito. O favoritismo fica para o Galo, que venceu sem levar gols nas duas últimas partidas que disputou em casa, e tem um retrospecto de 52% de vitórias ao receber o Furacão em Belo Horizonte.

 

Atlético-GO x Avaí

Em penúltimo lugar na tabela, o Atlético Goianiense até agora não empatou. Sofreu derrotas nos quatro primeiros jogos do campeonato. Só foi ganhar pontos na 5ª rodada, ao ser comandado pelo auxiliar técnico João Paulo Sanches, e bater a Ponte Preta por 3 a 0. Na rodada seguinte voltou a perder, dessa vez sob o comando de Doriva. Já são 13 gols sofridos em 6 jogos, contra apenas 4 marcados. Sua maior vantagem está no mando de campo, onde venceu a Macaca e tem ótimo retrospecto jogando contra o Leão da Ressacada.

O Avaí vem de uma partida difícil contra o Flamengo, com direito a polêmicas e pênalti anulado. Mesmo assim, conseguiu segurar o empate frente ao Rubro-Negro. Está duas posições à frente do adversário da rodada, tendo emplacado dois empates até agora, além de uma vitória para cima do Sport Recife. Conta com uma defesa regular, vazada 6 vezes em 6 jogos. Porém, a maior fraqueza do Leão está em seu ataque ineficaz, o pior do campeonato. Até agora, são apenas 2 gols, ambos marcados pelo mesmo jogador, Romulo. Somando isso ao fato de que Denilson — artilheiro do time no Campeonato Catarinense — acaba de ser negociado com o São Paulo, temos clara a dependência do time em cima de um único finalizador.

Palpite: Sem capacidade ofensiva, o Avaí tende a levar a pior. Suas três derrotas no campeonato foram fora de casa, e tudo indica mais um revés para a tabela. Enquanto isso, Doriva está trabalhando firme em organizar a defesa goianiense. Prognóstico de 2 a 1 para o mandante.

 

Jogos da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

  • 14/06, 19:30 – Atlético-MG x Atlético-PR
  • 14/06, 19:30 – Atlético-GO x Avaí
  • 14/06, 19:30 – Sport Recife x São Paulo
  • 14/06, 19:30 – Vitória x Botafogo
  • 14/06, 21:00 – Flamengo x Ponte Preta
  • 14/06, 21:45 – Santos x Palmeiras
  • 14/06, 21:45 – Corinthians x Cruzeiro
  • 14/06, 21:45 – Chapecoense x Vasco da Gama
  • 15/06, 16:00 – Coritiba x Bahia
  • 15/06, 21:00 – Fluminense x Grêmio