Copa do Brasil

Atlético-PR estreia e Santos deve se classificar na Copa do Brasil

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Teremos três jogos na noite de hoje pela competição copeira.

Santa Cruz e Atlético-PR estreiam no Arruda, às 21h45; no mesmo horário, só que no Mangueirão, Paysandu e Santos decidem que irá adiante; no Maracanã, às 19h30, Flamengo e Atlético-GO debutam no torneio.

 

Grafite, o nome do jogo

Dizer com certeza quem vencerá o primeiro embate entre Santa Cruz e Atlético-PR eu não posso. Descrever o destaque do espetáculo antes da bola rolar também não. Apesar de não ter bola de cristal, posso garantir que os holofotes e as lentes dos jornalistas e torcedores estarão apontadas para um jogador: Grafite. Ele trocou a Cobra Coral, onde era ídolo da torcida, pelo Furacão no início do ano. Em pesquisa realizada antes da peleja, os tricolores estão bastante divididos. Uns ignorarão o atleta, enquanto outros pretendem provocá-lo por se sentirem traídos.

O treinador Vinícius Eutrópio ganhou um problemão: Halef Pitbull sente a coxa e está fora por pelo menos mais uma semana. Léo Costa é a dúvida. Ele recebeu uma pancada na disputa pelo bronze do Campeonato Pernambucano contra o Náutico no fim de semana e ainda sente dores.

Já o Furacão terá novidades logo mais. Paulo André barrará Marcão na zaga. Com o departamento médico lotado (sete atletas se recuperam de contusão), o treinador Paulo Autuori precisa contar com os reservas. É o caso do atacante João Pedro que substituirá Douglas Coutinho.

Os paranaenses estavam mesmo precisando encarar um oponente diferente, por um certame novo. Os últimos dias foram tensos em Curitiba. Além da perda do Estadual para o rival histórico Coriitba, o rubro-negro tomou de 3 a 0 do San Lorenzo em casa e se complicou na Taça Libertadores da América.

Eles voltarão a se encontrar no dia 31, data do último round desta guerra.

Os treinadores devem mandar a campo os seguintes jogadores:

Santa Cruz: Julio Cesar; Vítor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa (Roberto); Elicarlos, David e Pereira; Thomás, André Luís e Júlio César. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Atlético: Weverton; Gustavo Cascardo, Wanderson, Paulo André e Sidcley; Otávio, Eduardo Henrique (Matheus Rossetto) e Lucho González; João Pedro, Grafite (Crysan) e Eduardo da Silva. Técnico: Paulo Autuori.

 

Santos deve confirmar vaga nas quartas

Apesar de nem todos as partidas de ida terem sido realizadas, Paysandu e Santos jogam em Belém por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Nos primeiros 90 minutos, o Alvinegro Praiano bateu o Papão da Curuzu por 2 a 0. Como o saldo de gols e os gols marcados fora de casa são critérios de desempate, os paulistas têm grandes possibilidades de sobreviver à esta eliminatória.

O bicolor sabe que não tem um plantel do mesmo quilate que o seu oponente. No entanto, o grupo promete muita raça e dedicação para tentar reverter a vantagem. O título paraense, conquistado sobre o Remo, serve de motivação para torcedores e jogadores e de atração de público para comparecer ao estádio. Espera-se assim, pressionar o Santos. O técnico Marcelo Chamusca ensaiou muitas jogadas de bola parada e treinou finalizações ontem.

Os paulistas usarão a tática dos contra-ataques para vencer a peleja. Foi assim que Dorival Júnior preparou seus comandados, que chegaram à capital do Pará festejados por muitos torcedores locais. Bruno Henrique respondeu à imprensa sobre as críticas que os santistas vêm recebendo por atuar desta forma: “O Corinthians foi campeão assim, fechadinho, saindo no contra-ataque. Por que o Santos não pode fazer isso?” É preciso tomar cuidado, pois o Corinthians pode ter sido campeão paulista com esta tática, mas o Santos, que o copiou, não foi.

Fora de campo, a diretoria acertou o patrocínio da plataforma de seguros Thinkseg. A marca estampará a camisa do Peixe a partir de hoje.

Independentemente de quem avançar, o adversário só será conhecido após sorteio, que será dirigido pela CBF.

As prováveis escalações são:

Paysandu: Emerson; Ayrton, Perema, Gilvan e Hayner; Augusto Recife, Wesley e Rodrigo Andrade; Leandro Carvalho, Bérgson e Alfredo. Técnico: Marcelo Chamusca.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Cleber e Jean Mota; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

    

Flamengo x Atlético-GO

A primeira partida desta noite acontecerá no Maracanã. Flamengo e Atlético-GO estreiam na competição. O Urubu quer mostrar no torneio nacional que não ganhou o Campeonato Carioca por acaso. Vivendo momento bastante distinto, o Dragão testa pelo menos cinco caras novas que chegaram ao clube, após o revés na semifinal do Campeonato Goiano. O segundo duelo está marcado para o dia 24, no Serra Dourada. Confira aqui o prognóstico completo.

    

Jogos de hoje nas Oitavas de Final da Copa do Brasil 2017:

Quarta-feira, 10 de maio:

  • 19:30 – Jogo de ida: Flamengo x Atlético-GO
  • 21:45 – Jogo de ida: Santa Cruz x Atlético-PR
  • 21:45 – Jogo de volta: Paysandu x Santos (Resultado da ida: Santos 2×0 Paysandu)