Ganhador.com

Copa do Brasil

Atlético-MG tenta derrubar tabu contra o Botafogo na Copa do Brasil; veja prognóstico do jogo de ida

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Será a terceira vez que os alvinegros do Rio de Janeiro e de Minas se encontram na competição, em que o Glorioso jamais foi eliminado pelo Galo

Mais uma vez, o destino colocou Atlético-MG e Botafogo frente a frente na Copa do Brasil. Na edição 2017, os alvinegros de Minas Gerais e Rio de Janeiro lutarão por uma vaga na semifinal. A verdade é que a torcida do Galo prefere sempre evitar um embate com o Glorioso. Afinal, nas três vezes em que encararam o Fogão, os mineiros ficaram pelo caminho. A pergunta que não quer calar é uma só: teremos quebra ou não desse tabu?

 

ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO

Nesta quinta-feira (29), às 19h30 (horário de Brasília), as duas equipes se enfrentarão pelo jogo de ida das quartas de final no estádio Independência. Antes de falarmos sobre o histórico de eliminações do Atlético frente ao Bota, é bom situá-lo sobre o presente imediato de ambos. O Galo vem de uma boa vitória sobre a Chapecoense, no último fim de semana, em plena Arena Condá, que afastou um pouco o time da zona de rebaixamento do Brasileirão.

Com relação ao Botafogo, a semana não começou nada boa. Fora a impossibilidade de esvaziar o departamento médico, flagelo do elenco comandado por Jair Ventura na atual temporada, o Alvinegro perdeu para o então lanterna, Avaí, no estádio Nilton Santos, que recebeu cerca de 20 mil pessoas na última segunda-feira (26). A derrota por 2 a 0, com gols de Joel, que até outro dia estava em General Severiano, impediu que o time ocupasse de forma isolada o terceiro lugar na classificação.

Ontem (28), veio a confirmação de que Montillo não seguirá no clube e, provavelmente, encerrará a carreira. Após ficar em campo por apenas sete minutos contra os catarinenses, o meia argentino deixou o campo pela quinta vez na temporada com as dores de uma lesão que mais uma vez impediu este grande camisa 10, maior contratação do Glorioso para a temporada, de mostrar seu futebol.

 

DO OUTRO LADO…

Apesar de contar com a maior parte dos titulares, Roger Machado precisará montar o banco do Atlético-MG com muitos garotos da base, que recentemente conquistaram a Copa do Brasil Sub-20, como o goleiro Cleiton, o lateral Emanuel, os zagueiro Bremer e Matheus Mancini, o volante Cícero e o meia Marquinhos.

 

HISTÓRICO ALTAMENTE FAVORÁVEL AO BOTAFOGO NA COPA DO BRASIL

O primeiro encontro de ambos na Copa BR aconteceu em 2007, também nas quartas de final. Em Belo Horizonte, empate em 0 a 0. No Maracanã, uma partida polêmica que rende reclamações até hoje, pois o árbitro deixou de marcar um pênalti para o Galo no fim do jogo, que terminou com o placar de 2 a 1 para o Bota. No ano seguinte, veio a chance da revanche. No confronto de ida, também realizado na capital mineira, mais um marcador sem gols. Já em posse do Engenhão, o Glorioso fez valer o mando de campo e venceu por 2 a 0.

Em 2013, ano em que o Atlético-MG conquistou a Libertadores, o Botafogo brigava pelo título brasileiro e era liderado pelo craque holandês Seedorf, que foi ladeado pelos ótimos Lodeiro, Jefferson, Lucas, Dória e Vitinho. No Maracanã, os cariocas abriram as oitavas de final com uma belíssima atuação que culminou com o placar em 4 a 2. No Horto, palco de vitórias épicas na Liberta, o time da estrela solitária alcançou a classificação com o empate em 2 a 2.

Por fim, no geral, o Alvinegro de General Severiano tem 29 vitórias contra 18 do Galo, além de outros 18 resultados iguais em um total de 65 duelos disputados.

 

Prováveis escalações:

ATLÉTICO-MG: Victor; Yago, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Cazares e Luan; Robinho e Fred.
Técnico: Roger Machado

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Roger e Pimpão.
Técnico: Jair Ventura

 

Palpite:

A temporada do Botafogo é primorosa no quesito superação. O Glorioso alcançou as oitavas de final da Libertadores com um elenco enxuto e com inúmeras baixas por contusão. Apesar da derrota para o Avaí na 11ª rodada, a campanha é satisfatória no Brasileirão. E o histórico favorável contra o Galo na Copa do Brasil conta. Na raça e seguindo o padrão de jogo que dá certo – fechado à espera dos contra-ataques –, o Bota conseguirá o empate no Independência.

 

Resultados dos jogos da Copa do Brasil:

Confira os resultados dos outros jogos de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil realizados ontem (28):

  • Grêmio 4 x 0 Atlético-PR
  • Palmeiras 3 x 3 Cruzeiro
  • Flamengo 2 x 0 Santos

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar