Primeira Liga

Atlético-MG, Paraná, Londrina e Cruzeiro em campo pelas semifinais da Primeira Liga

Atlético MG
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Duelos entre mineiros e paranaenses devem ser bem equilibrados

Depois de quase quatro meses sem jogos, a Primeira Liga resolveu acelerar e somente três dias depois das quartas de final as equipes voltam a campo, desta vez pela semifinal. O que não deve mudar de uma fase para a outra é o foco das equipes. Os times da Série B Paraná e Londrina seguem usando seus titulares, enquanto membros da elite, que são Cruzeiro e Atlético-MG, devem ir para campo com alguns reservas.

 

Mineiros buscam título

Apesar de não jogar com força máxima, o Atlético-MG tem usado jogadores de peso, como Fred e Robinho, que perderam as vagas de titulares no Brasileirão, mas ganharam oportunidade na Primeira Liga. Porém, nenhum dos dois tiveram uma boa atuação na quarta-feira contra o Internacional. O grande destaque do jogo foi Clayton, que retornou recentemente ao clube e marcou o gol da vitória.

Outros atletas da base principal que estiveram em campo foram Marcos Rocha e Valdívia, que também fizeram apresentações discretas. O bom volume de jogadores de nome pelo Galo na competição se deve ao fato de os mineiros precisarem do torneio para levantar uma taça nesse segundo semestre. Com fracassos na Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, o alvinegro não tem outra chance de erguer um troféu senão for o da Primeira Liga. Por esse fator e tendo jogadores de qualidade, o Atlético-MG entra como favorito para a partida.

Do outro lado, o Paraná mostrou que de fato conta com as cifras da premiação pela classificação de fase na competição. Com uma defesa sólida, o clube conseguiu segurar o Flamengo e empatar em 1 a 1. O destaque foi o goleiro Richard, que fez ótimas defesas durante o jogo e ainda pegou dois pênaltis. No entanto, se a zaga conseguiu se segurar, o ataque pouco produziu. O gol da equipe só saiu em cobrança de falta de longa distância de Renatinho. Com exceção desta finalização, o time não levou perigo em nenhum momento, mesmo encarando um adversário que contava com uma defesa reserva e um jogador improvisado em uma lateral e um atleta sub-20 na outra.

Sendo assim, os paranaenses só avançam se conseguirem repetir o feito da classificação nos pênaltis, contando novamente com a estrela de Richard. Com a bola rolando, é praticamente impossível mais do que um empate, a não ser que surpreenda conseguindo recuperar o bom futebol da Série B, que aparece na quinta colocação.

 

Londrina com grande campanha

A grande sensação da Primeira Liga até aqui é o Londrina. O clube avançou na primeira fase com 100% de aproveitamento, batendo Avaí, Figueirense e Paraná. Como os adversários eram modestos, o time chegou nas quartas de final sem muita badalação, até que encarou o Fluminense e dominou a partida. Com uma bela atuação, o clube venceu o tricolor carioca por 2 a 0 e chega com moral para encarar o Cruzeiro.

Time por time, os paranaenses são bem inferiores, mas o grau de prioridade dado por cada lado deve fazer a diferença. Isso porque o foco dos mineiros é a decisão da Copa do Brasil, que acontece nesta quinta-feira. Com isso, não espere por nenhum titular da Raposa em campo neste domingo. Dos mais badalados, o único nome quase certo é o de Sassá, que não foi inscrito na outra competição. O atacante então será a grande esperança de gols do clube, pois vive grande momento e inclusive fez uma boa partida contra o Grêmio. Outro que brilhou contra o tricolor gaúcho foi Raniel, tendo marcado inclusive um gol.

Sendo assim, não seria surpresa os mineiros até balançarem as redes, mas a chance de dar Londrina é considerável. Isso porque voltando a falar de prioridades, os paranaenses veem na Primeira Liga a grande oportunidade não só de levantar uma taça, como também de bater membros da elite. Outro ponto negativo para a temporada, mas favorável no torneio é que a equipe – diferentemente do Paraná – não é candidata ao acesso, portanto, não tem por que se preocupar em desgastar o elenco.

Desta forma, o palpite é que o Londrina consiga bater mais um time da primeira divisão. Entre os jogadores do clube vale ficar de olho em Celsinho, que foi revelado pela Portuguesa e chegou a ser comparado a Ronaldinho assim que chegou aos profissionais.

 

Jogos das eliminatórias da Europa

Sábado, 2 de setembro

  • 19:00 – Atlético-MG x Paraná. Palpite: Atlético-MG vence por 1 a 0

Domingo, 3 de setembro

  • 11:00 (antecipado) – Londrina x Cruzeiro. Palpite: Londrina vence por 2 a 1