Brasileirão Série A

Atletiba e jogo entre Flu e Vitória embalam abertura da 4ª rodada do Brasileirão; veja os prognósticos

Foto: Divulgação Coritiba Foot Ball Club

Dependendo de uma difícil combinação de resultados, Tricolor e Coxa podem alcançar a liderança da competição; ambos com 1 ponto, Furacão e Leão da Barra lutam para sair da zona do rebaixamento

Amanhã (03), teremos o início da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017. É bem verdade que as coisas ainda não esquentaram, muito em função do envolvimento das principais equipes na luta pela classificação às próximas etapas da Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana. Mas os pontos que são protelados no início sempre fazem falta no fim da competição. Sabendo disso, Coritiba e Fluminense tiveram um bom começo no Brasileirão, quando somaram seis pontos e rondam as primeiras colocações. Já Atlético-PR e Vitória conseguiram apenas um ponto em nove disputados e estão na zona da degola. É a hora da reação para os dois rubro-negros.

 

CORITIBA X ATLÉTICO-PR

O estádio Couto Pereira será mais uma vez palco de um Atletiba, o principal clássico do Paraná, que envolve o Coxa e o Furacão. Marcada para as 16h (horário de Brasília), a partida pode representar a revanche do Atlético pela perda do estadual deste ano, quando foi goleado no primeiro jogo da decisão (3 a 0) e ficou no empate sem gols, no segundo confronto, o que decretou o título do Coritiba.

Porém, o Rubro-Negro faz uma temporada com resultados mais expressivos. A própria classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores, em um grupo dificílimo, além da passagem para as quartas de final da Copa do Brasil, quando venceu o Santa Cruz, por 2 a 0, na última quarta-feira (31), demonstram o poder do time, agora, treinado por Eduardo Baptista – lembrando que, até a conclusão da fase de grupos da competição sul-americana, Paulo Autuori era o comandante da equipe, até optar por assumir um cargo diretivo no clube.

Enquanto Baptista terá uma série de desfalques, como Guilherme, Carlos Alberto e a incerteza da escalação de Paulo André, no Alto da Glória, o técnico Pachequinho confirmou a volta do zagueiro Walisson Maia e dos atacantes Iago e Alecsandro, que já podem ser relacionados para o clássico.

 

Prováveis escalações

CORITIBA: Wilson; Dodô, Werley, Márcio e William Matheus; Alan Santos, Matheus Galdezani e Tomas Bastos; Neto Berola, Henrique Almeida e Kleber.
Técnico: o Pachequinho

ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André (Wanderson), Thiago Heleno e Sidcley; Otávio e Matheus Rossetto; Nikão (Felipe Gedoz), Lucho e Pablo; Eduardo da Silva.
Técnico: Eduardo Baptista

 

Palpite

O fato de o derby ser no Couto Pereira e o Furacão vir mais desgastado, já que o Coxa descansou no meio de semana, são um trunfo interessante para o time da casa ganhar o clássico. E esta é a melhor direção: confiar na vitória do Coritiba por dois gols de margem.

 

FLUMINENSE X VITÓRIA

Às 18h (horário de Brasília), no Maracanã, o Fluminense, em tese, terá um adversário à feição para se recuperar das duas últimas derrotas – Vasco (Brasileirão) e Grêmio (Copa do Brasil). Afinal, o Vitória largou mal no Campeonato Brasileiro, quando sequer venceu e soma apenas um ponto. Com seis, o Tricolor das Laranjeiras pode até terminar a rodada na liderança, mas isso dependeria de uma enorme combinação de resultados.

Fica a expectativa de observarmos como o Leão da Barra irá se comportar depois das duas últimas derrotas consecutivas em seus domínios, para Corinthians e Coritiba. Já a série negativa do Flu interrompeu o bom início no Brasileirão, mas nada que abale a confiança da equipe treinada por Abel Braga.

Com relação ao histórico do confronto, baseando-se apenas nos jogos pelo Campeonato Brasileiro, os cariocas perderam quatro vezes para o Vitória, como mandante, e venceram em oito ocasiões, além de três placares iguais. Na edição do ano passado, as duas equipes empataram no turno (0 a 0) e no returno (2 a 2).

 

Prováveis escalações

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Lucas, Nogueira, Henrique, Léo; Orejuela, Renato, Douglas; Scarpa, Richarlison, Henrique Dourado.
Técnico: Abel Braga

VITÓRIA: Fernando Miguel; Salino, Alan Costa, Fred, Thallyson; Uillian Correia, Patric, Cleiton Xavier; Paulinho, Gabriel Xavier, Kieza.
Técnico: Dejan Petkovic

 

Palpite

Momento de instabilidade no Flu, mas o panorama no Vitória é menos animador. Contarão o apoio da torcida, no Maracanã, e a melhor qualidade do grupo comandado por Abel. Teremos triunfo Tricolor por dois tentos de frente.

 

Demais jogos da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Os favoritos aparecem em negrito.

  • 03/05 – 19:00 – Corinthians x Santos – empate
  • 04/05 – 11:00 – Flamengo x Botafogo
  • 04/05 – 11:00 – Avaí x Sport
  • 04/05 – 16:00 – Palmeiras x Atlético Mineiro – empate
  • 04/05 – 16:00 – Grêmio x Vasco
  • 04/05 – 16:00 – Ponte Preta x São Paulo – empate
  • 04/05 – 19:00 – Cruzeiro x Chapecoense
  • 05/05 – 20:00 – Bahia x Atlético-GO