Basquete

Argentina, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas e México nas Semifinais da Copa América masculina de Basquete

Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto

Semifinais acontecem no sábado e conheceremos o campeão no domingo.

A Copa América de 2017 foi dividida entre várias sedes para se diminuir seus custos. A primeira fase contou com grupos em Bahía Blanca, Medellín e Montevidéu. O Final Four acontece em Córdoba. Os anfitriões encaram os mexicanos, enquanto que Estados Unidos e Ilhas Virgens Americanas fazem a outra semifinal. Confira abaixo estatísticas, palpites e prognósticos.

 

Como foi a primeira fase?

Colômbia, Brasil, México e Porto Rico duelaram em Medellín. A seleção canarinho estreou com uma vitória suada sobre as donas da casa por 76 a 74. Depois do sucesso inicial, não teve como o nosso país resistir aos melhores quadros de México (99 a 76) e de Porto Rico (89 a 80). A Tricolor terminou em primeiro lugar ao passar brilhantemente pelos caribenhos por 69 a 66.

O grupo B aconteceu em Bahía Blanca. A Argentina somou todos os seis pontos possíveis contra Ilhas Virgens Americanas, Canadá e Venezuela. Como a Albiceleste será a sede da fase final, já estava estabelecido pelo regulamento da competição que o segundo colocado deste quadrangular também se classificaria, o que beneficiou o território norte-americano no Caribe.

A terceira chave foi realizada em Montevidéu. Apesar de não se tratar do plantel principal dos Estados Unidos, que não conta com os ídolos da NBA, ele venceu todas as partidas e frustrou as pretensões uruguaias. República Dominicana e Panamá também se despediram.

É bom lembrar que outros tantos selecionados sequer se classificaram para a Copa América. Os que se afogaram antes de chegar à praia foram: Antígua & Barbuda, Bahamas, Belize, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Paraguai e Peru.

 

Estados Unidos x Ilhas Virgens

Jeff Van Gundy, que já dirigiu o New York Knicks e o Houston Rockets na NBA, assumiu a esquadra norte-americana para as disputas deste campeonato e das eliminatórias da Copa do Mundo de 2019. Ele reuniu um grupo de 17 atletas para um período de treinamentos em Houston, da onde saíram os 12 convocados para a viagem à América do Sul.

Dos doze, seis têm passagens pela NBA, 11 pela NBA G (a liga de desenvolvimento) e sete já defenderam clubes estrangeiros. Os destaques são Marshall Plumlee, do New York Knicks, e Xavier Munford, do Greensboro Swarm.

As Ilhas Virgens tecnicamente são um território dos Estados Unidos. Um pequeno grupo de ilhas do Caribe não têm como fazer frente à pátria mãe. As peças mais experientes atuam no exterior: Cuthbert Victor (ET Land, da Coréia do Sul), Walter Hodge (Capitanes de Arecibo, de Porto Rico) e Philip Jones (Atléticos de San Germán, de Porto Rico).

 

Argentina x México

A argentina entrará no ginásio com seis jogadores, pois a torcida é fanática e promete fazer um grande barulho. Em quadra, os titulares para a semifinal deverão ser Facundo Campazzo (do Real Madrid), Gabriel Deck (do San Lorenzo), Patricio Garino (sem clube), Javier Saiz (do Regatas Corrientes) e Nicolás Brussino (do Atlanta Hawks). Um timaço!

Os mexicanos são bem menos experientes e não devem resistir. Os protagonistas da equipe que joga sem os sombreros são o armador Francisco Cruz (do Fuenlabrada, da Espanha) e o pivô Lorenzo Mata (do Toros de Nuevo Laredo).

 

As finais

Com as semifinais marcadas para amanhã, a final e a disputa pelo terceiro lugar acontecem no dia seguinte.

Uma curiosidade é que dos semifinalistas, apenas as Ilhas Virgens Americanas nunca foram campeãs.

Em relação a 2015, a Venezuela, detentora do título, e o Canadá, medalhista de bronze, não conseguiram permanecer entre os quatro primeiros.

 

Brasil fora dos Jogos Pan-Americanos de 2019

Lima é a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2019. Por ser o país anfitrião, o Peru tem direito a se fazer representar em todas as modalidades, inclusive com seu escrete masculino de basquetebol. Além dos peruanos, os sete melhores da Copa América também garantiram presença na festa. São eles: Argentina, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, México, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.

Isso quer dizer que Canadá, Venezuela, Colômbia, Panamá e Brasil ficaram de fora!

 

Semifinais da Copa América masculina de basquete

Sábado, 02 de setembro

  • 18h30: Estados Unidos x Ilhas Virgens Americanas – palpite: Estados Unidos.
  • 21h00: Argentina x México – palpite: Argentina.

 

Os campeões

  • 1980 – Porto Rico
  • 1984 – Brasil
  • 1988 – Brasil
  • 1989 – Porto Rico
  • 1992 – Estados Unidos
  • 1993 – Estados Unidos
  • 1995 – Porto Rico
  • 1997 – Estados Unidos
  • 1999 – Estados Unidos
  • 2001 – Argentina
  • 2003 – Estados Unidos
  • 2005 – Brasil
  • 2007 – Estados Unidos
  • 2009 – Brasil
  • 2011 – Argentina
  • 2013 – México
  • 2015 – Venezuela