UFC

Após derrota, lesão afasta Ronaldo Jacaré do octógono do UFC

Foto: Steve Marcus/Getty Images

Ronaldo Jacaré terá de esperar bastante tempo para ter a oportunidade de se recuperar no octógono. Depois da derrota por nocaute para Robert Whittaker, que interrompeu sua caminhada rumo ao cinturão dos médios do UFC, o capixaba passou por uma cirurgia no peitoral e a previsão para que ele volte aos treinos é de alguns meses. Ele passou por um procedimento na última quinta-feira (27) e a cirurgia foi um sucesso.

A situação pode ser encarada como um tipo de “férias forçadas”. O brasileiro, após a derrota, certamente gostaria de voltar ao octógono o mais rápido possível para apagar o revés contra Whittaker. Por outro lado, talvez a derrota tenha sido um sinal de que fazer várias lutas em sequência não é uma boa ideia – ele aceitou o duelo contra Robert dois meses depois da vitória contra Tim Boetsch.

Segundo o Dr. Rickson Moraes, responsável pela cirurgia, Jacaré sofreu uma ruptura completa do tendão do músculo do peitoral, o que normalmente resulta na perda de 75% da força. O lutador já estava com a lesão desde a luta contra Boetsch, mas optou por adiar a cirurgia para encarar Whittaker, o que não se confirmou como uma boa ideia. Seu desempenho parece ter sido afetado pelo problema.

A cirurgia foi realizada em caráter de urgência, o tendão foi reinserido no osso e a região foi reforçada com enxerto. Jacaré passa bem e agora vai encarar uma fase de observação até a cicatrização e, enfim, a fisioterapia. O processo depende da reação do corpo de Jacaré, mas é possível esperar seu retorno somente no fim do ano.

Fora a derrota, sua ausência do octógono estaciona seu sonho de ser campeão do UFC. Mas certas vezes é necessário dar um passo atrás para dar dois na frente. Jacaré agora precisa ter paciência – mais do que a que já vem tendo – e o mais importante é voltar bem, 100%, sem lesões. O lado bom é que a categoria dos médios vive uma fase absolutamente confusa. Dos dez primeiros colocados no ranking da divisão, incluindo o atual campeão, Michael Bisping, nenhum deles tem luta marcada no momento.