Brasileirão Série A

Ameaçados pelo rebaixamento, Vitória e São Paulo se enfrentam na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

Foto: Mauricia da Matta

O pior mandante do Campeonato Brasileiro – Vitória –, recebe o pior visitante – São Paulo –, amanhã, à partir das 16 horas no Barradão (teremos Caneladas ao Vivo). Quem perder dará um importante passo na liberação dos documentos necessários para o visto de trabalho na Série B em 2018.

 

O pior mandante vem melhorando

Os 9 pontos conquistados em casa, dos 36 disputados, deram ao Vitória o título absoluto de “pior mandante do Brasileirão”. Nem mesmo o Atlético-GO – que está virtualmente rebaixado – tem números tão ruins (conquistou 12 pontos em casa). O péssimo desempenho doméstico é uma das explicações para a 17ª colocação da equipe na tabela  – a primeira que garante vaga na Série B.

Diante no Fluminense, no último final de semana, a equipe, mais uma vez, perdeu pontos importantes: jogou melhor durante quase toda a partida, saiu na frente, tomou a virada e só conseguiu o empate nos minutos finais. Por conta disso, deixou escapar a chance de sair do Z-4.

Apesar disso, o time vem mostrando uma evolução na competição desde que Vagner Mancini (ex-Chapecoense) assumiu seu comando. A equipe pontuou em seus últimos 5 jogos e somou 13 pontos – 4 vitórias e 1 empate. Dentre as vitórias, não podemos deixar de mencionar o 1 a 0 no Itaquerão que acabou com a invencibilidade do Corinthians, líder isolado do Brasileiro.

Para o duelo contra o São Paulo, o Vitória terá alguns problemas na escalação. Sem poder contar com o lateral-esquerdo Juninho, que se machucou no jogo contra o Fluminense e deverá ficar fora de ação por cerca de um mês, o técnico Vagner Mancini indicou durante os treinamentos que não confia na qualidade dos reservas Geferson e Thallyson. O volante Filipe Souto deverá jogar improvisado no setor – o meia Patric e o zagueiro Bruno Bispo também são opções para a posição. Já o argentino Trellez, um dois principais atacantes do time, foi poupado dos treinamentos durante a semana – havia uma suspeita de edema ósseo, mas os exames não confirmaram a lesão. Ele fará uma nova avaliação pouco antes do início do jogo, mas são grandes as chances de começar como titular.

A boa notícia fica por conta da volta do meia Yago que foi expulso na vitória por 1 a 0 diante do Coritiba e cumpriu suspensão na rodada passada.

 

O pior visitante não melhora

Insatisfeito com o desempenho de Rogério Ceni no comando da equipe, a diretoria do São Paulo trocou-o pelo experiente técnico Dorival Júnior e… nada mudou. Com 5 pontos conquistados nos últimos 15 disputados, o time segue em queda livre e ocupa agora a 19ª posição na classificação, à frente apenas do Atlético-GO que já planeja a temporada 2018 na Série B.

Como se já não tivesse problemas suficientes com o time, a desastrosa entrevista de Rodrigo Caio onde ele, indiretamente, cobra mais comprometimento do meia Cueva com o grupo, caiu como uma bomba no vestiário tricolor. Questionado sobre o desempenho do time após o empate contra a Ponte Preta no último final de semana – depois de ter aberto uma vantagem de 2 a 0 pra cima da Macaca –, o peruano limitou-se a dizer: “perguntem ao Rodrigo Caio”. Os panos quentes de sempre foram colocados e no dia seguinte o atleta declarou publicamente que estava tudo bem entre eles, que haviam conversado e se entendido. Mas, até o mais ingênuo dos leitores sabe que as coisas no futebol não são assim e o clima segue azedo.

A diretoria – sempre ela – adotou a “Lei do Silêncio” com a imprensa. Nenhum atleta deu entrevistas nesta semana (uma solução infinitamente mais barata do que contratar bons assessores de imprensa), e, deste modo, ninguém colocou mais gasolina na fogueira tricolor. Solucionado o problema de comunicação, a cartolagem permitiu que as organizadas do time tivessem um encontro com os jogadores – porque, claro, isto sempre serve para melhorar o ambiente e motivar a equipe. Sem poder contar com Rogério Ceni como escudo, jogaram aos leões Hernanes e Lugano – que não vem jogando, mas tem costas largas o suficiente para proteger meio time e a diretoria do clube –, que pacientemente debateram com os organizados.

Na parte que interessa mesmo – futebol –, Dorival Júnior não poderá contar com o lateral-esquerdo Edimar e nem com o volante Jucilei, que cumprem suspensão automática. Júnior Tavares – que era o titular da lateral até a chegada do novo técnico – vai para o jogo e o argentino Jonatan Gomez deve ficar com o posto de Jucilei. No mais, o São Paulo seguirá com a formação de sempre, que não consegue jogar de forma consistente e, com cada vez menos rodadas, não dá sinais de uma reação grande o bastante para evitar o rebaixamento. Sem dúvida, o confronto de amanhã valerá mais do que os famosos “6 pontos”.

 

Nosso palpite

O Vitória, que precisa somar pontos em casa, tem pela frente o adversário que pediu a Deus. Além de ser o pior visitante do Brasileirão, com apenas 5 pontos conquistados, o São Paulo tem também a terceira pior defesa da competição – foram 35 gols sofridos até aqui, perdendo apenas para Chapecoense e Atlético-GO com 37.

Com muito mais confiança e vivendo um momento “mais tranquilo” na competição, o Vitória deverá passar pelo tricolor neste domingo, somar 3 pontos e, muito provavelmente, passar a semana fora do Z-4.

 

Caneladas ao Vivo

Neste domingo acompanhe nossas Caneladas no Twitter do Ganhador comentando este duelo entre Vitória e São Paulo, clássico que pode valer visto de trabalho na Série B em 2018. Estarei esperando por vocês lá.

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 24ª rodada do Brasileirão terá os seguintes jogos:

Sábado – 16/09/2017

  • 19:00 – Botafogo x Santos – Engenhão (Premiere) – Palpite: empate
  • 21:00 – Ponte Preta x Atlético-GO – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta

Domingo – 17/09/2017

  • 11:00 – Avaí x Atlético-MG – Ressacada (Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Flamengo x Sport – Ilha do Urubu (Globo, Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Corinthians x Vasco – Arena Corinthians (Globo, Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Atlético-PR x Fluminense – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Vitória x São Paulo – Barradão (Globo, Premiere) – Palpite: Vitória
  • 16:00 – Grêmio x Chapecoense – Arena do Grêmio (Premiere) – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Cruzeiro x Bahia – Mineirão (Premiere, SporTV) – Palpite: Cruzeiro

Segunda-Feira – 18/09/2017

  • 20:00 – Palmeiras x Coritiba – Pacaembu (Premiere, SporTV) – Palpite: Palmeiras