Brasileirão Série A

Ameaçados pelo rebaixamento, Bahia e Vitória fazem o clássico da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

Foto: Marcelo Malaquias / EC Bahia

Ameaçados pelo fantasma do rebaixamento, Bahia e Vitória se enfrentam no estádio da Fonte Nova neste domingo, a partir das 17 horas, em busca de um triunfo que possa colocá-los a uma distância segura do Z-4. Com derrotas na rodada anterior para, respectivamente, Flamengo e Atlético-PR, e faltando apenas 9 para o fim do campeonato, as duas equipes baianas não têm outro pensamento que não seja a vitória.

 

História do clássico

Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado aconteceram 27 Ba-Vi e o resultado mais comum no clássico foi o empate que foi visto em 11 oportunidades, incluindo aí o 0 a 0 do primeiro turno. O Vitória ainda triunfou em outras 9 ocasiões e o Bahia levou as outras 7. Sem dúvida, um clássico muito equilibrado.

Na atual edição do Brasileiro, o desempenho dos times é bem parecido. O Bahia tem um aproveitamento de 40,2% dos pontos disputados e conquistou 8 dos últimos 15 em jogo. O Vitória, por sua vez, tem um aproveitamento de 37,9% e conquistou 7 dos últimos 15 pontos que disputou.

 

O Bahia sob nova direção

Paulo Cézar Carpegiani é o 4º treinador do Bahia nesta temporada. Anteriormente a equipe foi treinada por Guto Ferreira, Jorginho e Preto Casagrande (que, interino, segue no clube como auxiliar). Sem muito tempo para treinar e implantar seu modo de trabalhar, Carpegiani conseguiu, na base de muita conversa, mudar a forma como o tricolor joga. Valorizando a posse de bola e aumentando o número de passes certos, o time conquistou bons resultados em seus primeiros jogos com o novo comandante: o empate em 2 a 2 contra o Palmeiras – que custou o emprego de Cuca – e o 2 a 0 em cima do Corinthians no domingo passado. Infelizmente, na última quinta-feira a sorte parece ter abandonado o tricolor que mesmo fazendo um jogo parelho contra o Flamengo na maior parte do tempo levou um elástico – e injusto – 4 a 1 na Ilha do Urubu.

Para o clássico da 30ª rodada, o time pode ter a volta de Rodrigão que foi poupado do duelo de quinta-feira por conta de dores musculares. caso continue sem condições de jogo, deverá ser substituído novamente por Hernane “Brocador” (ex-Flamengo). O meia Vinícius, contundido, tambeem deve continuar fora do time. No mais, Carpegiani deve usar o mesmo time que tombou na Ilha do Urubu.

 

A dura vida do pior mandante

Dizer que o Vitória não melhorou com a chegada de Vágner Mancini ao time é, no mínimo, leviano. A equipe passou a acumular bons resultados desde que o treinador (ex-Chapecoense) assumiu o time. Mas um detalhe ainda não foi melhorado: o péssimo desempenho do rubro-negro como mandante. Com apenas 9 pontos conquistados em 45 possíveis, o Vitória é o pior anfitrião desta edição do Campeonato Brasileiro. Perdendo, frequentemente, preciosos pontos em casa, o clube baiano segue se equlibrando no tênue fio que o separa do Z-4 e do retorno à Série B.

Os 3 a 2 sofridos para o Atlético-PR na última quinta-feira – após ter conseguido assumir a dianteira da partida – também não ajudaram. Mas, para este caso, a torcida já encontrou um culpado: o goleiro Caíque que substitui o titular Fernando Miguel que, lesionado, não foi para o jogo e dependerá de uma nova avaliação do departamento médico para saber se poderá retornar ou não contra o Bahia. Caso não possa, o questionado Caíque – que saiu do jogo lembrando a torcida que seu contrato termina no final do ano – deverá ser o titular novamente. Como eu disse em relação à derrota do São Paulo nas Caneladas de ontem, este é mais um exemplo de que sempre é possível piorar o que está ruim – no caso, detonar a confiança do seu goleiro.

Felizmente para Mancini e seus comandados, o mando de jogo é do Bahia, o que pode significar menos “fogo-amigo”.

 

Nosso palpite

O estilo de Paulo Cézar Carpegiani indica um Bahia ofensivo – ainda mais jogando em casa –, que toma pra si as ações do jogo e parte pra cima do adversário. E foi jogando contra adversários com este tipo de postura que o Vitória conseguiu seus melhores resultados – inclusive vencer o Corinthians por 1 a 0 no Itaquerão no início do returno.

As duas equipes precisam dos 3 pontos – o empate não favorece ninguém, como pode-se ver na tabela de classificação mais abaixo. Pelo fato de jogar em casa o Bahia deve se expôr mais e deixar buracos em sua defesa que podem ser bem explorados pelo reapido ataque rubro-negro que pode contar ainda com a sorte de ter no gol um Caíque “mordido” com seu torcedor e pronto a dar mostras de seu valor. O meus palpite é que, no sufoco, o Vitória leva os três pontos – para tristeza de meu coração baiano.

 

Jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Sábado, 21 de outubro

  • 17:00 – Vasco x Coritiba. Palpite: Vasco

Domingo, 22 de outubro

  • 17:00 – Atlético-PR x Sport. Palpite: Atlético-PR
  • 17:00 – Bahia x Vitória. Palpite: Vitória
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético-MG. Palpite: empate
  • 17:00 – Grêmio x Palmeiras. Palpite: Palmeiras
  • 17:00 – Santos x Atlético-GO. Palpite: Santos
  • 17:00 – São Paulo x Flamengo. Palpite: Flamengo
  • 19:00 – Chapecoense x Fluminense. Palpite: Fluminense
  • 19:00 – Ponte Preta x Avaí. Palpite: Ponte Preta

Segunda-feira, 23 de outubro

  • 20:00 – Botafogo x Corinthians. Palpite: empate

 

Classificação do Campeonato Brasileiro

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro começa com a seguinte classificação:

  1. Corinthians, 59 – Campeão + Taça Libertadores da América.
  2. Grêmio, 50 – Taça Libertadores da América.
  3. Palmeiras, 50 – Taça Libertadores da América.
  4. Santos, 50 – Taça Libertadores da América.
  5. Cruzeiro, 47 – Taça Libertadores da América.
  6. Flamengo, 46 – Taça Libertadores da América.
  7. Botafogo, 44 – Taça Libertadores da América.
  8. Vasco, 42 – Copa Sul-Americana.
  9. Atlético-PR, 38 – Copa Sul-Americana.
  10. Atlético-MG, 38 – Copa Sul-Americana.
  11. Fluminense, 38 – Copa Sul-Americana.
  12. Chapecoense, 35 – Copa Sul-Americana.
  13. Bahia, 35 – Copa Sul-Americana.
  14. Sport, 35
  15. São Paulo, 34
  16. Vitória, 33
  17. Ponte Preta, 32 – Série B.
  18. Coritiba, 31 – Série B.
  19. Avaí, 31 – Série B.
  20. Atlético-GO, 26 – Série B

 

Caneladas ao vivo

E neste domingo, a partir das 17 horas, estarei ao vivo no twitter do Ganhador comentando o jogo entre Grêmio e Palmeiras.

Um empate pode tirar os dois times da briga pelo título em definitivo e uma vitória deixará um deles mais perto do Corinthians que tem uma parada duríssima pela frente: o Botafogo (mordido pelo empate com o Avaí) no Rio de Janeiro na segunda-feira à noite. Te espero no Twitter.