Copa do Mundo Rússia 2018

Alô, Rússia! Bélgica já está garantida na Copa do Mundo. França, Espanha e Alemanha devem ser as próximas

Foto: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert

Eliminatórias da Europa reservam dramas para seleções tradicionais e para a atual campeã do continente, a inconstante equipe de Portugal

Nada de Alemanha, nada de França, nada de Espanha ou Itália. A primeira seleção da Europa classificada para a Copa do Mundo de 2018 é a Bélgica, que dominou o seu fraco grupo e carimbou o passaporte com duas rodadas de antecedência. Agora são 12 vagas em disputa, e há sério risco de eliminação de potências do Velho Continente.

França joga como…a França!

Incrível. Os franceses fizeram o mais difícil, que foi espremer a Holanda por 4×0 na semana passada. Os gols de Griezmann, Lemar e Mbappé parecia que se repetiriam também contra Luxemburgo, mas a velha inconstância francesa voltou a aparecer e as duas seleções não saíram do 0x0. Resultado: tudo segue embolado, com pequena vantagem da França (17 pontos), que agora vê Suécia (16) e Holanda (13) em seu encalço. A poderosa “laranja mecânica” hoje estaria fora. Importante ressaltar: são, ao todo, nove grupos, e cada líder de chave garante passagem automática para a Copa de 2018.

Os oito melhores segundos colocados jogarão o mata-mata da Repescagem para definir mais quatro classificados.

A briga do Grupo B também está interessante entre Suíça (24 pontos) e Portugal (21). E o confronto que fecha esta chave será justamente entre as duas líderes, no dia 10 de outubro, no Estádio da Luz, em Lisboa. É a chance de Portugal obter a vaga direta e evitar o sufoco de 2013, quando se classificou à Copa do Mundo do Brasil apenas depois de vencer a Suécia na Repescagem.

O Grupo C não tem discussão. A Alemanha é a líder absoluta com 26 pontos, seguida de muito longe pela Irlanda do Norte, com 19. Os atuais campeões do mundo estão com oito vitórias em oito jogos e devem confirmar a vaga já na próxima rodada, quando pegam a Irlanda do Norte em Belfast, em 5 de outubro.

A outra Irlanda briga para encostar nas líderes do Grupo D. A Sérvia é a surpreendente líder com 18 pontos, seguida por País de Gales (14) e Irlanda (13). Ambas devem tomar cuidado para não ficarem como as piores segundas colocadas e não avançar para a Repescagem.

Sem espaços para surpresas

As demais chaves se encaminham para desfechos bem lógicos. O Grupo E, por exemplo, tem a Polônia do incrível Robert Lewandowski na liderança com 19 pontos, seguido de Montenegro e Dinamarca, ambas com 16. Houve certa dúvida se a Polônia ficaria desnorteada depois do impressionante 4×0 sofrido diante da Dinamarca, mas um 3×0 logo a seguir sobre o Cazaquistão já deixou as coisas mais encaminhadas.

Encaminhadas também estão as situações das campeãs mundiais Inglaterra e Espanha. Os ingleses lideram fácil o Grupo F. Têm 20 pontos, cinco a mais que a Eslováquia, e com apenas seis em disputa fica praticamente impossível imaginar qualquer reviravolta. A situação da Espanha é um pouco menos folgada, mas ainda assim confortável. A “Fúria” carrega 22 pontos, três a mais que a Itália – e ambas já se cruzaram duas vezes, com um empate e um atropelo espanhol por 3×0 para cima da Azzurra.

O Grupo H já conta com classificação belga e com a possibilidade de a segunda colocada Bósnia Herzegovina sequer chegar à Repescagem, cujos confrontos serão decididos por sorteio. A Bósnia está com 14 pontos (contra 22 da Bélgica) e hoje é a segunda colocada com pontuação mais baixa.

A chave final – o Grupo I – é a mais equilibrada de todas, com quatro seleções separadas por dois pontos. A líder de momento é a Croácia, com 16, empatada com a Islândia, que só perde no saldo de gols. A terceira e quarta colocadas vêm com 14 pontos. Tanto Turquia quanto Ucrânia seguem vivas na disputa – principalmente porque as duas rodadas finais ainda têm confrontos como Turquia x Islândia (em Eskisehir, no dia 6 de outubro) e Ucrânia x Croácia (em 9 de outubro, em Kiev). Assunto não vai faltar no próximo mês. Bola na rede também não. A Copa do Mundo já começou – o Velho Continente está de prova.

Seleções que hoje estariam classificadas na Europa

Bélgica, 22 pontos (garantida matematicamente)

Alemanha, 24

Suíça, 24

Espanha, 22

Inglaterra, 20

Polônia, 19

Sérvia, 18

França, 17

Croácia, 16

As oito participantes que hoje disputariam a Repescagem

Portugal, 21 pontos

Itália, 19

Irlanda do Norte, 19

Suécia, 16

Irlanda, 16

Islândia, 16

Montenegro, 16

Eslováquia, 15