Copa das Confederações

Alemanha x Chile: vale o primeiro lugar do grupo B na Copa das Confederações

Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Alemanha e Chile se enfrentam às 15h00 de quinta-feira pela Copa das Confederações.

O Chile estreou vencendo Camarões, enquanto que a Alemanha passou pela Austrália na estreia. Desta forma, quem vencer o embate entre o bicampeão da Copa América e a campeã mundial terá quase que certa sua presença confirmada nas semifinais e, provavelmente, como primeira da chave.

 

Vitórias na primeira rodada

O Chile encarou Camarões no domingo, em Moscou. Os sul-americanos foram donos do jogo durante quase todo o primeiro tempo. Eduardo Vargas chegou a balançar as redes no último lance desta etapa mas o gol foi anulado após consulta ao videoteipe. Mesmo com a imagem congelada, houve polêmica sobre a posição irregular do artilheiro.

A anulação parece que desconsertou o Chile. Os Leões Indomáveis adiantaram sua marcação e foram melhores que os latinos durante boa parte do segundo período. Moukandjo controlando a bola nos pés ou em cobranças de falta levava perigo. O alívio da Roja só veio quando Vidal escorou de cabeça o cruzamento de Sánchez, aos 35’. Ainda deu tempo para Eduardo Vargas ampliar a vantagem no último minuto. Desta vez, o assistente confirmou o tento após conferir no replay.

Ontem, a Mannschaft sentiu as ausências de seus atletas mais rodados. O técnico Joachim Löw deixara de fora da lista craques como Neuer, Boateng e Thomas Müller. Na peleja em Sochi, os alemães sofreram mais do que o necessário para bater a Austrália por 3 a 2.

Com quase cem por cento de posse de bola e toques rápidos e precisos, Stindl abriu a contagem logo aos 4′ em falha de marcação dos Cangurus. Era uma verdadeira Blitzkrieg o que os alemães faziam com os australianos. Pelo menos três gols feitos foram perdidos. Os Cangurus só responderam com perigo aos 36′. Quatro minutos depois, Rogic chutou duas vezes para empatar. A igualdade, no entanto, durou apenas dois minutos. Goretzka foi grosseiramente derrubado por Luongo na área. Draxler converteu para fechar o primeiro tempo em 2 a 1.

Logo no comecinho da segunda metade, Goretzka recebeu livre para ampliar para os europeus. A partida parecia definida mas Juric teve seu gol confirmado pela tecnologia aos 10′ e manteve a seleção da Oceania viva. A partir daí, ambas as equipes tiveram chances de marcar mais gols mas o duelo acabou mesmo em 3 a 2.

 

Situação do grupo

O Chile lidera o grupo B com três pontos e saldo de +2. A Alemanha empata em pontos mas tem saldo de apenas +1. Para manter o primeiro lugar, os chilenos poderão empatar. Quem vencer, estará praticamente classificado e, provavelmente, em primeiro lugar.

Ambos os selecionados já entrarão em campo sabendo o resultado de Camarões x Austrália, que se pegarão mais cedo, em São Petersburgo. Um empate entre o campeão africano e o campeão asiático deixará ainda mais tranquilos alemães e chilenos.

Nas semifinais, o vencedor deste quadrangular terá o segundo da chave A no caminho. Por enquanto, México e Portugal estão empatados nesta posição. A Rússia está na ponta e pegaria a Alemanha se a primeira fase terminasse hoje.

Amanhã, os anfitriões contam com os moscovitas para tentar surpreender o favorito Portugal. Em Sochi, acontecerá o enfrentamento entre México e Nova Zelândia, que poderá acabar em goleada latina.

 

Em busca do título inédito

Em 1999, a Alemanha esteve no México mas não passou da fase de grupos. Estreou perdendo para o Brasil por 4 a 0, bateu a Nova Zelândia por 2 a 0 mas encerrou sua campanha com um surpreendente revés de 2 a 0 para os Estados Unidos.

Em 2005, diante de sua torcida, os germânicos tentaram novamente mas beliscaram apenas a medalha de bronze. Venceram a Austrália por 4 a 3, ganharam da Tunísia por 3 a 0 e empataram com a Argentina em 2 a 2 antes de perderem a semifinal para o Brasil por 3 a 2. Na disputa pelo terceiro lugar, empataram com o México em três gols mas superaram seu rival na prorrogação por 1 a 0.

A Seleção Chilena participa pela primeira vez em sua história da Copa das Confederações.

 

As prováveis escalações

Sánchez, que está com o tornozelo inchado, deve se recuperar até quinta-feira. Os demais atletas não têm problemas físicos ou médicos. Confira os artistas que deverão começar o espetáculo da Arena de Kazan.

Alemanha: Leno; Kimmich, Rüdiger, Mustafi e Jonas Hector; Rudy, Stindl, Brandt, Goretzka e Draxler; Sandro Wagner. Técnico: Joachim Löw.

Chile: Johnny Herrera; Isla, Medel, Gonzalo Jara e Beausejour; Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal e Fuenzalida; Edson Puch e Eduardo Vargas. Técnico: Juán António Pizzi.

   

Jogos da 1ª Fase, 2ª rodada:

Quarta-feira, 21 de junho:

  • 12h00: Rússia x Portugal
  • 15h00: México x Nova Zelândia

Quinta-feira, 22 de junho:

  • 12h00: Camarões x Austrália
  • 15h00: Alemanha x Chile

   

Classificação:

Grupo A:

  1. Rússia – 3
  2. México – 1
  3. Portugal – 1
  4. Nova Zelândia – 0

Grupo B:

  1. Chile – 3
  2. Alemanha – 3
  3. Austrália – 0
  4. Camarões – 0