Premier League

Ainda na ressaca de Natal, o Boxing Day agita o Campeonato Inglês

Foto: Sapodesporto.pt/reprodução

Nos países de língua inglesa, “Boxing Day” é o nome dado ao primeiro dia após o Natal – definido também como um feriado bancário, um dia para comprar produtos com descontos (muito) interessantes e de rodada cheia da Premier League, que começa amanhã, dia 26, a partir das 10:30 (horário de Brasília) com o duelo entre Tottenham e Southampton, em Wembley e segue com jogos durante toda a tarde até a partida entre Liverpool e Swansea fechando o Boxing Day as 15:30. A 20ª rodada da Premier League segue no dia 27 com o encontro entre Newcastle e Manchester City, as 17:45 e se encerra no dia 28 quando o Crystal Palace recebe o Aresenal a partir das 18 horas.

 

Destaque da rodada

Manchester United x Burnley – Ter 26/12/2017 Old Trafford 13:00

A temporada “medíocre” e os resultados recentes levarão a campo amanhã, um José Mourinho bastante pressionado. Depois de uma primeira temporada no comando dos Red Devils coroada com a conquista de 3 títulos, 2017 não tem sido generoso com o supervalorizado técnico português que viu seu time ser eliminado da Copa da Liga Inglesa pelo Bristol, que disputa divisões inferiores na Inglaterra. Além disso a derrota para o Manchester City de Pep Guardiola (especialista em criar problemas para Mourinho) e o empate contra o Leicester resultaram em uma generosa vantagem de 13 pontos entre City (o líder, com 55 pontos) e United (segundo colocado com 42 pontos).

De acordo com o jornal inglês Mirror, a diretoria dos Red Devils também não está satisfeita com o modo burocrático e sem padrão com que a equipe vem se apresentando na temporada. O “conjunto da obra” paralisou as negociações pela renovação do contrato de Mourinho, que deixou de ser uma unanimidade em Manchester e pode estar caminhando rumo a uma despedida melancólica do clube inglês.

Para complicar um pouquinho mais, o United tem pela frente o Burnley, um time sem grandes destaques em seu elenco mas que, a exemplo do que fez o Corinthians na temporada 2017, faz do conjunto de seu elenco a sua força, apoiando-se em um sistema defensivo bem postado e em contra-ataques cirúrgicos (foi assim que o time conseguiu a boa marca de apenas 3 derrotas no últimos 10 jogos disputados). Com 32 pontos, ocupa a 7ª posição na Premier League e pode aprontar para cima de José Mourinho, que, pressionado, não consegue mais arranacar o melhor desempenho do Manchester United e não poderá contar com os talentos de Fellaini, Valencia e Darmian – todos fora de combate por problemas físicos.

Palpite: evidentemente que o Manchester United, pelo elenco que tem, é favorito para o duelo de amanhã, mas não será surpresa se o Burnley arrancar um empate em Old Trafford e melar de vez a continuidade de Mourinho no comando dos Red Devils.

 

Palpites e prognósticos para os demais jogos do Boxing Day da Premier League

Tottenham x Southampton – Ter 26/12/2017 Wembley 10:30

Ocupando a 5ª colocação da Premier League com 34 pontos (10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas), o Tottenham vai a campo amanhã defender uma invencibilidade de 8 jogos como mandante e buscando sua 3ª vitória consecutiva em casa no Campeonato Inglês.

Para conquistar seus objstivos recebe o vacilante Southampton que não venceu nenhum dos seus últimos 6 jogos como visitante nesta edição da Premier League. Sem vencer há 6 rodadas – com 3 derrotas no período – o time vem caindo na tabela e hoje ocupa a 13ª posição, com 4 vitórias, 7 empates e 8 derrotas.

Palpite: jogando em casa e fazendo um campeonato muito consistente, o Tottenham não deve encontrar grande resistência para impôr mais uma derrota ao Southampton fora de casa.

Chelsea x Brighton – Ter 26/12/2017 Stamford Bridge 13:00

Com a tradicional força de sempre, o Chelsea está na 3ª posição do Campeonato Inglês – apenas 3 pontos atrás do vice-líder Manchester United –, com uma campanha que registra 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Como mandante, o time registra uma série de 5 vitórias consecutivas e vê no duelo de amanhã a possibilidade de engatilhar a 6ª.

Para isso precisará superar o Brighton que ocupa a 12ª colocação com 21 pontos conquistados em 5 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Como visitante, o time conquistou apenas 7 de 27 pontos possíveis com 2 vitórias, 1 empate e 6 derrotas nos últimos 9 jogos. Vai a campo amanhã um pouco aliviado após a vitória por 1 a 0 contra o Watford que pôs fim a uma série 7 rodadas sem triunfos.

Palpite: Apesar da conquista do resultado positivo na rodada anterior, o Brighton não deverá oferecer grande resistência ao Chelsea que deve confirmar os 3 pontos em casa.

Bournemouth x West Ham – Ter 26/12/2017 Vitality Stadium 13:00

Brigando na parte de baixo da tabela – 18º e 17º classificados, respectivamente, Bournemouth e West Ham fazem um duelo que vale um lugarzinho na zona do rebaixamento da Premier League. Empatados com 19 pontos conquistados até aqui, os dois tims precisam da vitória para respirarem um pouco na competição. Mas, com ataques fracos e defesas ainda mais ineficientes, independente do resultado, o fato é que ambas as equipes seguirão lutando na metade inferior da tabela.

Palpite: São times com desempenhos muito semelhantes no campeonato. Enquanto que o West Ham tem 4 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, o Bournemouth registra 4 vitórias, 4 empates e 11 derrotas. Seus desempenhos ofensivos e defensivos também seguem muito próximos. Neste cenário, o empate com gols é o resultado mais provável.

Huddersfield x Stoke City – Ter 26/12/2017 Bilino Polje 13:00

Com números muito semelhantes – são 6 vitórias, 4 empates e 9 derrotas para os donos da casa, contra 5 vitórias, 4 empates e 10 derrotas para os visitantes – o 11º colocado da Premier League, com 22 pontos, recebe o 14º, com 19, tentando manter a sua recém-conquistada “boa fase” com uma sequência de 2 jogos sem derrota – vitória por 4 a 1 contra o Watford fora de casa e empate com o Southampon em 1 a 1 em casa na última rodada.

Para isso conta com o péssimo retrospecto do Stoke fora de casa – nos 9 jogos mais recentes como visitante pelo Campeonato Inglês registrou 1 vitória, 2 empates e 6 derrotas. Nos últimos 10 jogos disputados, a equipe consquistou apenas 3 vitórias. A mais recente, contra o West Bromwich por 3 a 1.

Palpite: com sistemas defensivos verdadeiramente ruins, este é um jogo com potencial para muitos gols (apesar dos ataques fracos das equipes). Os visitantes, mesmo atrás na tabela, estão um pouco mais organizados e podem voltar para a casa com os 3 pontos no bolso.

Watford x Leicester – Ter 26/12/2017 Vicarage Road 13:00

Depois de um início de temporada razoável, o Watford vive seu pior momento no Campeonato Inglês e soma uma série de 4 derrotas consecutivas na competição que o levaram à 10ª posição (22 pontos). Comandado por Marco Silva, o time vem mostrando sucessivos erros no seu esquema de jogo, principalmente no sistema defensivo que apresenta muitas falhas nas bolas paradas e nas transições da defesa para o ataque. Apesar de atuar em casa, o Watford enfrentará uma equipe muito perigosa e, por mais estranho que pareça, deverá apostar em um posicionamento mais cauteloso, tentando definir a partida em um contra-ataque diante do Leicester, 8º colocado (27 pontos), que registra como visitante uma série de 7 jogos seguidos sem derrota.

Palpite: Mesmo não jogando “o fino da bola”, o Leicester vem para o duelo em um momento melhor no campeonato e não deverá ter grandes problemas para pontuar fora de casa. Um empate é o resultado mais provável, mas não será “fora da realidade” ver as Raposas voltarem para casa com os 3 pontos.

Westbromwich x Everton – Ter 26/12/2017 The Hawthorns 13:00

Sem vencer há 17 rodadas no Campeonato Inglês, o Westbromwich está em 19º lugar na Premier League com 2 vitórias, 8 empates e 9 derrotas (14 pontos). Briga desesperadamente para não cair e encara uma pedreira em casa: o Everton, 9º colocado (26 pontos) e invicto há 6 rodadas.

A favor do Westbromwich está o fato de que o Everton conquistou apenas 1 vitória como visitante nesta edição da Premier League.

Palpite: tratam-se de dois times que não primam pelo bom domínio de bola ou toque envolvente. Apesar da distância na tabela, que evidencia as diferenças entre as duas equipes, o jogo deverá ser truncado e de poucos gols. Mas, no final, o Everton deverá fazer valer a sua maior qualidade e levar os 3 pontos para casa.

Liverpool x Swansea – Ter 26/12/2017 Anfield 15:30

O Boxing Day termina com o duelo entre Liverpool (4º colocado com 35 pontos) contra o Swansea (20º colocado com 13 pontos). Colocando em termos mais claros, o jogo coloca frente a frente o time que não perde como mandante há 9 partidas (Liverpool) e o time que não vence como visitante há 7 jogos, com 6 derrotas consecutivas (Swansea). Ao que tudo indica, um presentão de Natal para os donos da casa.

Palpite: fazendo um Campeonato Inglês sofrível, o Swansea não deverá oferecer resistência ao Liverpool que faturará os 3 pontos.

 

Fechando a 20ª rodada do Campeonato Inglês

A Premier League fecha a sua 20ª rodada com os duelos entre o líder do campeonato, Manchester City e o Newcastle, 15º colocado, nesta quarta-feira, 27, em St. James’ Park, a partir das 17:45. Com folga na liderança, o time de Pep Guardiola não deverá enfrentar grandes dificuldades para faturar mais 3 pontos.

E no último jogo da rodada, o Crystal Palace recebe o Arsenal, na quinta-feira, 28, em Selhurst Park, a partir das 18:00, com poucas chances de fazer frente ao time visitante.