Copa do Brasil

Ainda festejando o título carioca, Flamengo estreia na Copa do Brasil contra o Atlético-GO no Rio; prognóstico aqui!

Campeão da Série B, Dragão também inicia competição a partir das oitavas de final; Rubro-Negro da Gávea pode ter, enfim, o retorno de Ederson, após dez meses de inatividade.

A torcida do Flamengo já tem um bom motivo para retornar ao Maracanã, depois da grande festa do último domingo (07), graças ao título carioca conquistado sobre o Fluminense – em uma virada (2 a 1) alcançada nos minutos finais. Foi a trigésima quarta conquista estadual do Rubro-Negro da Gávea. Antes da estreia no Campeonato Brasileiro diante do Atlético-MG, no próximo sábado (13), também no estádio que já foi conhecido com o “maior do mundo”, o Fla irá fazer a sua estreia na Copa do Brasil contra o Atlético-GO, que voltou à Série A após conquistar a segunda divisão do Brasileirão no ano passado.

 

FLAMENGO X ATLÉTICO-GO

Aliás, pelo fato de ter se sagrado campeão da Série B, em 2016, o Dragão ganhou o direito de iniciar a segunda competição mais importante do futebol nacional a partir das oitavas de final. A equipe carioca teve o mesmo benefício por disputar a Copa Libertadores da América, assim como os outros times envolvidos na disputa sul-americana, como o Botafogo, Santos, Atlético-PR, Palmeiras, Grêmio, Chapecoense e Atlético-MG.

A primeira partida entre Flamengo e Atlético-GO está marcada para as 19h30 (horário de Brasília). Não só pela tradição, tamanho das torcidas e peso da camisa podemos balizar este confronto. É notório que o Fla tem mais poder que o adversário. Além disso, os comandados de Zé Ricardo vivem um momento iluminado, não só pela conquista do Carioca, mas pela força já demonstrada desde o ano passado, quando disputou, ponto a ponto, o título brasileiro com o Palmeiras até o fim – o Verdão foi o vencedor, com o Rubro-Negro terminando em terceiro lugar, atrás do Peixe.

E pelo fato de abrir as oitavas de final da Copa do Brasil no Rio, a estratégia mais óbvia é a equipe da Gávea partir com tudo para praticamente encaminhar a classificação às quartas de final. E não somente pela vantagem do mando de campo, mas porque o calendário ficará cada vez mais apertado, com o encerramento da fase de grupos da Libertadores, quando falta pouco para assegurar uma vaga na fase de mata-mata, e também por conta do início do Brasileirão, que sempre reservas partidas difíceis e inevitáveis deslocamentos.

 

RETROSPECTO ENTRE FLAMENGO E ATLÉTICO-GO

No história de confrontos entre ambos, levando em conta somente as partidas oficiais, o aproveitamento do Flamengo é muito superior em relação ao Dragão. Em oito confrontos, todos pelo Campeonato Brasileiro, o clube do Rio de Janeiro venceu em cinco ocasiões, contra apenas um resultado positivo da representação de Goiás, além de mais dois empates. É bom frisar que uma das vitórias do Atlético foi no Brasileiro de 2011, quando o mando era flamenguista, e teve o surpreendente placar de 4 a 1.

 

TÉCNICO DO ATLÉTICO-GO COMPLETOU UM ANO À FRENTE DO TIME

Caso raro entre as equipes brasileiras, o técnico Marcelo Cabo alcançou um feito de causar certa inveja em seus colegas. O treinador completou, nesta segunda-feira (08), um ano no comando do Dragão, que teve como ponto alto a conquista da Série B, que valeu o acesso à elite do Brasileirão em 2017. E o aproveitamento é muito bom. Afinal, ele obteve 61% dos pontos em disputa, com 28 vitórias, 15 empates e 11 derrotas. Neste ano, a equipe não conseguiu chegar à decisão do campeonato goianiense, quando o Atlético-GO caiu diante do Goiás na semifinal.

E com a campanha abaixo da expectativa no Estadual, a diretoria do Dragão se mexeu e contratou nove reforços. São eles: o zagueiro Eduardo Gabriel, o lateral-direito Eduardo, os volantes Igor, Marcão e André Castro, o meia Andrigo e os atacantes Walter, Walterson e Everaldo.

 

EDERSON PERTO DE REGRESSAR AO FLA

Treinando normalmente com o restante do elenco, o meia-atacante Ederson está pronto para, finalmente, voltar aos gramados, depois de um longo período de inatividade. Após uma séria lesão no joelho esquerdo, a recuperação do jogador já completa dez meses. Ele não atua desde a partida contra o Corinthians – pelo Brasileirão do ano passado, ao se machucar após disputa de bola com o lateral Fagner – e deve entrar no jogo de hoje no segundo tempo.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Flamengo: Alex Muralha, Pará, Rafael Vaz, Rever e Miguel Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão, Berrío, Gabriel e Everton; Paolo Guerrero.
Técnico: Zé Ricardo

Atlético-GO: Kléver; Eduardo, Roger Carvalho, Ricardo Silva e Bruno Pacheco; Igor, Marcão, Everaldo, Jorginho e Walterson; Júnior Viçosa.
Técnico Marcelo Cabo

Palpite: tendo que marcar boa quantidade de gols para resolver a parada logo no Maracanã, o Flamengo é favoritíssimo à vitória, com a grande perspectiva de um resultado positivo com três gols de vantagem.

 

Santos, Paysandu, Atlético-PR e Santa Cruz

Hoje o Santa Cruz recebe o Atlético-PR, também em partida válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Enquanto isso, o Santos vai a Belém para o jogo de volta, em que defenderá os dois gols de vantagem que conquistou contra o Paysandu. Confira os prognósticos aqui.

    

Jogos de hoje nas Oitavas de Final da Copa do Brasil 2017:

Quarta-feira, 10 de maio:

  • 19:30 – Jogo de ida: Flamengo x Atlético-GO
  • 21:45 – Jogo de ida: Santa Cruz x Atlético-PR
  • 21:45 – Jogo de volta: Paysandu x Santos (Resultado da ida: Santos 2×0 Paysandu)