NASCAR

A NASCAR desembarca no Texas! Confira a prévia completa da O’Reilly Auto Parts 500!

Foto: Sean Gardner/Getty Images

Após uma pequena pausa no circuito curto de Martinsville, a NASCAR retorna com mais uma pista bem longa no calendário – dessa vez o bicho vai pegar no Texas! O Texas Motor Speedway recebe a sétima corrida de uma temporada que segue pegando fogo!  A O’Rilley Auto Parts 500 acontece em Fort Worth e chega com promessa de fortes emoções – a ação começa às 14h30 (de Brasília) do próximo domingo (9). Quem vai se dar bem no ‘gigante do Texas’?

Você pode estar se perguntando o porquê de tanta ênfase no tamanho do circuito. Isso faz alguma diferença? Sim. Na verdade, isso vem fazendo TOTAL diferença em 2017. O novo pacote de ‘low downforce’ implementado este ano vem tendo um impacto direto no desempenho dos carros – principalmente nos circuitos grandes e largos.

A corrida da semana passada foi muito bacana – as batalhas por posição na Virgínia sempre tem o seu charme. Apesar dos toques entre os carros e do layout mais ‘apertado’ darem uma emoção diferente na corrida, o desempenho dos pilotos e das equipes deve ser praticamente ignorado quando o assunto é a prévia da O’Rilley Auto Parts 500 – com uma das pistas mais longas e largas do calendário. Brad Keselowski que me desculpe.

Para uma análise mais precisa do que pode acontecer no Texas é preciso levar em conta as três etapas anteriores a STP 500 – com pistas muito similares ao remodelado Texas Motor Speedway. Um estudo do que aconteceu em Atlanta, Las Vegas e Fontana mostra que algumas equipes e alguns pilotos souberam tirar mais vantagem do novo pacote. Todas tiveram roteiros e vencedores diferentes, mas um denominador comum: Kyle Larson.

 

Fique de olho em Kyle Larson no Texas!

Tirando a última corrida em Martinsville, de pista curta, Kyle Larson computou três segundos lugares e uma vitória nas outras quatro etapas! O jovem é o que melhor se adaptou ao novo pacote aerodinâmico, disparado, e mais uma vez deve brilhar em 2017. Ele então deve ser o principal favorito segundo as casas esportivas, certo? Errado.

É incrível como o piloto continua a ser subestimado – ele é apenas o quinto na lista atual dos favoritos para a O’Rilley Auto Parts 500! Investir no jovem de 24 anos é uma excelente pedida em solo Texano. Larson tem sido o piloto a ser batido em 2017 e isso não deve mudar no próximo domingo.

 

A ‘zica’ do Mr. Texas

Chega a ser incrível a falta de sorte que enfrenta o outro Kyle, o Busch: ele liderou boa parte de todas as etapas anteriores, mas ainda não conseguiu receber a bandeira quadriculada em primeiro. Que ‘zica’ gigantesca! O piloto desembarca em Fort Worth com as esperanças renovadas, pois não possui o apelido de “Mr Texas” à toa: ele é o atual campeão da prova e levantou dois canecos nos últimos quatro anos.

Ele chegou pelo menos em quinto em sete das últimas corridas por lá… Poucos conhecem o Texas Motor Speedway como ele! A chance dele finalmente vencer é bem grande – as casas esportivas listam Busch como o segundo favorito a vitória em solo texano.

 

Olha o azarão pedindo passagem!

É sempre complicado colocar as fichas em um piloto que nunca venceu uma etapa da Monster Energy NASCAR Cup Series, mas realmente vale ficar de olho na performance de Chase Elliott! Sabe quando a vitória de um garoto promissor está amadurecendo? É exatamente o caso aqui. O ‘pivete’ vai aprontar!

O jovem de 21 anos vem mostrando uma regularidade absurda em 2017 – não à toa ele é o segundo na classificação geral da temporada com 264 pontos (quatro atrás do líder Kyle Larson). 5º em Atlanta e 3º em Las Vegas e Martinsville… Será que chegou a hora de Elliott cravar sua primeira vitória da carreira? Ele ficou em 5º e 4º nas duas corridas no Texas ano passado… vale ficar de olho bem aberto!

 

Esqueça Jimmie Johnson de uma vez

Eu sei que dói na alma dizer que a era de uma lenda do esporte acabou, mas é exatamente o caso do mito Jimmie Johnson – maior vencedor da história da NASCAR. A realidade é que o veterano não se adaptou ao novo pacote aerodinâmico e ainda não mostrou algo produtivo este ano. Você pode argumentar que ele já venceu em seis oportunidades no Texas, mas fato é que ele não fez absolutamente nada em outras pistas anteriores que também reinava no passado. Let it go, “Jimmie Boy”! Chegou a hora de pendurar as luvas!

 

Favoritos para a O’Reilly Auto Parts 500:

  • Kevin Harvick da Stewart-Hass Racing (7.00)
  • Kyle Busch da Joe Gibbs Racing (8.00)
  • Brad Keselowski da Team Penske (8.00)
  • Joey Logano da Team Penske (8.50)
  • Kyle Larson da Chip Ganassi Racing (8.50)
  • Jimmie Johnson da Hendrick Motorsports (9.00)
  • Martin Truex Jr. Furniture Row Racing (9.00)
  • Chase Elliott da Hendrick Motorsports (11.00)
  • Matt Kenseth da Joe Gibbs Racing (13.00)
  • Denny Hamlin da Joe Gibbs Racing (15.00)
  • Dale Earnhardt Jr. da Hendrick Motorsports (17.00)
  • Kurt Busch da Stewart-Hass Racing (21.00)