Brasileirão Série A

37ª rodada do Brasileirão: Vasco faz seu “jogo do ano” contra o Cruzeiro no Mineirão

Vasco Série A
Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Gigante da Colina joga as últimas cartadas rumo à Libertadores de 2018. Duelo será às 17h (de Brasília) de domingo (26)    

O Vasco promete um jogo intenso neste domingo (26), quando visita o Cruzeiro às 17h (de Brasília) no Mineirão, pela 37ª rodada do Brasileirão. Vindo de derrota para o Atlético-PR na última rodada, o clube carioca não tem outra opção: precisa ganhar as duas partidas que restam para alcançar a Libertadores de 2018, o principal objetivo do clube neste final de temporada. Chegar lá, porém, não promete ser fácil.

 

Um time só com 13% de chances

O Vasco está na nona colocação do Brasileirão, com 50 pontos. A equipe está empatada com o Atlético-MG, o oitavo, e ainda precisa descontar dois pontos para o Botafogo, hoje o sétimo na classificação. É exatamente esta sétima classificação que o time do técnico Zé Ricardo precisa mirar. E para chegar lá, o clube precisa ganhar suas duas partidas que restam e ainda torcer por derrotas dos rivais diretos. Além do Cruzeiro, o Vasco enfrenta na última rodada, em casa, a Ponte Preta, que luta para não cair.

Tais combinações conferem ao Vasco apenas uma modesta possibilidade de 13% de alcançar a Libertadores pela via direta: ou seja, pelos seus próprios esforços. Uma outra chance de o clube chegar lá é torcer pelos títulos de Grêmio (na Libertadores) e Flamengo (na Sul-Americana), mas não serão poucos os vascaínos que vão preferir ficar fora da Libertadores do que torcer para o Flamengo nesta reta final da temporada.

Com relação à equipe que vai enfrentar o Cruzeiro, uma possibilidade avaliada pelo técnico Zé Ricardo é a escalação do jovem Evander no lugar de Jean, repetindo o que foi feito no 1×1 com o Atlético-MG.

Além da possibilidade da troca de Jean por Evander, é de se imaginar também que o zagueiro Anderson Martins e o lateral-direito Madson voltem à equipe titular. Ambos já se recuperaram das lesões e treinaram normalmente durante a semana.

Anderson ocuparia a vaga de Breno, que machucou o joelho e só volta aos campos em 2018. Já Madson retoma a posição que era de Gilberto.

 

Robinho e Thiago Neves voltam ao Cruzeiro

O Cruzeiro está absolutamente relaxado neste final de Brasileirão. Campeão da Copa do Brasil e já assegurado na Libertadores do ano que vem, a equipe mineira vai usar os dois jogos restantes do campeonato para avaliar a sua equipe e decidir quem fica e quem sai do elenco para 2018.

Ao contrário de Grêmio e Flamengo, que ainda têm competições paralelas por disputar, o Cruzeiro tem escalado sempre seu time titular e avaliado constantemente as opções que o clube oferece. E este time titular será reforçado neste domingo (26) com dois jogadores de peso, casos dos meias Robinho e Thiago Neves, que cumpriram suspensão automática contra o Vitória, na rodada passada. Há a possibilidade de permanência também do atacante Alisson, autor do gol do 1×1 do Cruzeiro com o Vitória no último final de semana. Ele chegou a sentir dores e foi afastado de alguns treinamentos do clube, mas atuou normalmente recentemente e não deve ser problema para a partida do Mineirão.

Vasco e Cruzeiro, vale lembrar, já decidiram um Campeonato Brasileiro. Foi em 1974, e o Vasco de Roberto Dinamite levou a melhor. Aquele Cruzeiro era um timaço, tanto que em 1975 seria de novo vice do Brasileiro, perdendo a final para o Inter. A vingança veio em 1976, quando a Raposa conquistou a Libertadores da América em cima do River Plate.

O Vasco certamente gostaria de esquecer o placar da partida contra o Cruzeiro no primeiro turno. Jogando no Rio, a equipe foi atropelada por 3×0, gols de Thiago Neves, Sassá e Robinho.

 

Palpite

O Vasco precisa muito mais da vitória que o Cruzeiro, e deve atacar durante o jogo todo no Mineirão. O time demonstra uma certa inconstância no sistema ofensivo, mas a urgência pelos três pontos deve ser recompensada com uma vitória em Belo Horizonte na base do “vai do jeito que dá”. Cravamos 2×1 para o Vasco, que faz uma campanha digna de aplausos.

 

Jogos da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 25 de novembro

  • 17:00 – Fluminense x Sport – Palpite: Fluminense

Domingo, 26 de novembro

  • 17:00 – Avaí x Atlético-PR – Palpite: Empate
  • 17:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 17:00 – Coritiba x São Paulo – Palpite: Empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Vasco – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Atlético-GO – Palpite: Empate
  • 17:00 – Ponte Preta x Vitória – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Bahia x Chapecoense – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Flamengo x Santos – Palpite: Empate

Segunda-feira, 27 de novembro

  • 20:00 – Palmeiras x Botafogo – Palpite: Palmeiras