Brasileirão Série A

32ª rodada do Brasileirão: Cruzeiro tenta reverter, contra o Atlético-PR, sua pior seca desde julho

Foto: Lucas Uebel/Getty Images

Raposa recebe o Furacão às 17h (de Brasília) deste domingo (5) no Mineirão, onde, em que pese o título da Copa do Brasil, tem deixado a desejar… 

O Cruzeiro de Mano Menezes merece muitos aplausos. Campeão da Copa do Brasil, a Raposa está fazendo uma campanha bastante positiva também no Brasileirão com uma quinta colocação. Por brilhante que seja a trajetória geral da equipe neste segundo semestre, o momento em si merece uma recuperação que tem boas chances de vir já neste domingo (5), quando o clube recebe o Atlético-PR no Mineirão, às 17h (de Brasília), em confronto válido pela 32ª rodada do Brasileirão.

 

Uma surpreendente seca mineira

Convém passar longe da euforia e do oba-oba ao analisar a campanha do Cruzeiro até aqui. O time ainda reencontra o ritmo depois de ganhar a Copa do Brasil em cima do Flamengo no dia 28 de setembro, mas o momento da equipe no Brasileirão registra uma estranha sequência de partidas sem vitórias. O último triunfo da Raposa já faz quatro rodadas. Foi no dia 12 de outubro, com um 1×0 sobre o Grêmio. De lá para cá, a equipe somou um empate, contra o Palmeiras, e duas derrotas, para Atlético-MG e Coritiba.

O Cruzeiro não ficava tanto tempo sem ganhar no Brasileirão desde julho, quando somou quatro partidas apenas empatando (três) ou perdendo (uma).

“Não estamos satisfeitos com a quinta colocação. O torcedor pode ter certeza que vamos nos esforçar para terminar este Brasileirão na melhor colocação possível”, garantiu o goleiro Fábio, que aos 37 anos parece estar vivendo o auge da sua extensa e vitoriosa carreira. A fase é tão boa que muitos torcedores pedem sua volta à seleção brasileira.

Por falar em torcida, o Cruzeiro tem uma dívida nesta campanha com a sua nação. A campanha do time jogando em seus domínios é fraca. Somando apenas os pontos quando atua em casa, a Raposa seria a nona colocada na competição. O desempenho como visitante é melhor, com a sexta campanha no geral. A mistura entre os dois desempenhos representa a quinta colocação atual.

O Cruzeiro terá dois reforços para o confronto de domingo (5): o zagueiro Murilo e o atacante Alisson, recuperados de lesão, já estão à disposição de Mano Menezes.

 

Furacão ainda sonha com a Libertadores

Em nono no Brasileirão, o Atlético-PR tem chances concretas de disputar o torneio mais importante das Américas no ano que vem. A equipe tem 42 pontos e a última classificada para a Copa neste momento, o Flamengo, tem 47. Faltam sete jogos para o fim do campeonato e há a possibilidade de o G-7 virar um G-8 com o título do Grêmio na atual Libertadores. O tricolor gaúcho está em quarto na classificação e, em caso de conquista continental, abriria, no Brasileirão, a vaga para o que vem imediatamente a seguir.

“Falta um mês para o fim do campeonato, e seria ótimo que o grupo todo tivesse a consciência de que cada jogo vale muito. Esperamos um gás a mais de todos daqui até o fim”, resumiu o técnico atleticano Fabiano Soares.

Além do Cruzeiro, o Atlético-PR tem os seguintes compromissos neste Brasileirão: Corinthians (casa), Botafogo (fora), Ponte Preta (fora), Vasco (casa), Avaí (fora) e Palmeiras (casa). De acordo com a comissão técnica da equipe, a pontuação necessária para ficar com uma das vagas da Libertadores é de 58 pontos, o equivalente a cinco vitórias e um empate nas sete partidas. Complicado.

 

Palpite

Eis um jogo para acompanhar com bastante interesse. As duas equipes prometem atacar bastante, e por razões diferentes. O Cruzeiro quer vencer para mimar o seu torcedor, que realmente merece comemorar com a equipe neste final de ano. Já o Atlético-PR tem uma necessidade bem mais prática e menos sentimental: há uma verdadeira urgência em somar pontos e seguir firme na luta pela vaga na Libertadores.

O Cruzeiro tem mais time e, imitando o atacante Bernard, está com as “pernas mais alegres”. Jogar em casa neste momento também deve ajudar. Imaginamos (e arriscamos) um emocionante 3×2 para a Raposa. E para você, como será o domingo no Mineirão?!

 

Jogos da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 4 de novembro

  • 17:00 – Santos x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 19:00 – Botafogo x Fluminense – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Atlético-GO x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Coritiba x Avaí – Palpite: Coritiba

Domingo, 5 de novembro

  • 17:00 – Corinthians x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético-PR – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 18:00 – Bahia x Ponte Preta – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Vasco x Vitória – Palpite: Vasco
  • 19:00 – Chapecoense x Sport – Palpite: Chapecoense