Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Brasil sobe para o 2º lugar no ranking da FIFA

Foto: Photo/Andre Penner

Pelo terceiro mês consecutivo, o Brasil subiu no Ranking da FIFA. Desbancou a Alemanha, atual campeã mundial, e agora ocupa a 2ª colocação. Um pequeno alento para consolar uma nação que ainda sofre com o 7 a 1 da Copa do Mundo sediada em casa. O Chile também subiu duas colocações, derrubando a Bélgica e a Colômbia. Em primeiro lugar, vem a rival Argentina.

O Brasil vive grande momento. Desde a contratação do técnico Tite, a seleção pentacampeã conta com 100% de aproveitamento. Foram seis partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. O treinador já estreou desafiando a altitude elevada do Equador e guiando o time para a vitória. Em casa, derrotou a agressiva Colômbia, fez três gols na Argentina e goleou a Bolívia. O cartel está completo com as vitórias fora de casa, diante da Venezuela e do Peru. Tite pegou um Brasil que ocupava a 6ª posição na tabela — fora da zona de classificação para a Copa do Mundo — e levou-o à liderança.

Fazendo uma retrospectiva do ano inteiro, esse é o histórico do Brasil em 2016:

 

grafico-brasil-2

 

Tite foi contratado em junho, mas teve sua primeira partida em setembro. No gráfico, vemos que é justamente quando a maré ruim da Seleção começou a mudar. Nesses seis jogos, os atletas se entregaram de corpo e alma. Tivemos cinco gols de Gabriel Jesus, quatro de Neymar e dois de Philippe Coutinho, enquanto Renato Augusto, Paulinho, Roberto Firmino, Willian, Miranda e Filipe Luís brilharam com um gol cada. No entanto, a contagem de gols chega a ser injusta, já que os resultados alcançados são fruto de um verdadeiro trabalho em equipe.

Ensinamos nesse artigo como a FIFA faz o cálculo da pontuação das equipes. A partida contra o Peru em 16 de novembro foi o último compromisso da Seleção agendado para este ano, então não há chances de ultrapassar a Argentina ainda em 2016. Quem sabe no ano que vem? O Brasil está se reerguendo das cinzas, rumo à Copa do Mundo. Não há crime em sonhar com o retorno ao topo.

 

Top 10 da FIFA e pontuação dos países em Novembro de 2016:

  1. Argentina – 1634
  2. Brasil – 1544
  3. Alemanha – 1433
  4. Chile – 1404
  5. Bélgica – 1368
  6. Colômbia – 1345
  7. França – 1305
  8. Portugal – 1229
  9. Uruguai – 1187
  10. Espanha – 1166