NBA

Que jogaço para começar a semana! Leia as prévias de San Antonio Spurs x Cleveland Cavaliers

Foto: Harry How/Getty Images

Além do duelo LeBron x Leonard, NBA leva à quadra mais cinco partidas

Um confronto de Lionel Messi contra Cristiano Ronaldo ou Michael Schumacher contra Fernando Alonso quase nunca aconteceria numa segunda-feira. Mas um espetacular LeBron James x Kawhi Leonard, sim! Vai ser simplesmente esta a atração principal da NBA para arrancar o fôlego do fanático já no começo da semana.

E que semana! A contagem regressiva para o fim da temporada regular avança e agora há equipes com só mais sete jogos a cumprir. É só decisão!

As de hoje, com as nossas prévias, estão todas aqui. Ótima semana, nação basqueteira!


20h30 – Toronto Raptors, campanha com aproveitamento de 60% (1.20) x Orlando Magic, 37% (4.75)
O Toronto está em marcha acelerada e dá impressão de ter economizado combustível para gastá-lo no momento que importa: o pós-temporada. É mesmo uma parada pesada a qualquer adversário, especialmente quando o trio Lowry-DeRozan-Valanciunas está inspirado. A série dos Raptors depois deste fim de semana é brilhante: simplesmente 5-0, esbanjando um repertório de vitórias de todos os tipos – suadas ou controladas. É um quarto colocado no Leste, com chance até mesmo de passar os Wizards, que vêm em terceiro. Do Magic há pouco a se dizer de bom. A franquia vem com um positivo 3-1, mas estar só à frente dos Nets na Conferência Leste dá a dimensão do que a equipe não consegue fazer.
Palpite:
Raptors vencem por 13-16 pontos

20h30 – New York Knicks, 46% (1.90) x Detroit Pistons, 37% (1.95)
Um jogo para os dois “morrerem abraçados”, como costumam dizer os fãs do basquete. Os Pistons só faltam dar adeus matemático aos playoffs, porque na prática a equipe de Reggie Jackson já não exibe mais chances de pós-temporada. Está em décimo no Leste e perdeu as últimas três partidas. Os Knicks vêm na toada de sempre nesta temporada: uma campanha mediana que o coloca só em 13º, também no Leste. O momento não é mediano – é ruim mesmo: 0-5. No histórico, Pistons 2×1.
Palpite:
Pistons vencem por 3-6 pontos

21h00 – San Antonio Spurs, 77% (1.50) x Cleveland Cavaliers, 65% (2.70)
O grande jogo da NBA não só desta segunda-feira ou desta semana – mas da franquia como um todo. O que poderia ser melhor que isso? Um Warriors x Cavs? Mas talvez a gente tenha tido o bastante desses dois times nas últimas duas temporadas. Pois bem. O grande duelo entre Kawhi Leonard e LeBron James deve ser a tônica de uma partida que encontra dois times em momentos diferentes. Começamos pelos Spurs, a máquina de eficiência que carrega 4-0 com implacáveis vitórias no fim de semana. Os Cavs oscilam e são vulneráveis especialmente contra times do Oeste – caso do brilhante San Antonio. A equipe de LeBron tem abusado das rotações, daí o 5-5 que carrega nas últimas semanas. Hoje a tendência é não poupar ninguém e ir para a batalha franca. Os fãs com certeza estavam com saudade de um embate assim. O último foi em janeiro, com uma vitória suada dos Spurs: 118×115, e só na prorrogação. Ambos se enfrentaram duas vezes em 2016, com uma vitória para cada. Gosta de NBA? Não perca – ou se arrependa por vários dias. 
Palpite:
Spurs vencem por 1-2 pontos

21h30 – Dallas Mavericks, 43% (1.95) x Oklahoma City Thunder, 56% (1.86)
O Oklahoma desceu alguns degraus no impressionante momento que vinha atravessando há algumas semanas: a fase agora é de um 3-2 positivo, mas menos brilhante. Tanto que eles caíram uma posição e agora ocupam o sexto lugar. Os Mavs seguem na mesma de sempre: décima posição, uma vitória surpreendente aqui e outra li, mas sem a firmeza necessária para brigar para ir ao pós-temporada. No histórico, 2×1 Mavs, mas a sede de bola de Russell Westbrook deve desequilibrar em favor do Oklahoma nesta noite.
Palpite:
Thunder vence por 7-9 pontos

23h30 – Sacramento Kings, 54% (3.40) x Memphis Grizzlies, 38% (1.33)
Os Kings já despencaram pelas tabelas e hoje são só o 13º do Leste, enquanto os Grizzlies estão em sétimo e praticamente assegurados como classificados nesta mesma conferência. O Memphis só precisa tomar cuidado para não se enroscar na atual maré baixa: 0-3, e olhe que vinha de 4-0. Head-to-head: Memphis 2×1.
Palpite:
Grizzlies vencem por 10-12 pontos

23h30 – Utah Jazz, 60% (1.25) x New Orleans Pelicans, 42% (4.00)
O time que está em quarto (Jazz) recebe o que vem em 11º (Pelicans). Favorito? Com certeza. Mesmo com os Pelicans suando para se despedir da temporada regular de forma digna, carregando um 6-4 recente, que é melhor inclusive que o 5-5 do Jazz, que parece escolher a dedo as partidas nas quais vai se esforçar. Essa seria uma delas, até para apagar o 1-4 do momento. Confronto direto: Utah 2×0, 99×83 no começo deste mês.
Palpite:
Jazz vencem por 7-9 pontos