Carioca

Com semifinais no sábado de Carnaval, dupla Fla-Flu já se prepara para “desfilar” na decisão do Carioca

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Como terminaram na primeira colocação de seus respectivos grupos, Flamengo e Fluminense têm a vantagem do empate para avançarem à final; Vasco quer fazer valer o bom retrospecto recente contra rubro-negros.

Em meio à folia, serão realizadas as semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca 2017. De um lado, Fluminense, primeiro colocado do Grupo C, contra o Madureira, segundo do B. Do outro, o jogo que é conhecido como “Clássico dos Milhões”, entre Flamengo, que terminou na ponta da chave B, e Vasco, que penou para se classificar com a segunda melhor campanha no C. As duas partidas serão realizadas no sábado de Carnaval em palcos muito aquém da importância de uma fase decisiva.

Aliás, somente na quarta-feira (22), houve uma definição sobre o local do confronto entre rubro-negros e vascaínos. Com a determinação do Governo do Rio de Janeiro de que os clássicos só poderiam ser liberados, no Estado, com torcida única, muitas negociações entre as diretorias e o poder público foram conduzidas em busca de um denominador comum. Enfim, as autoridades, em caráter extraordinário, permitiram a presença dos torcedores dos dois clubes no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 17h (horário de Brasília). A utilização de alguma arena na capital fluminense foi rechaçada pela Polícia Militar, em função da complexidade que seria controlar o fluxo de expectadores do duelo e dos foliões.

 

FLAMENGO X VASCO

Saindo da esfera extracampo, vamos focar no aspecto esportivo desta que é uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. E a beleza dos clássicos está justamente no poder sobrenatural (como diria Nelson Rodrigues) da igualdade. Vale a lembrança de um causo. Em 1999, o Flamengo tinha jogadores badalados como Romário, enquanto o Fluminense ainda agonizava a queda para a Série C, no momento mais negro de sua história. E no encontro entre os dois, pelo mesmo Campeonato Carioca, o Tricolor das Laranjeiras ganhou por 2 a 0. Resumindo, quando o assunto é derby, a lógica não sai nem de casa.

Aliás, a situação, hoje, é um pouco parecida. O Fla e seu supertime, vindo de ótima campanha no Brasileirão, garantido na Libertadores e, em 2017, com 100% de aproveitamento no Carioca e na Copa da Primeira Liga, vai encarar um Gigante da Colina em baixa, quando, por pouco, não amargou mais uma temporada na Segundona do Brasileirão e que começou o ano com atuações muito irregulares.

Mas vai um dado interessante para os investidores que não acompanharam o Clássico dos Milhões nos últimos anos. Desde março de 2015 que os vascaínos não perdem para o arquirrival, com seis vitórias e três empates, sendo que a equipe cruzmaltina eliminou o time da Gávea em duas semifinais do Estadual e em uma fase de oitavas de final da Copa do Brasil. A turma do Fla adora fazer chacota com os rivais por causa de uma incômoda sina de vice-campeonatos, mas é o Vasco que tem motivos para provocar atualmente.

Porém, em 2017, o regulamento coloca os flamenguistas em situação muito favorável por uma vaga na decisão da Taça GB. Com a vantagem do placar igual e uma equipe com qualidade maior, os comandados de Zé Ricardo têm méritos de sobra para ostentaram a condição de favoritos no clássico. Logo, o Gigante da Colina não tem outra opção senão a vitória, o que dá à partida um aspecto muito interessante, pois o Fla não tem vocação para a retranca, mas não poderá se expor muito, enquanto os jogadores de Cristóvão Borges serão obrigados a ficar à frente do marcador o tempo todo.

 

O FABULOSO VEM AÍ?

Atenção, vascaíno! É difícil, mas Luís Fabiano pode jogar. Já pensou o Fabuloso como herói na estreia? Será que o Guerrero vai deixar?

Odds: Flamengo (2.00), Vasco (3.94), empate (3.32).

Palpite: o Fla vive um momento iluminado, desde o ano passado, com uma equipe sólida e com opções em todas as posições. Vai se classificar com o regulamento debaixo do braço, ou seja, com o empate.

 

FLUMINENSE X MADUREIRA

Satisfação enorme em ver o Madureira forte e competitivo em 2017. Comandado pelo experiente Paulo César Gusmão, o Tricolor Suburbano fez excelente campanha no Grupo B, quando só perdeu para o Flamengo e venceu todos os outros compromissos, inclusive contra o Botafogo. Mas a trajetória ascendente da equipe na Taça Guanabara tem local e hora para acabar.

Também no sábado, às 16h30 (horário), no estádio de Los Larios, em Xerém, o adversário do Madura será ninguém menos que o Fluminense, dono de 100% de aproveitamento na chave C e que pode se garantir na decisão com qualquer placar igual. A equipe de Abel, além da melhor campanha, tem mais time, mais camisa e tradição. O Flu já pode começar a vender os ingressos para a final.

Odds: Fluminense (1.41), Madureira (8.13), empate (4.62).

Palpite: Fluzão com dois ou mais gols de vantagem no marcador. E folia liberada para o elenco!