Carioca

Clássico entre Flamengo e Vasco concentra as atenções na 4ª rodada da Taça Rio; confira os demais prognósticos

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Reprodução

Partida que reúne as maiores torcidas do Rio será realizada em Brasília; trata-se do terceiro derby seguido no segundo turno do Estadual.

Depois de Vasco e Botafogo e do duelo do Glorioso contra o Fluminense, chegou a vez do “Clássico dos Milhões” atrair os holofotes na Taça Rio. Jogo de maior rivalidade da Cidade Maravilhosa, o confronto entre Flamengo e Vasco, no entanto, será realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 18h30 (horário de Brasília) do próximo domingo (26). Com os problemas de gestão do Maracanã, os dirigentes rubro-negros, donos do mando de campo, optaram pela capital federal, que conta com grande número de torcedores do time.

Depois da virada impressionante do Fluminense sobre o Botafogo, por 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 0, o Tricolor das Laranjeiras vai cheio de moral para a partida contra o Macaé. Ainda de cabeça inchada, os alvinegros precisam vencer o Bangu para não se complicarem ainda mais no Grupo B do Carioca.

 

FLAMENGO X VASCO

Não há a menor necessidade de argumentar sobre a dimensão da rivalidade entre Flamengo e Vasco, ainda mais quando Eurico Miranda, maior incentivador da rixa entre os dois clubes, resolve colocar mais lenha na fogueira. Depois de fazer uma boa partida contra o Bota, quando o placar em 0 a 0 não traduziu a qualidade do clássico, os vascaínos jogaram pela primeira vez sob o comando do técnico Milton Mendes. Na última quarta-feira (22), o Gigante da Colina bateu o Madureira pelo placar mínimo, em São Januário. Pouco para empolgar o exigente torcedor cruz-maltino, mas começar o trabalho com um triunfo é fundamental.

Além de assimilar a filosofia de jogo do novo comandante, o Vasco espera que, com o aprimoramento do condicionamento físico, Luís Fabiano confirme as expectativas de se tornar o homem-gol da equipe, sempre com os passes açucarados de outro veterano de grande qualidade, o camisa 10 Nenê. Mas a seleção uruguaia causará um grande desfalque, que será a ausência do goleiro Martín Silva, que está vestindo as cores da Celeste nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Pelos lados do Flamengo, o futebol sul-americano foi ainda mais voraz. Três titulares da equipe de Zé Ricardo ficarão de fora do Clássico dos Milhões por estarem defendendo suas respectivas nações: Guerrero e Trauco (Peru), além de Diego (Brasil) – sem falar no reserva Cuéllar, convocado pela Colômbia.

Mas ao longo deste ano, o elenco rubro-negro já deu mostras de sua força. No lugar dos peruanos, devem entrar Renê e Leandro Damião. Já na vaga do meia da seleção brasileira, o escolhido deve ser o argentino Mancuello. E após a vitória por 3 a 0 sobre o Bangu, no meio da semana, o treinador do Fla afirmou que vai para o jogo contra o Vasco com o que tiver de melhor à disposição.

E vale ressaltar um fato interessante sobre a última vitória do Flamengo no Estadual. Com o resultado, a equipe da Gávea manteve os 100% de aproveitamento na fase de grupos e já conseguiu a classificação antecipada para as semifinais do Campeonato Carioca, com direito à vantagem. Já o Vasco, segundo colocado no Grupo C, com cinco pontos, não pode bobear e correr o risco de ser ultrapassado pelo Resende ao término da 4ª rodada da Taça Rio.

E é sempre bom lembrar do gostinho de revanche para o Gigante da Colina, que perdeu para o arquirrival na semifinal da Taça Guanabara, por 1 a 0, e ficou de fora da decisão do primeiro turno do Estadual.

Odds: Flamengo (1.72), Vasco da Gama (4.00), empate (3.50).

Palpite: o estádio Mané Garrincha é uma espécie de embaixada rubro-negra, mas os desfalques do Fla terão um peso no clássico. Como os times estarão mais pareados, o empate é o resultado mais indicado.

 

BANGU X BOTAFOGO

Sem tempo para lamentar a derrota de virada no clássico contra o Fluminense, na noite de quinta-feira (23), o Botafogo volta a campo no domingo (26), quando enfrentará o Bangu às 16h (horário de Brasília), em Moça Bonita. Será o encontro do Glorioso com um dos maiores ídolos de sua história recente, já que o uruguaio Loco Abreu estará vestindo as cores da equipe da Zona Oeste carioca. O Bota é o terceiro da chave B, enquanto os alvirrubros ocupam a lanterna do Grupo C.

Odds: Bangu (4.50), Botafogo (1.66), empate (3.40).

 

FLUMINENSE X MACAÉ

Aliviado e motivado depois do triunfo, no vira-vira, pelo “Clássico Vovô”, o Flu parte rumo à conquista de mais três pontos na Taça Rio. Também no domingo, o Tricolor irá encarar o Macaé, no estádio Giulitte Coutinho, às 19h (horário de Brasília), no fechamento da 4ª rodada. Sem dramas e delongas, o Fluminense vai firme em busca de mais um resultado positivo na competição.

Odds: Fluminense (1.33), Macaé (7.00), empate (4.50).