Copa do Brasil

Grêmio é pentacampeão na Copa do Brasil

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Chegou ao fim a seca do Grêmio. Depois de quinze anos sem conquistar um título de importância nacional, o Tricolor conseguiu levar a melhor para cima do Galo. Aproveitou a vantagem conquistada no jogo de ida, segurou o empate e ergueu a taça de 2016.

Foi uma bela campanha. O Grêmio entrou na Copa do Brasil nas Oitavas de Final. Venceu o Atlético-PR fora de casa, foi derrotado pela equipe paranaense em casa. A decisão foi para os pênaltis, e a defesa sensacional de Marcelo Grohe fez o time avançar. Pelas Quartas de Final, encarou o time reserva do Palmeiras — atletas ansiosos para mostrar seu valor dentro da equipe do Campeão Brasileiro de 2016 — e conseguiu o empate fora de casa. Tinha a vantagem, e o placar agregado garantiu a classificação. Nas Semifinais, atropelou o Cruzeiro no Mineirão, e depois precisou apenas segurar o empate em casa. Repetiu o feito na Final, diante do Atlético-MG. O Tricolor já está tratando Belo Horizonte como sua segunda casa. Com a vitória por 1 a 3 no jogo de ida, deixou para o adversário a difícil tarefa de reverter a diferença de dois gols.

O duelo foi árduo. Mesmo com a vantagem, o Grêmio não ficou só na defensiva. Buscou o gol desde o início, assim como o adversário. Criou boas oportunidades, insistiu na tomada de bola e obrigou o goleiro Victor a fazer defesas difíceis. O placar só saiu do zero no finalzinho. Após choque de forças entre os atacantes tricolores e os zagueiros alvinegros, Bolaños aproveitou a bola que lentamente quicava para longe e abriu o placar aos 89 minutos do segundo tempo. A partida parecia ganha. Porém, Cazares fez um milagre na prorrogação. Chutando de trás do meio de campo, acertou um gol por cobertura, direto no ângulo tricolor. O empate não interessa ao Galo, mas muda o resultado nas casas de apostas. Quem acreditou no placar igual recebeu R$ 3,20 para cada real aplicado.

Depois de partidas de tirar o fôlego, o Grêmio celebra seu pentacampeonato. É o único clube brasileiro que possui, em sua sala de troféus, cinco taças da Copa do Brasil. Valeu a pena esperar tanto tempo.